• Carregando...
O sérvio Novak Djokovic exibe o troféu de campeão do Aberto da Austrália para um batalhão de fotógrafos e cinegrafistas: partida longa e emocionante em Melbourne | William West /AFP
O sérvio Novak Djokovic exibe o troféu de campeão do Aberto da Austrália para um batalhão de fotógrafos e cinegrafistas: partida longa e emocionante em Melbourne| Foto: William West /AFP

Paris na mira

Depois de vencer seu quinto Grand Slam, ontem, na Austrália, Novak Djokovic afirmou que quer mais em 2012: o número um do mundo vai priorizar a disputa dos outros três principais torneios da ATP – Roland Garros (França), Wimbledon (Inglaterra) e o US Open (EUA) – e a Olimpíada de Londres. "Quero fazer minha primeira final em Paris. Nunca fiz uma final lá e sinto que estou pronto este ano para alcançar isso", afirmou o sérvio.

Até hoje, apenas sete tenistas – entre eles, Nadal e Federer – venceram os quatro maiores campeonatos do mundo. Os que somaram os quatro títulos em um mesmo ano é são um grupo ainda mais seleto: aconteceu apenas três vezes, a última, há 43 anos, com o australiano Rod Laver (em 1969). Ele também fechou o Grand Slam em 1962. O primeiro grande campeão foi norte-americano Don Budge (1938).

Nadal afirma que foi derrota menos dolorida da carreira

DaRedação

Decepcionado com a derrota, Ra­­fael Nadal parabenizou Djo­­kovic e brincou com a longa duração da partida. Começou sua fala, após o jogo, cumprimentando o público com um "bom dia", já que o duelo terminou quando já era madrugada na Austrália.

O tenista número 2 do mundo também destacou a qualidade da partida que decidiu o vencedor do primeiro Grand Slam de 2012 e afirmou que foi a final que menos lhe doeu. "Mesmo tendo perdido, foi uma partida memorável. Será inesquecível para mim", comentou o exausto espanhol.

A derrota em Melbourne amplia a série "freguês" de Rafael Nadal em relação ao líder do ran­­king mun­­dial. Foi a sétima final consecutiva que o sérvio leva a melhor no confrono direto. On­­tem, chegou a vencer o primeiro set, além de reagir para levar também a quarta parcial. "Fiz tudo o que era possível. Lutei, competi de igual para igual com um jogador que é bri­lhan­te e estive muito perto [da vitória]. Levei-o ao limite, algo que não consegui fazer em 2011, e também levei a mim mesmo ao limite", afirmou.

Apesar do incômodo jejum diante de Djokovic, Nadal diz que vencer o sérvio não é sua principal preocupação. "Busco sempre me superar e fiz isso [ontem]. Treino para ser me­­lhor do que era e, no Aberto da Aus­­trália, fui bem melhor que em 2011. Tive um grande avanço. Ini­­ciar a temporada aqui e jogar este jogo fantástico contra Novak é, creio eu, um começo fantástico."

  • Recorde de final mais longa da história dos Grand Slams: a batalha épica durou 5h53
  • Rafael Nadal lamenta a sétima derrota seguida em decisões para o líder do ranking mundial

"Fizemos história nesta noite", re­­sumiu o sérvio Novak Djokovic, logo após o triunfo sobre o espanhol Ra­­fael Nadal na final do Aberto da Aus­­trália, ontem, em Melbourne. O nú­­mero um do mundo venceu o segundo do ranking mundial após 5h53 de partida, no confronto mais longo não só da competição australiana, mas de toda a história dos torneios do Grand Slam.

Depois de quase seis desgastantes horas de partida – interrompida no quarto set para que o teto fosse fechado por causa da chuva – Djo­­kovic rasgou a camisa na comemoração do seu terceiro título na Aus­­trália. E fez questão de pa­­rabenizar o seu adversário. "Ra­­fa, você é um dos melhores jogadores de todos os tempos, um dos jogadores mais respeitados do circuito. In­­felizmente, não poderia ter dois campeões nesta noite. Desejo a vo­­cê o melhor para a temporada e es­­pero que façamos mais finais como esta", disse.

A terceira vitória de Novak em Mel­­bourne – e sétima consecutiva em uma final contra Nadal – começou no início da noite de domingo (manhã no Brasil, às 6h30, horário de Brasília) e terminou na madrugada de segunda-feira (12h30 no Brasil) e foi conquistada por 3 sets a 2, com parciais de 5/7, 6/4, 6/2, 6/7 (5/7) e 7/5.

Até então, a final mais longa foi a do Aberto dos Estados Unidos em 1988, entre Ivan Lendl e Mats Wi­­lander (4h54min). O jogo mais longo da história, sem ser uma final, foi em 24 de junho de 2010, entre John Isner e Nicolas Mahut, que durou 11h5min.

A final também foi o confronto mais longo do Aberto do torneio. O recorde anterior era de 2009, entre Nadal e o também espanhol Fer­­nando Verdasco, na semifinal, que durou 5h14min.

Foi a terceira decisão de Grand Slam consecutiva entre os dois tenistas. Em 2011, o sérvio venceu o US Open e Wimbledon por 3 sets a 1.

O 30.º confronto estre os dois tenistas – com vantagem de 16 vitórias para Nadal – foi o primeiro defininido em cinco sets.

O sérvio já havia ganhado o Aber­­to da Austrália em 2008 e 2011. Com a conquista deste do­­mingo, o sérvio se tornou o quarto tenista na Era Aberta a ter três ou mais títulos em Melbourne–os outros são Andre Agassi e o suíço Roger Federer, am­­bos tetracampeões, e o tricampeão Mats Wilander, da Suécia.

Com o título na partida de ontem, Novak tornou-se o quinto tenista a conquistar três títulos consecutivos de torneios do Grand Slam. Quem alcançou tal feito antes dele foram o australiano Rod Laver, o norte-americano Pete Sampras, Federer e Nadal.

Aos 24 anos, Djokovic chegou on­­tem ao seu 29.º título da carreira, em 43 finais disputadas. Em torneios de Grand Slam, perdeu apenas duas das sete decisões que disputou: foi vice no US Open em 2007 e 2010. O sérvio faturou dez troféus em 2011 e mostrou neste Aberto da Austrália que segue em excelente forma.

O jogo

O tenista chegou à final depois de outra longa partida, na semifinal, contra Andy Murray, que durou 4h50min, em que venceu por 3 sets a 2. O cansaço foi sentido pelo número 1 no primeiro set da final, vencido por Nadal. Djokovic reagiu no se­­gundo e, então, virou o placar.

O quarto set foi extremamente equilibrado e foi paralisado após o oitavo game, empatado em 4/4, por causa da chuva. No reinício, o duelo foi para o tie-break, vencido por Na­­dal. O último set foi até o 11.º game e o sérvio fechou em 7/5.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]