• Carregando...
Djokovic comemora vitória sobre Tsonga que o elevou ao posto de número 1 | Carl de Souza/AFP
Djokovic comemora vitória sobre Tsonga que o elevou ao posto de número 1| Foto: Carl de Souza/AFP

Feminino

Sharapova tenta recobrar dias de glória

Londres - Maria Sharapova pode voltar hoje aos seus dias gloriosos, dos quais se afastou por causa de seguidos problemas físicos. Campeã de Wimbledon em 2004, a tenista russa disputará a decisão do Grand Slam inglês, a partir das 10 horas (de Brasília), em Londres, com evidente favoritismo diante da tcheca Petra Kvitova. O grande trunfo de Sharapova é sua experiência. Apesar de ainda ser jovem (24 anos), a russa já liderou o ranking mundial e tem no currículo três títulos de Grand Slam – além de ter conquistado Wimbledon, foi campeã do US Open em 2006 e do Aberto da Austrália em 2008. Enquanto isso, Kvitova, de 21 anos, disputará sua primeira final desse nível.

Sharapova, no entanto, sabe que vai se dar mal se subestimar a adversária. "Ela adquiriu bastante confiança por chegar até aqui e não tem nada a perder", disse a russa. As duas se enfrentaram apenas uma vez, no ano passado, em Memphis, com vitória da russa. (AE)

Ao vivo

Final Feminina do Torneio Wimbledon, às 10 horas, no SporTV 2.

Londres - O tênis mundial tem um novo número 1. O sérvio Novak Djokovic avançou ontem para a final de Wimbledon e já ga­­rantiu pontos suficientes para assumir a liderança do ranking a partir de segunda, quando a lista será atualizada. Assim, ele ultrapassa o espanhol Rafal Nadal, que será justamente o seu adversário na decisão do título do torneio do Grand Slam, marcada amanhã, em Londres, na Inglaterra.

Com 24 anos, Djokovic assumirá a liderança do ranking pela primeira vez na carreira, acabando com o reinado de Nadal que já durava 56 semanas. E virar o número 1 do mundo é a coroação perfeita para a temporada sensacional do sérvio. Até agora, ele soma 47 vitórias e apenas uma derrota em 2011 – perdeu para o suíço Roger Federer na semifinal de Roland Garros.

Nesta temporada, Djokovic já conquistou sete títulos, incluindo o Aberto da Austrália em janeiro. Assim, ele tem a chance, em Wimbledon, de le­­vantar um troféu de Grand Slam pela segunda vez no ano. "É definitivamente um dos feitos e dias mais importantes da minha vida, da minha carreira", comemorou o sérvio, após assegurar a liderança do ranking.

Para chegar à final de Wim­­bledon pela primeira vez na carreira – já foi semifinalista em 2007 e 2010 –, Djokovic enfrentou ontem o francês Jo-Wilfried Tsonga, que tinha sido o algoz de Federer nas quartas de final. E o sérvio venceu por 3 sets a 1, com parciais de 7/6 (7/4), 6/2, 6/7 (9/11) e 6/3, em três horas e seis minutos de partida.

Djokovic tem um retrospecto negativo no histórico de confrontos com Tsonga, de quem venceu apenas três dos oito jogos já disputados. Mas soube aproveitar o bom momento que vive para ganhar ontem. Para isso, o tenista sérvio mostrou maior eficiência, já que cometeu apenas 13 erros não-forçados, contra 29 do adversário francês.

O adversário de Djokovic na final será Nadal, que também se classificou nesta sexta-feira. Provocando uma enorme frustração na torcida britânica – havia muita gente acompanhando a partida até mesmo do lado de fora da quadra do All-England Club –, o espanhol eliminou o escocês Andy Mur­­ray por 3 sets a 1, com parciais de 5/7, 6/2, 6/2 e 6/4.

Com isso, Murray viu o sonho de encerrar o jejum de títulos de um britânico em Wimbledon – que já dura 75 anos – ruir com mais uma derrota em uma semifinal. No ano passado, ele foi derrotado justamente por Nadal no duelo que valeu uma vaga na decisão.

Por ser o atual campeão de Wimbledon, torneio que ga­­nhou também em 2008, Nadal precisa defender os pontos do ano passado e, com isso, não conseguirá se manter na liderança do ranking mesmo que conquiste novamente o título. Mas terá a chance de faturar mais um Grand Slam, poucos dias depois de ter sido hexacampeão de Roland Garros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]