• Carregando...
Naldo | David Hecker/AFP
Naldo| Foto: David Hecker/AFP
  • Alexandre Pato
  • kléberson
  • Miranda
  • Thiago Neves
  • Nilmar
  • Fábio
  • Adriano
  • Alex
  • Rafinha
  • Henrique
  • Keirrison

Quando Dunga assumiu a seleção brasileira, após o fracasso do time de Parreira no Mundial da Alemanha-06, 12 paranaenses (ou atletas com uma certa ligação com o estado) começaram a caminhada para chegar à Copa do Mundo da África do Sul, no ano que vem. Corrida de resistência, digna dos bons maratonistas. Passados mais de três anos, boa parte dos representantes das Araucárias ficou pelo caminho. Apenas Naldo, Miranda, Kléberson, Alex e Nilmar parecem com fôlego para terminar o percurso, com chegada prevista para Ellis Park, em Johan­nesburgo, no dia 15 de junho, data em que o Brasil estreia no Mundial, contra a inexpressiva Coreia do Norte. A Gazeta do Povo faz a seguir uma análise dos "corredores" paranaenses.* * * * * * *Naldo10 convocações, 4 jogos (foto 1)O paranaense de Londrina, ídolo do Werder Bremen-ALE, corre por fora na briga com Thiago Silva e Miranda por um lugar ao lado de Lúcio, Juan e Luisão no Mundial de 2010. Não jogou, mas foi convocado para as últimas quatro partidas do ano – Bolívia, Venezuela (Eliminatórias), Omã e Inglaterra (amistosos).

Alexandre pato

7 convocações – 1 corte, 7 jogos (foto 2)O treinador gaúcho não gostou da apatia de Pato durante os Jogos Olímpicos de Pequim. Mesmo assim o jogador retornou à seleção, na campanha do título da Copa das Confederações, no meio deste ano. "O Pato seria o primeira na lista de espera, mas até este espaço ele perdeu, já que o (Diego) Tardelli vem sendo convocado com mais assiduidade", afirma Tostão.

Kléberson

2 convocações, 4 jogos (foto 3)

Era um dos jogadores mais regulares do Flamengo, o que o levou de volta à seleção. Porém machucou o ombro no amistoso contra a Estônia, em agosto – a recuperação durou três meses. "O Kléberson tem chance pelo fato de a vaga de reserva do Felipe Melo não estar definida. Pode ser ele, ser o Ramires... A experiência conta muito a favor do Kléberson", ressalta Tostão.

Miranda

7 convocações, 4 jogos (foto 4)

Poderia estar mais tranquilo se não fosse a expulsão no jogo com a Venezuela, que fechou as Eliminatórias. "O Miranda corre sério risco de não ir, pelo fato de não poder participar da estreia na Copa (terá de cumprir suspensão)", avalia Tostão. "Estou tranquilo. O Dunga até me cumprimentou na saída, disse que o árbitro estava confuso", defende-se o jogador do São Paulo.

Thiago Neves

2 convocações, 1 jogo (foto 5)

Pouco fez nas vezes em que foi chamado, fracassando na Olim píada. Sem con­tar que se escon­­deu no futebol árabe.

Nilmar

6 convocações, 7 jogos (foto 6)

É a grande descoberta de Dunga. Se firmou na seleção no último semestre deste ano, marcando gols em praticamente todos os jogos. Já há quem veja no jogador de Bandeirantes o companheiro ideal de Luís Fabiano, barrando Robinho – o ex-santista é presença constante em quase todas as escalações do treinador gaúcho. Dunga finge que não é com ele. "O Nilmar vai para a Copa mesmo que seja reserva do Villareal (Espanha)", diz Tostão.

Fábio

1 convocação na Era Dunga (foto 7)

A julgar pelas últimas convocações de Dunga, o goleiro criado nas divisões de base do União Bandeirante tem poucas chances de disputar o Mundial. Campeão da Copa América de 2004 com Carlos Alberto Parreira, o cruzeirense não é chamado desde setembro de 2006.

Adriano

4 convocações, 3 jogos (foto 8)

Outra cria do Coritiba que dificilmente chegará à África do Sul. Apesar de Dun­­ga não ter batido o martelo em relação ao alas da esquerda, Adriano está atrás de Michel Bastos (Lyon), André Santos (Fernerbahçe), Filipi (La Coruña) e Kléber (Internacional). Não é chamado por Dunga desde o amistoso com a Itália, em fevereiro deste ano. Alex

4 convocações, 4 jogos (foto 9)

Presença assíduas nas listas mais recentes de Dunga. Há quem veja na polivalência do ex-jogador do Internacional, capaz de ser lateral-esquerdo e armador, o principal fator que pode levá-lo à Copa. "Estou confiante", diz ele, atualmente defendendo o Spartak, da Rússia. "Eu acho que a versatilidade ajuda, pois do lado esquerdo tenho facilidade para atuar em qualquer função. Em se tratando de seleção brasileira, farei de tudo para colaborar", emendou.

Rafinha

4 convocações, 2 jogos (foto 10)

De saída do Schalke 04 (Alemanha), não aproveitou as chances dadas por Dunga, principalmente na Olimpíada. Ainda recebeu a chance de disputar a rodada dupla pelas Eliminatórias contra Chile e Bolívia. Disputa vaga com Maicon e Daniel Alves. "O Brasil tem os dois melhores laterais-direitos do mundo", diz Tostão.

Henrique

1 convocação, 1 jogo (foto 11)

Não aproveitou a boa fase que vivia no Palmeiras, no primeiro semestre do ano passado. A má apresentação nos amistosos contra Canadá e Venezuela, entre o fim de maio e começo de junho de 2008, encurtaram sua participação com a camisa amarela. Mesmo em destaque no Racing (espanha), não tem chance.

Keirrison (foto 12)Não passou de um insistente pedido dos palmeirenses durante a primeira metade da atual temporada, quando o K9 encan­­tou quem ainda não o conhecia, compro­­vando a fama de artilheiro, criada nos tem­­pos de Coritiba. Porém, preferiu o exí­­lio – e o salário em euros – na Europa, caindo no esquecimento (não conseguiu se firmar no Benfica). Nunca fez parte realmente dos planos de Dunga.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]