• Carregando...
Diego Hypólito no pódio no Mundial do Japão: brasileiro conquistou o bronze no solo | Kim Kyung-hoon / Reuters
Diego Hypólito no pódio no Mundial do Japão: brasileiro conquistou o bronze no solo| Foto: Kim Kyung-hoon / Reuters

O Brasil conquistou duas medalhas neste sábado nas finais por aparelhos do Mundial de Ginástica Artística, que está sendo realizado em Tóquio, no Japão. Arthur Zanetti ficou na segunda colocação na disputa das argolas e Diego Hypólito, que possui dois títulos mundiais, terminou em terceiro lugar no solo. Jade Barbosa garantiu o quarto lugar na final do salto.

Os resultados obtidos neste sábado garantiram a classificação de Diego Hypólito e Arthur Zanetti para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. E apesar do Mundial de Ginástica Artística prosseguir no domingo, a participação brasileira está encerrada, já que os atletas do País não se classificaram para as cinco últimas finais do torneio.

Assim, o Brasil termina a sua participação no Mundial de Ginástica Artística com duas medalhas conquistadas, por Diego Hypólito e Arthur Zanetti, e quatro finais disputadas. Além das três deste sábado, Daniele Hypólito participou na quinta-feira da final do individual geral. Já as seleções brasileiras masculina e feminina de ginástica artística se classificaram para o pré-olímpico.

Medalha de ouro na Universíade, Arthur Zanetti escreveu de vez o seu nome na história da ginástica artística brasileira ao ser vice-campeão mundial na disputa das argolas. Segundo colocado nas eliminatórias, ele repetiu o resultado na final ao somar 15,600 pontos na sua apresentação.

A disputa das argolas foi vencida pelo chinês Chen Yibing, que faturou o seu quarto título mundial da prova. O atual campeão olímpico das argolas fez 15,800 pontos na sua apresentação. Neste mundial, ele já havia faturado uma medalha de ouro na disputa por equipes. O japonês Koji Yamamuro ficou com a medalha de bronze, com 15,500 pontos.

SOLO - Neste sábado, Diego Hypólito foi o primeiro ginasta a se apresentar no solo e somou 15,466 pontos. Um dia após conquistar o tricampeonato do individual geral, Kohei Uchimura disputou a final do solo e garantiu nova medalha de ouro. Inicialmente, porém, a apresentação do japonês lhe rendeu 15,433 pontos.

A pontuação foi alvo de protesto da comissão técnica japonesa. A nota, então, foi revisada para 15,633 pontos, o que garantiu o título de Uchimura. O chinês Zou Kai, atual campeão olímpico do solo, ficou com a medalha de prata, com 15,500 pontos. Já o israelense Alexander Shatilov fez 15,466 pontos. Exatamente com a mesma pontuação de Diego Hypólito, ele dividiu a terceira colocação com o ginasta brasileiro, que foi campeão mundial no solo em 2005 e 2007, além de ter faturado uma prata em 2006.

SALTO - Dona de duas medalhas de bronze em Mundiais, Jade Barbosa não conseguiu subir ao pódio em Tóquio neste sábado, na disputa da final do salto. No seu segundo salto, a brasileira torceu o pé esquerdo e teve dificuldades para se manter em pé, o que afetou a sua nota. Assim, ela obteve 14,566 pontos e ficou na quarta colocação.

A norte-americana McKayla Maroney faturou a medalha de ouro no salto, com 15,300 pontos. A alemã Oksana Chusovitina, de 36 anos ficou com a prata, com 14,733 pontos, obtendo a sua 11ª medalha na história do Mundial de Ginástica Artística. O pódio da prova foi completado pela taiwanesa Thi Ha Thanh Phan, com 14,666 pontos.

Também neste sábado, o húngaro Krisztian Berki venceu a disputa do cavalo com alças, enquanto a russa Viktoria Komova faturou a medalha de ouro nas barras assimétricas.

Com estes resultados, os Estados Unidos estão na liderança do quadro de medalhas do Mundial de Ginástica Artística, com três ouros e um bronze. Os norte-americanos são seguidos por China, com dois ouros, uma prata e três bronzes, e Japão, com dois ouros, uma prata e dois bronzes. O Brasil ocupa a sétima colocação, com a prata de Arthur Zanetti e o bronze de Diego Hypólito.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]