• Carregando...
 |
| Foto:

No último amistoso da seleção brasileira antes da lista final de convocados para a Copa da África do Sul (ontem, frente à Irlanda, em Londres), o técnico Dunga esboçou a formação que considera ideal. Com três volantes (Gilberto Silva, Felipe Melo e Ramires) e apenas Kaká na criação de jogadas, a equipe teve dificuldades para produzir os lances ofensivos. Mas com uma leve variação tática implantada pelo treinador a partir dos 19 minutos do segundo tempo, o time melhorou muito e sacramentou a vitória por 2 a 0.

Lateral-direito de origem, Daniel Alves é praticamente um meia ofensivo no Barcelona. Com a camisa amarela, também já foi utilizado na função de armação. A entrada do coringa é um dos trunfos do treinador para o Mundial. Com Alves em campo, Kaká fica mais do meio para a esquerda, Maicon praticamente ganha um companheiro para tabelas e ultrapassagens do lado direito e a necessidade da ajuda dos volantes para criar fica minimizada.

Além da variante preferida de Dunga, o treinador viu que precisa sempre de um centroavante com boa movimentação. Pouco inspirado, o paradão Adriano não produziu. Porém, a partir da entrada de Grafite, também aos 19 da etapa final, as coisas melhoraram. O jogador do Wolfsburg caiu para os lados e procurou as tabelas. Em uma delas tocou de calcanhar para Robinho marcar. Grafite apresenta mais semelhanças com o titular Luís Fabiano, que está machucado.

Mesmo com o sucesso das alterações na equipe brasileira, a ausência de jogadores com maior habilidade no meio de campo fica nítida. Na relação de atletas levados para a Inglaterra, apenas o contestado Júlio Baptista aparece como eventual substituto de Kaká. A presença de Alves como meia surge como mais um argumento para Dunga não levar Ronaldinho Gaúcho (que está brilhando no Milan) ao Mundial.

Se do meio para a frente ainda há fortes restrições, pelo menos na defesa as coisas parecem fechadas. Júlio César no gol, Maicon na direita, os zagueiros Lúcio e Juan, além do primeiro marcador do meio Gilberto Silva, já tinham lugares assegurados. A novidade entre os quase garantidos é o lateral-esquerdo Michel Bastos. Pela segunda partida seguida com a camisa 6, o ex-atleticano agradou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]