• Carregando...

Começa nesta segunda-feira, às 9h (horário de Brasília), a segunda etapa da Volvo Ocean Race, a regata de volta ao mundo. Nos próximos dias, os sete veleiros participantes vão enfrentar as perigosas ondas dos Mares do Sul no trecho de 6.100 milhas náuticas (cerca de 11.300 km) entre a Cidade do Cabo, na África do Sul, e Melbourne, na Austrália, com dois portões de pontuação no caminho.

O Brasil 1, capitaneado pelo bicampeão olímpico de Star Torben Grael, está em segundo lugar na classificação geral, com 12,5 pontos, atrás apenas do barco holandês ABN Amro 1, que soma 15 pontos. Na etapa inicial, o veleiro brasileiro chegou a ocupar a liderança, mas perdeu força e foi apenas o terceiro a chegar à Cidade do Cabo.

Durante o período em que ficou ancorado na cidade sul-africana, o Brasil 1 sofreu mudanças na tripulação, com a troca da navegadora australiana Adrienne Cahalan pelo holandês Marcel van Triest e a entrada do timoneiro norueguês Knut Frostad, que se juntam aos brasileiros Torben Grael, André Fonseca, Kiko Pelicano e João Signorini, ao espanhol Chuny Bermudez e aos neozelandezes Stuart Wilson e Andy Meiklejohn.

A previsão para a largada nesta segunda-feira, segundo os organizadores, é de ventos bem mais fracos que os 40 nós enfrentados pela flotilha na regata disputada na costa da Cidade do Cabo, dia 26 de dezembro. Mas todos sabem que as condições nem sempre serão favoráveis durante o percurso, especialmente após o Cabo da Boa Esperança, no encontro entre os oceanos Atlântico e Índico, considerado o trecho mais perigoso da etapa.

- Neste tipo de competição, temos de comer o que estiver na mesa. Estamos prontos para velejar em qualquer circunstância. O barco já provou que é resistente e pode enfrentar mais este desafio - afirmou Torben Grael.

Na primeira etapa da Volvo Ocean Race, entre Vigo, na Espanha, e a Cidade do Cabo, três dos sete veleiros participantes tiveram de abandonar a disputa logo no início, retornando à Europa para reparos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]