• Carregando...
 |
| Foto:

Em 2000, nos Jogos Olímpicos de Sydney, chegamos cercados de problemas. Com pouco trabalho de campo e, principalmente, na parte psicológica, sem saber como lidar com essa responsabilidade de representar o futebol brasileiro em busca da tão sonhada medalha de ouro olímpica.

A primeira fase mostrou isso de uma maneira muito clara. Vencemos a Eslováquia, mas não jogamos bem. Perdemos para África do Sul, escapando de tomar uma goleada histórica. Assim, tínhamos que vencer o Japão na última partida. Ganhamos, mas com imensa dificuldade. Hoje nossa seleção enfrenta a Nova Zelândia com uma realidade totalmente diferente. Vencemos bem Egito e Bielorrússia e chegamos à terceira partida já classificados, abrindo a chance do nosso treinador fazer as experiências.

Essa equipe mostra que há um trabalho de campo e também de "cabeça" bem feito. Até por isso esses próprios jogadores já foram convocados para o próximo jogo de preparação da nossa seleção, contra a Suécia. Essa oportunidade faz com que os jogadores trabalhem com tranquilidade. É a sequência que toda equipe de trabalho quer. O time chega à segunda fase com força e muita confiança de que está fazendo um bom trabalho, seguindo a passos largos para o ouro olímpico – quem sabe até para conquistas maiores num futuro breve. Essa é a base que será usada na Copa de 2014.

Toda equipe precisa ser bem montada para que apareçam a qualidade individual de cada jogador. E isso aos poucos vem acontecendo. De Neymar nem precisamos mais falar. Ele tem provado que sua qualidade é absurda, cada vez mostra mais confiança. Já Oscar, com a definição de sua ida para o futebol inglês, também está tranquilo. Cada vez joga melhor, se tornando uma peça mais importante para o grupo.

Com a Espanha fora da disputa – foi a surpresa negativa –, o caminho esta aberto para nossa seleção. Ainda existirão dificuldades enormes, é claro, mas por essa qualidade individual que vem surgindo dentro de uma equipe bem montada, o Brasil tem tudo para alcançar seus objetivos. Com tranquilidade e sequên­­cia, acredito que esse time chegará ao ouro tão desejado.

*Alex, atleta nascido em Curitiba, jogou a Olimpíada de Sydney-2000.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]