
Coritiba 2 x 0 Paraná - A torcida do Coritiba comemorou bem mais do que a vitória ontem sobre o Paraná. Com o triunfo por 2 a 0, o Coxa assumiu a autonomia na briga pelo título do Campeonato Paranaense e segurou um concorrente importante. Se vencer seus três próximos compromissos, cumpre umas das metas traçadas para 2009 e garante a taça estadual no ano do centenário.
O caminho alviverde terá Iraty, o esperado e decisivo Atletiba na Arena e o Nacional, na última rodada. Com 11 pontos, a equipe assumiu a ponta da tabela e transferiu a pressão para o Rubro-Negro, que hoje encara o time de Rolândia.
O tropeço freou o avanço paranista e manteve o tabu de quase 13 anos sem vitórias no Couto Pereira. O time, que poderia sair fortalecido, mantendo viva a ambição de conquistar o campeonato, não conta mais com as próprias forças. Com sete pontos, resta ao Tricolor secar os adversários e ainda vencer Atlético, Iraty e J. Malucelli.
O clube, entretanto, não jogou a tolha. "Complicou um pouco. Mas a gente tem de vencer, buscar o nosso objetivo e eles também podem ter algum tropeço. Agora é ganhar", afirmou o atacante Wando.
De tão importante que era o clássico, os técnicos decidiram ousar com formações ofensivas. Wágner Velloso adotou o sigilo às vésperas do jogo e surpreendeu ao escalar dois homens no ataque, Clênio e Wando.
Já Ivo Wortmann resolveu deixar Marcelinho Paraíba fazer o que mais gosta, jogar no meio de campo. E como gosta. O jogador parecia multiplicar-se em campo. Com o capitão no lugar de Renatinho, sobrou espaço para Ariel Nahuelpan na frente.
O gringo demorou apenas um minuto e 55 segundos para validar com um gol a estratégia alviverde. Marcelinho Paraíba encorpou o placar no segundo tempo com um gol de falta, desviada pelo paranista Agenor.
"Além da garra, ele precisava jogar futebol. Agora chegou o Ariel", afirmou Wortmann, que ganhou uma importante arma para a reta final do torneio.
"Tivemos uma pegada forte no meio de campo. Não deixamos o Paraná jogar e foi uma vitória incontestável, de atitude e de caráter dos jogadores. A melhor vitória desde que eu cheguei", comemorou o treinador. "Estamos crescendo na hora certa", completou Marcos Aurélio.
Antes da retomada do Campeonato Estadual a dupla Paratiba tem compromisso no meio de semana pela Copa do Brasil. O Coritiba recebe o Bahia no Alto da Glória e o Paraná encara o Fortaleza no Castelão.
* * * * * *
Em Curitiba
Coritiba
Vanderlei; Cleiton, Rodrigo Mancha e Felipe; Márcio Gabriel, Leandro Donizete (Douglas Silva), Willian, Marcelinho Paraíba (Renatinho) e Carlinhos Paraíba; Marcos Aurélio e Ariel Nahuelpan (Marlos)
Técnico: Ivo Wortmann
Paraná
Rodolfo; João Paulo, Leandro e Luís Henrique (Élton); Araújo (Alex), Agenor, Edimar, Bruninho e Fabinho; Clênio (Maicon) e Wando
Técnico: Wágner Velloso
Estádio: Couto Pereira. Árbitro: Evandro Rogério Roman (FIFA). Gols: Ariel Nahuelpan (C), aos 11 do 1º tempo; Marcelinho Paraíba (C), aos 17 do 2º tempo. Amarelos: Leandro Donizete (C); Alex, Agenor, Edimar e Fabinho (P). Público: 20.814 pagantes (23.892 total). Renda: R$ 293.280



