• Carregando...
Domínio total da Seat na etapa Curitiba do WTCC | Jonathan Campos / Gazeta do Povo
Domínio total da Seat na etapa Curitiba do WTCC| Foto: Jonathan Campos / Gazeta do Povo
  • Andy Priaulx, tri-campeão do WTCC, seguido pelo brasileiro Augusto Farfus Júnior: 5ª posição (com Farfus) foi o mais longe que BMW chegou

Como esperado por muitos, inclusive pelo piloto curitibano Augusto Farfus Júnior (da equipe BMW), a Seat teve pouco trabalho para vencer as duas baterias da primeira etapa da temporada 2009 do WTCC – Campeonato Mundial de Carros de Turismo - , disputa neste fim de semana em Curitiba. O atual campeão da categoria, o francês Yvan Muller, venceu a primeira bateria, com a segunda sendo conquistada pelo companheiro de equipe Gabriele Tarquini, ex-piloto de Fórmula 1.Único brasileiro na categoria, o brasileiro Augusto Farfus Júnior terminou a primeira prova na 5ª colocação e conseguiu um 6º lugar na segunda. O espanhol Jordi Gené (Seat) foi o segundo colocado na primeira bateria, seguido por Rickard Rydell (Seat), da Suécia, logo em seguida. Rydell ficou em segundo na prova vencida por Tarquini e Jordi Gené ficou com a 3ª colocação.

Yvan Muller começou o ano como terminou 2008: vencendo. "Espero que também termine assim", brincou. Com os mesmos 15 pontos de Tarquini, ambos levam apenas um de vantagem sobre o sueco Rydell e o espanhol Jordi Gene, que subiram duas vezes ao pódio, mas trocaram de lugar de uma prova para a outra.

O veterano Gabriele Tarquini – que completou 47 anos no início da semana – creditou à sorte sua vitória. "A chuva nos ajudou, porque os Seat vão melhor que os BMW no molhado por causa da tração dianteira. Para dizer a verdade as primeiras voltas foram até fáceis. No seco, acredito que as BMW poderiam somar muito mais pontos, já que estavam à nossa frente no grid", explicou.

Melhor da BMW na etapa de Curitiba, Farfus espera mais sorte em pistas européias. "Continuaremos em dificuldades na próxima etapa. No México, a soma de altitude, pista travada e asfalto ruim, ajudará os Seat. Depois do México, os Seat receberão o acréscimo de peso e, quem sabe, o equilíbrio possa começar a voltar", disse.

A organização do evento contabilizou a doação de 43 toneladas de alimentos não perecíveis, o que representa um público de aproximadamente 21,5 mil pessoas nos três dias de competições. Os alimentos doados serão destinados à Fundação de Ação Social de Curitiba.

O WTCC segue agora para o México, para as disputas da próxima etapa.

Veja como ficou a classificação final da etapa Curitiba do WTCC:

1 – Yvan Muller (Seat) e Gabriele Tarquini (Seat): 15 pontos3 – Jordi Gene (Seat) e Rickard Rydell (Seat): 145 – Augusto Farfus (BMW): 76 – Jörg Müller (BMW): 47 – Sérgio Hernandez (BMW) e Felix Porteiro (BMW): 39 – Andy Priaulx (BMW): 210 – Tom Coronel (Seat): 1

Confira a pontuação no campeonato de construtores: 1 – Seat: 36 pontos2 – BMW: 223 – Lada: 104 – Chevrolet: 9

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]