• Carregando...

Um clássico da Primeira Divisão na Série B. É dessa forma que os jogadores do Coritiba definem a partida de hoje, às 20h30, contra o Atlético-MG, no Mineirão. O jogo pode colocar o Alviverde na liderança da competição. Para isso, bastam uma vitória sobre o Alvinegro mineiro e um tropeço do Avaí ante o Náutico, no Recife.

Campeões brasileiros, Coxa e Galo pagam pelos erros do ano passado. O primeiro impacto do purgatório da Segundona foi no bolso. Com o rebaixamento, cada um perdeu 50% da cota de transmissão de tevê, o que reduziu consideravelmente o poder de investimento das equipes. Sem dinheiro em caixa, o jeito foi apelar para a formação de elencos mais modestos.

Com a bola rolando, novo baque. Logo na estréia, contra o Remo, em Belém, o Coritiba foi "recebido" em um vestiário acanhado, com fezes humanas espalhadas pelo chão.

Por isso o reencontro com o clima e a organização da Série A é exaltado no Alto da Glória. "Para nós, esse é o grande jogo do campeonato, o maior clássico da Série B. São duas equipes de tradição, com obrigação de subir", afirma o meia Cristian. "Tem tudo para ser um jogaço. O campo é bom, o estádio deve estar lotado e o adversário é de peso. Motivação não irá faltar", completa o zagueiro Henrique.

Apesar do otimismo, é inegável que a Segundona tirou parte do brilho do confronto. Se no passado alviverdes e alvinegros já brigaram por uma vaga na final do Nacional de 1985 – o Coxa se classificou ao segurar um 0 a 0 em Belo Horizonte, após ter vencido a primeira partida por 1 a 0, no Couto Pereira –, a disputa pela volta à elite soa como prêmio de consolação. "Mesmo assim eu aposto num jogo bem técnico, de alto nível", acredita o técnico Paulo Bonamigo, que repetirará a escalação que venceu o Paysandu na rodada passada, com Caio no ataque no lugar do machucado Anderson Gomes. "Poder repetir o time é sempre bom. Um trunfo a mais que eu vou ter", diz ele, que dirigiu o rival no primeiro semestre de 2004.

De volta ao presente, os números indicam que o Coritiba se adaptou melhor às peculiaridades do campeonato. Enquanto o time paranaense, vice-líder com 29 pontos, flerta com a primeira posição, o Galo, sem vencer há duas rodadas, patina na sétima posição, longe do G-4. "Ganhar lá é importante porque nos deixará nove pontos na frente deles, um adversário direto", comenta o zagueiro Índio.

TV: Atlético-MG x Coritiba, às 20h30, no Sportv.

* * * * * *

Em Belo HorizonteAtlético - MG x Coritiba

Atlético - MGDiego; Márcio Araújo, Lima, Marcos e Thiago Feltri; Rafael Miranda, Renan, Márcio e Danilo; Roni e Galvão. Técnico: Levir Culpi.

CoritibaArtur; Luís Paulo, Henrique, Índio e Ricardinho; Márcio Egídio, Paulo Miranda, Jackson e Cristian; Caio e Jefferson. Técnico: Paulo Bonamigo.

Estádio: Mineirão. Horário: 20h30. Árbitro: Anselmo da Costa (SP). Auxs.: Carlos Augusto Nogueira Júnior e Aline Lopes Lambert (SP).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]