• Carregando...
Luís Ricardo Gomide: “Jamais vou superar tudo [que ocorreu no Couto Pereira]” | Aniele Nascimento / Gazeta do Povo
Luís Ricardo Gomide: “Jamais vou superar tudo [que ocorreu no Couto Pereira]”| Foto: Aniele Nascimento / Gazeta do Povo

Alviverde veta material de torcidas organizadas

O Coritiba manteve a decisão de não permitir a entrada de torcedores com vestimentas e adereços de qualquer torcida organizada na partida de amanhã, contra a Portu­­guesa, na volta do Alviverde ao Alto da Glória. Para isso, o clube agirá sozinho e contratará entre 270 e 300 seguranças particulares. A PM afirma que não pode ajudar o clube na ação, pois, de acordo com o novo Estatuto do Torcedor, as organizadas foram reconhecidas como entidades legítimas.

Leia a matéria completa

O Coritiba está em festa, o torcedor também. Mas, para alguns, a volta do Alviverde ao Couto Perei­­ra ainda não será suficiente para apagar as marcas deixadas pela tarde do dia 6 de dezembro de 2009. O apito do árbitro Leandro Vuaden selou o rebaixamento do Coxa para a Segunda Divisão, e deu início também a uma das páginas mais lamentáveis da história centenária do clube.

Membros da torcida organizada invadiram o gramado e travaram uma batalha contra a Polícia Mi­­li­­tar. Com pedaços de pau, al­­guns vândalos espancaram o soldado Luís Ricardo Gomide, deixando-o desacordado. Em contrapartida, os policiais atiravam com balas de borracha em direção às arquibancadas. Um desses disparos acertou a cabeça do estudante de Gastronomia Anderson Rossa de Moura.

Os dois foram hospitalizados na época, mas ainda hoje convivem com as sequelas. Apesar de afirmar ter dado a volta por cima, o policial conta que sofre ao voltar ao Couto Pereira. Ele foi escalado para o Atletiba que decidiu o título do Estadual. "Tive dores de cabeça no dia do jogo. Parecia que tinha apanhado tudo de novo", conta Gomide, que não imagina que um dia conseguirá esquecer completamente o que passou. "Jamais vou superar tudo."

Situação bem mais difícil vive Anderson, hoje com 20 anos. De­­pois de 17 dias na UTI, ele voltou para casa com perda parcial da au­­dição e visão periférica, dificuldades de fala e problemas na coordenação do braço direito. Sem data para uma recuperação total, vive às voltas com fisioterapeutas e fonoaudiólogos. "Pelo que passou, ele está bem melhor. Nos próximos dias, deverá fazer uma cirurgia para recompor o osso da cabeça", conta o ir­­mão mais velho, André Moura.

Vítimas e familiares, no entanto, têm uma reclamação comum: o afastamento do Coritiba no processo de recuperação. "Nunca falaram comigo. Nem uma ligação para saber como eu estava", reclama o soldado Gomide. "O Coritiba até envia a fisioterapeuta do clube para tratar o meu irmão, mas já avisou que irá cortar. Ele também precisa de fonoaudiólogo, que custa caro", acrescenta André.

As cirurgias de Anderson fo­­ram realizadas pelo SUS. Como a mãe é diarista, as consultas fonoaudiólogas só ocorrem quando algum amigo resolve ajudar. A assessoria de im­­prensa do clube se limitou a dizer que tem ajudado Anderson desde o início com as sessões de fisioterapia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]