• Carregando...
Ainda no carro, Felipe Massa soube da ultrapassagem de Lewis Hamilton. Piloto não se conteve com a súbita perda do título | Vanderlei Almeida/ AFP
Ainda no carro, Felipe Massa soube da ultrapassagem de Lewis Hamilton. Piloto não se conteve com a súbita perda do título| Foto: Vanderlei Almeida/ AFP

Torcida se revolta com piloto alemão

A Toyota número 12 foi o último carro a chegar ao parque fechado. Os dois pneus do lado direito totalmente esfarelados, quase na lona. Timo Glock pulou do cockpit e foi imediatamente cercado por jornalistas. Involuntariamente, havia decidido o título mundial ao ser ultrapassado por Lewis Hamilton na última curva.

"Se eu tivesse ido para os boxes, Lewis me passaria de qualquer maneira", justificou. "Foi quase impossível (pilotar) na última volta. Lutei ao máximo para manter o carro na pista, mas perdi posições logo na última volta. A decisão acabou passando por mim, mas não tinha o que fazer", lamentou.

A reação imediata do público contra Glock foi de revolta. "Quanto custou?", gritavam alguns, em inglês, na frente do box da escuderia. "Claro que a gente pensa que pode ter sido uma atitude antidesportiva, mas espero, de coração, que tenha sido algo de corrida", disse Dudu Massa, irmão de Felipe Massa. (LMJ)

Veja também

A imagem que entrará para a história como a que determinou a perda do título de Felipe Massa será a de Lewis Hamilton passando Timo Glock, na última curva de Interlagos. Mas é impossível dissociar o vice-campeonato do brasileiro dos erros dele e da Ferrari ao longo da temporada.

Do piloto, a escapada nas últimas voltas na Malásia; da equipe, o motor estourado a três giros da bandeirada na Hungria e a mangueira de combustível em Cingapura. "Tivemos altos e baixos, agora estamos pagando pelos erros, mas corrida é assim", lamentou.

Massa passou toda a corrida monitorando a performance de Hamilton. Via rádio, seu engenheiro, Rob Smedley, informava a posição do inglês. E foi pelo sistema de comunicação que o brasileiro soube que perdeu o título na última curva.

"Rob disse: ‘Calma, calma... Vamos checar como está Lewis... Ele está em sexto... Espere um segundo, ele está brigando com Glock... Ele passou Glock... De qualquer maneira, bom trabalho’", contou Massa, que chorou ainda no cockpit. "Eu não sabia o que fazer. Comecei a comemorar a corrida, e as pessoas, nas arquibancadas, comemoravam mais. Mas com a mensagem, chorei."

Ele voltaria a chorar no alto do pódio. Feliz pela vitória, mas frustrado pela forma como perdeu o título, bateu no peito diversas vezes, procurando retribuir o carinho dos torcedores.

"Não sou um cara de chorar, mas muitas coisas aconteceram de uma vez. Mudaram no finalzinho da corrida totalmente a nosso favor e na última curva ao contrário. É incrível. Isso é esporte. Foi uma mistura muito grande de emoções", afirmou.

Com a vitória de ontem, Massa reforçou seu currículo em Interlagos. São duas vitórias, um segundo lugar e três pole positions correndo pela Ferrari no Brasil. Agora, o piloto terá menos de duas semanas de férias até participar dos testes de inverno (europeu), no meio do mês, na Espanha. Até lá, o brasileiro quer curtir a família e o novo triunfo na pista onde cresceu.

"Estou muito orgulhoso e deixo a pista com a cabeça erguida. Venci perante minha torcida, um dia inesquecível. Agora quero festejar com minha família e meus amigos. Merecemos isso", finalizou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]