• Carregando...
Paulo Bonamigo, técnico da Portuguesa | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Paulo Bonamigo, técnico da Portuguesa| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Rodada

12ª RODADA

Hoje

21 h Ipatinga x Brasiliense

21 h Vasco x ABC

21 h Figueirense x Vila Nova-GO

21 h Ceará x Portuguesa

Amanhã

16h10 Atlético-GO x Fortaleza

16h10 Guarani x Paraná

16h10 Bragantino x Ponte Preta

16h10 Campinense x Bahia

16h10 São Caetano x D. de Caxias

21 h América-RN x Juventude

Destaques

Mau negócio

Interessante à primeira vista, a contratação do atacante Gil foi descartada pelo Bahia. Encostado no Internacional, sem ter jogado uma única partida no ano e com salário de R$ 60 mil, o jogador de 28 anos, revelado pelo Corinthians, segue com destino incerto.

3 derrotas

O Vasco sofreu neste ano. Duas no Estadual do Rio, para Americano (2 a 0) e Botafogo (4 a 0); outra na Série B, para o Paraná (3 a 1). Entre os times das duas primeiras divisões do Nacional, é o que menos perdeu em 2009.

R$ 112 milhões

Era a dívida consolidada do Guarani em dezembro do ano passado. Sem receita do Clube dos 13, o Bugre não revela de onde tem conseguido dinheiro para bancar a melhor campanha da Série B. Suspeita-se que o clube tenha recebido adiantado pela futura venda do Brinco de Ouro.

Há três rodadas alternando-se com o Paraná na zona de rebaixamento, o Juventude tem um time inteiro em tratamento no departamento médico. Os 11 desfalques do Ju são: o lateral-direito Leyrielton; o lateral-esquerdo Fábio; os zagueiros Douglas, William e Nenê; os volantes Lauro, Juan Pérez e Renan; o meia Léo Dias; os atacantes Jandson e Zé Carlos.

Encontro marcado

Dispensado do Paraná durante o Paranaense por pressão da organizada Fúria Independente, o zagueiro Leandro Bernardi já tem um time novo: apresentou-se ontem no América-RN e, se não ficar pelo caminho, reencontrará o Paraná, a Vila e a facção no início de setembro, para a disputa da 22ª rodada da Série B.

Degola dupla

Mais dois treinadores perderam o emprego durante a semana: Arthurzinho, do vice-lanterna ABC, e Marcelo Oliveira, do Ipatinga. O clube potiguar contratou Flávio Lopes, campeão paranaense de 2001 pelo Atlético. O Tigrão recorreu ao interino Gerson Evaristo, mas quer Emerson Ávila, atualmente nas categorias de base do Cruzeiro.

Pênalti da discórdia

Causou polêmica o pênalti desperdiçado por Clodoaldo, atacante do Figueirense, na partida contra o Juventude, terça-feira. O cobrador oficial é Rafael Coelho, mas Clodoaldo, na hora, decidiu bater. Roberto Fernandes prometeu exigir explicações dos seus comandados.

* * * * * *

Bate-bola

É proibido oscilar na Série B (foto)

Como explica essa arrancada da Portuguesa, com três vitórias e um empate nos quatro últimos jogos?

Tivemos problemas logo no início, com a perda por contusão de três jogadores importantes, o Christian, o Edno e o Fellype Gabriel. Os dois primeiros, especificamente, ficaram fora 45 dias. Tivemos muita dificuldade para suprir as ausências, pois nosso trabalho nos 20 dias anteriores à estreia era para aproveitar a base do Paulista e entrar forte no Brasileiro. Trouxemos o Kempes, do Criciúma, que precisou de um tempo para se acertar, e com a volta desses jogadores, conseguimos encontrar o equilíbrio. Agora é encorpar o time. Em Série B não pode entrar em zona de conforto.

Como manter esse equilíbrio por mais 27 rodadas?

No momento em que se atinge o padrão de qualidade, realmente o desafio passa a ser mantê-lo. Ainda mais porque ao longo do campeonato times que foram montados em cima da hora sobem de produção. Há três, quatro times não muito bem agora, mas que pelo elenco você vê que têm condições de encaixar e chegar a uma matemática muito boa, caso do São Caetano. Sempre tem uma força vinda de baixo que dá uma arrancada no segundo turno. Julho também, pelo número de jogos, é um mês em que os blocos de classificação se definem.

Qual pecado um time não pode cometer se quiser subir?

Não pode oscilar. Equipe que oscila muito se credencia a ser pouco confiável.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]