• Carregando...

As campanhas do Paraná na Série A e do Coritiba na B empolgam seus torcedores e levam a debate a expectativa de até onde cada clube pode chegar em 2006. Enquanto o Alviverde puxa a fila dos candidatos a subir à elite do futebol brasileiro liderando a Segundona com 32 pontos, o Tricolor (31) se orgulha de só estar atrás do São Paulo na Primeira Divisão (34). O momento, então, propõe a discussão do que vale mais: ser campeão no torneio de acesso ou ficar em segundo entre os maiores do país?

Em enquete publicada na Gazeta do Povo On-line, a vantagem é evidente para a situação do Tricolor: 67% dos participantes da pesquisa preferem ser o segundo na Série A, contra 37% que acham melhor erguer um título na Segundona. Nos clubes, cada um puxou a sardinha para a sua brasa.

"Eu não troco um título por nada. É o que eu tenho, então só posso valorizar", diz o centroavante Jefferson, do Coritiba.

Na Vila, pesa o discurso de que, se não dá troféu, a vice-liderança na elite garante vaga à Libertadores. "Na Primeira Divisão, exceto na zona de rebaixamento, qualquer outra posição vale mais do que ser campeão da Segunda", opina o paranista Nelo Morlotti, integrante do programa Tempo de Jogo, da RIC.

O pensamento da arquibancada é compartilhado pelos comandados de Caio Júnior. "A Série A é mais qualificada, vale vaga na Libertadores. Não que a Série B não tenha qualidade, mas não dá para comparar", analisa o ala-direito Angelo. "Um título em uma divisão inferior não tem o mesmo gosto", provoca o zagueiro Edmílson.

"Ser primeiro na Segunda dá uma vaga na Primeira. Já ser segundo na Primeira leva à Libertadores. Apesar de diferentes, os dois são importante. Só que no Brasil o que vale é ser campeão. É o primeiro lugar quem entra para a história", devolve o capitão coxa-branca Índio.

A desigualdade na característica das competições também serve para ressaltar a importância do que paranistas e coxas almejam. Para o técnico tricolor Caio Júnior, quem tem a obrigação de ser campeão é o Coritiba.

"Eles (o Coritiba) são um dos favoritos ao título da Segunda Divisão. Nós ainda somos vistos como uma zebra nas primeiras colocações da Série A", avalia.

Se no presente o Paraná faz questão de esnobar o número 1 da Segunda Divisão, a conquista de dois Brasileiros B, porém, rende duas orgulhosas estrelas na camisa azul, vermelha e branca, referentes aos campeonatos de 1992 e 2000.

"São dois títulos nacionais e a torcida tem muito orgulho dessas estrelas. Se o Coritiba vencer a Série B acho que vai por a estrela também", provoca Morlotti.

No Alto da Glória, o discurso otimista dos jogadores não encontra ressonância entre os torcedores. Há quem faça de tudo por uma troca de realidade. "Eu queria mesmo é estar liderando a Série A no lugar do Paraná. O Coritiba é muito grande, não merece a Segundona. Mas eu tenho certeza de que é temporário. Logo voltaremos à elite", admite Juliano Rodrigues, secretário da Torcida Império Alviverde.

"O Coritiba tem estrutura suficiente para em pouco tempo estar também entre os melhores da elite também", afirma o zagueiro Henrique.

Na internet: O que vale mais: ser primeiro na Segunda ou segundo na primeira? Acesse a enquete e vote.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]