• Carregando...
De olho no cinturão, o curitibano Maurício Shogun vai enfrentar em abril o ex-campeão do UFC Chuck Liddell | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
De olho no cinturão, o curitibano Maurício Shogun vai enfrentar em abril o ex-campeão do UFC Chuck Liddell| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

A volta às lutas do curitibano Maurício Shogun teve um resultado melhor que o esperado. Depois de duas cirurgias no joelho esquerdo e 14 meses sem competir, o lutador de Mixed Martial Arts (MMA, popularmente conhecido por vale-tudo) não só venceu a revanche com o norte-americano Mark Coleman como a vitória veio por nocaute e o combate foi eleito o melhor do Ultimate Fighting Championship (UFC 93), realizado no dia 17 de janeiro em Dublin, na Irlanda.

Além do dinheiro extra pela melhor luta da noite, Shogun desembarcou em Curitiba sabendo a data e o adversário de seu próximo desafio. Em 18 de abril, o curitibano enfrenta o ex-campeão da entidade, o norte-americano Chuck Liddell, no UFC 97, em Montreal, no Canadá. O confronto foi anunciado pelo presidente do UFC, Dana White, na coletiva de imprensa depois da luta de Shogun, que, assim, está mais perto de conquistar o cinturão dos meio-pesados (até 93 kg).

"Meu foco está todo nessa luta agora. Se eu vencer, vai me abrir muitas portas. É até pecado pensar em disputa de cinturão antes de pensar no Liddell, que é hoje um dos atletas mais famosos do MMA", disse o lutador, que tem em seu currículo 20 combates e apenas 3 derrotas (no UFC, acumula uma derrota e a vitória sobre Coleman).

Ao mesmo tempo que adota o discurso do "um passo de cada vez", o atleta que treina pela Universidade da Luta (UDL), reconhece que uma vitória sobre Liddell deve garantir ser o convite que tanto aguarda.

"Meu grande sonho é conquistar o cinturão. Acho que basta vencer a próxima luta para mostrar que tenho condições", afirma o ex-número um no ranking da MMA Weekly, uma das mais conceituadas publicações do esporte.

Até abril, a preparação física vai ter atenção redobrada. O lutador, pretende chegar a Montreal "três vezes melhor" do que mostrou em Dublin.

"Estou contratando um novo preparador físico e cancelei uma viagem para Fernando de Noronha com a minha esposa. Não fiquei feliz com a minha performance no ringue (contra Mark Coleman), cansei muito", conta.

Uma preocupação também é evitar novo afastamento prolongado do octógono, como a de sua segunda lesão no joelho esquerdo, ocorrida em um treino físico, em março de 2008.

Na época, rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, tendo de cancelar o combate com o mesmo Chuck Liddel. A lesão o levou a repetir a cirurgia que havia feito seis meses antes – em setembro de 2007 –, depois da derrota para Mark Coleman na sua estreia no UFC.

Pelo menos no sábado passado as dores no joelho não apareceram. "Só voltei com a mão um pouco inchada", finaliza.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]