• Carregando...
 | /
| Foto: /

O Atlético é pioneiro no Brasil com o uso de teto retrátil em seu estádio, a Arena da Baixada foi palco de uma edição do UFC e agora é da Liga Mundial de Vôlei. A estrutura, inédita em estádios da América Latina, é tida como o grande diferencial da casa atleticana para o projeto se tornar multiuso (veja vídeo do teto fechando). A Gazeta do Povo lembra outros estádios, com o mesmo acessório de engenharia, para a torcida do Atlético ter ideia da força que seu estádio tem para o mercado de eventos, além de futebol.

Estádio Pierre-Mauroy – Villeneuve d’ Ascq, França

O estádio Pierre-Mauroy foi inaugurado em 2012, e é utilizado pelo Lille, da primeira divisão francesa. Localizada em Villeneuve d’Ascq, cidade próxima a Lille, a obra tem uma particularidade: o teto retrátil, concebido em uma única peça, foi instalado em apenas um dia.

Com capacidade para 50 mil torcedores, o estádio utiliza painéis solares e dois geradores eólicos para garantir o fornecimento de eletricidade sem impacto ambiental. Há cinco configurações diferentes, conforme a utilização desejada: jogos de futebol ou rúgbi, concertos a céu aberto ou fechado, e eventos esportivos fechados.

O calendário de shows já tem datas agendadas com um ano de antecedência, mostrando como um bom planejamento pode potencializar os lucros do local.

Toyota Stadium – Toyota, Japão

O Toyota Stadium, com capacidade para 45 mil torcedores, foi construído em 2001 e foi utilizado algumas vezes no Mundial de Clubes. O estádio tem como principal inquilino o Nagoya Grampus, um dos principais clubes da J-League. O Toyota Stadium foi projetado para o futebol, pensando nas particularidades do esporte, ao contrário de outras arenas multi-uso.

A estrutura do teto retrátil é única: abre e fecha como uma sanfona. A localização do estádio, no entanto, é tida como um problema. Os torcedores do Grampus não gostam da ideia de viajar quase 25 km até Toyota, fazendo com que o clube mande metade de suas partidas em Nagoya.

Commerzbank-Arena – Frankfurt, Alemanha

O tradicional estádio do Eintracht Frankfurt, com capacidade de 51,5 mil torcedores, é o mais antigo desta lista, tendo sido inaugurado em 1925. Várias remodelações aconteceram nos quase 90 anos de sua história, sendo a mais recente em 2005, para a disputa da Copa das Confederações do mesmo ano e da Copa do Mundo de 2006.

O teto retrátil alemão também tem um projeto inovador. Suspensa a 25 metros de altura, a estrutura é uma membrana de teflon sustentada por cabos de aço, e não se recolhe para fora, mas sim para o centro do gramado, dentro de um cubo onde há telas de vídeo, como nos ginásios da NBA.

Amsterdam Arena – Amsterdã, Holanda

Considerado um estádio revolucionário, a Amsterdam Arena foi um dos primeiros estádios cobertos de grande porte no planeta e inspirou a diretoria do Atlético no projeto da primeira Arena da Baixada. Inaugurado em agosto de 1996, a casa do tradicional Ajax tem capacidade para 53 mil torcedores em partidas de futebol, número ampliado para 68 mil pessoas em shows.

Nos primeiros anos, o teto retrátil, combinado com o gramado natural, causou vários problemas aos holandeses, que chegaram a trocar o piso quatro vezes em uma única temporada, pois a sombra da cobertura não permitia o crescimento da grama – problema semelhante ao vivido pela própria Baixada.

Esprit Arena – Dusseldorf, Alemanha

O estádio de Dusseldorf foi construído entre 2002 e 2004, e ampliado em 2010. Casa do Fortuna Dusseldorf, atualmente na segunda divisão da Alemanha, a Esprit Arena comporta até 54,6 mil torcedores de forma confortável. A construção conta com um sistema de aquecimento, facilitando a captação de eventos mesmo em meio ao rigoroso inverno alemão.

É o estádio com maior semelhança à Arena da Baixada, com ângulos retos. Entre os eventos recebidos, além do futebol, se destacam o Eurovision de 2011 e a Corrida dos Campeões de 2010, na qual a pista foi construída nos limites do gramado e contou com Michael Schumacher e Sebastian Vettel entre os participantes.

Arena Nacional de Bucareste – Bucareste, Romênia

A Arena Nacional de Bucareste foi construída para substituir o tradicional Estádio Nacional da Romênia. A obra, inaugurada em 2011, comporta 55,6 mil torcedores, tendo recebido a decisão da Liga Europa de 2011-12.

O teto retrátil segue o mesmo padrão do estádio de Frankfurt, com um grande cubo com quatro telões centralizado e abrigando a estrutura de cabos de aço e membranas.

Entre os shows recebidos no estádio da capital romena, destacam-se Red Hot Chili Peppers e Depeche Mode.

Estádio Nacional de Varsóvia – Varsóvia, Polônia

O Estádio Nacional de Varsóvia foi inaugurado na Eurocopa de 2012, sendo o principal da Polônia. Utilizado pela seleção local, a capacidade é de 58,1 mil torcedores.

O teto retrátil, elaborado com cabos de aço e uma membrana de PVC, também é recolhido para o centro do gramado, em uma estrutura que também sustenta os telões. O estádio tem como outros atrativos a iluminação da fachada e campo aquecido.

Desde que foi inaugurado, o Estádio Nacional de Varsóvia já recebeu apresentações de Madonna, Paul McCartney e Roger Waters.

Millennium Stadium – Cardiff, País de Gales

O Millennium não é um estádio que tem o futebol como principal alvo – a seleção de rúgbi do País de Gales é seu principal inquilino. No entanto, a seleção nacional galesa de futebol joga todas as suas partidas no estádio, que tem capacidade para 74,5 mil torcedores – é o segundo maior estádio com teto retrátil do mundo, atrás apenas do Cowboys Stadium, equipe de futebol americano, em Dallas.

Inaugurado em junho de 1999, o Millennium foi sede de todas as decisões de competições da Inglaterra enquanto Wembley era remodelado. Também recebeu partidas da disputa de futebol na Olimpíada de 2012 e a última final da Liga dos Campeões, entre Real e Juventus. Até mesmo uma etapa do Mundial de Rali aconteceu dentro do estádio, mostrando a capacidade de receber eventos com perfis completamente distintos.

Kobe Wing Stadium – Kobe, Japão

Com capacidade para 30,1 mil torcedores, o estádio é casa do Vissel Kobe, equipe da J-League, a liga de futebol japonesa. A arena foi inaugurada em 2001, tomando o lugar do modesto Kobe Central Stadium, que ocupava o mesmo lugar.

Foi o primeiro estádio com teto retrátil a ser usado em uma Copa. No Mundial de 2002, o local foi palco de três partidas - uma delas a vitória por 2 a 0 do Brasil sobre a Bélgica nas oitavas de final. O Pontiac Silverdome, da Copa de 1994, foi o primeiro estádio coberto a ser usado em Mundiais, mas tinha cobertura fixa.

A obra é um dos orgulhos da população da cidade, que foi devastada por um terremoto em 1995. Entre os eventos abrigados pelo estádio estão shows e casamentos, além, é claro, de partidas de futebol.

Veltins-Arena - Gelsernkirchen, Alemanha

A Veltins-Arena, de propriedade do clube alemão Schalke 04, é um exemplo de como lucrar com apresentações artísticas. Desde a abertura, em 2001, a arena, na cidade de Gelsernkirchen, tem, em média, de 25 a 30 grandes eventos internacionais por ano. No total, mais de 20 milhões de pessoas já passaram pelo estádio.

O clube alemão criou uma empresa para gerenciar a utilização da arena, incluindo até mesmo cozinhas, que atendem às necessidades de todo o estádio. A boa gestão por parte do Schalke 04 facilitou para fechar o contrato de naming rights – R$ 16,7 milhões para quatro temporadas.

Arena da Baixada - Curitiba

O teto retrátil fechando

Nesta quinta-feira (2) a imprensa acompanhou durante 25 minutos o fechamento do teto retrátil da Arena. Aqui você acompanha as imagens aceleradas

+ VÍDEOS

Com capacidade para pouco mais de 40 mil pessoas, a Arena da Baixada se tornou um trunfo importante para seduzir eventos esportivos ou não – justamente graças ao teto retrátil. O clube ainda inovou mais, com a implantação da grama sintética, algo que facilita o uso do campo sem prejudicar o piso. Por causa dessa estratégia, o Atlético já recebeu uma edição do UFC, shows internacionais e agora abriga a Liga Mundial de Vôlei.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]