Quando tinha 17 anos, Mario Jurandir Raimundo jogava uma pelada de bairro em Colombo e seu time perdia por 4 a 0. O então atacante marcou quatro gols, empatando a partida e pela façanha recebeu o apelido de Ziquita. Este episódio aconteceu dias após o confronto entre Atlético e Colorado pelo Campeonato Paranaense, em 1978, quando o verdadeiro Ziquita ganhou fama. O Colorado vencia por 4 a 0 no estádio Joaquim Américo até aos 30 minutos do segundo tempo, quando o jogador atleticano entrou em cena, marcando os quatro gols do Atlético, igualando o placar e entrando para a história.
Do passado, para o presente, na partida deste sábado (3), Pilarzinho e Vila Fanny, jogavam para fugir do rebaixamento no estádio Bortolo Gava. Melhor para o time do treinador Ziquita e para o meia Oberdan, (destaque do jogo) e autor do segundo gol, que decretou a vitória para o Pilarzinho, por 2 a 0, dentro de casa.
O Ziquita da Suburbana e treinador do Pilarzinho tem um currículo extenso de títulos no futebol amador. O último foi conquistado neste ano, com a equipe de juniores do Bairro Alto, pela Copa Barão. Três jogadores que são profissionais e estão na ativa, passaram pelo treinador Ziquita nas categorias de base do amador. Ambos se profissionalizaram no Coritiba, casos de Alex, ( ex-Bola de Ouro), Henrique e Rodrigo Mancha (ex-Colombo).
Com a bola rolando no sábado, Ziquita comandava o time de fora do gramado aos gritos de incentivo e desabafo. O semblante do comandante do time da casa começou a mudar após a cobrança de falta do camisa 10 Thiago, aos 32 minutos da primeira etapa. Cruzamento e cabeçada certeira do zagueiro Ricardo, 1 a 0, Pilarzinho.
No intervalo, Ziquita reuniu o time à beira do gramado, com um discurso de boleiro disse para o elenco. "Temos 45 minutos para sairmos da zona de rebaixamento. Raça e determinação não podem faltar até o final", concluiu Ziquita. Quem entendeu bem o recado, além de todo o time, foi o meia Oberdan de 25 anos, que desequilibrou em campo sendo fundamental para o Tricolor. Com desarmes precisos, o atleta foi deslocado para o ataque pelo treinador e na primeira chance que teve, aos 39 minutos, pedalou na frente da zaga do Vila Fanny e bateu cruzado para as redes. Final, 2 a 0 Pilarzinho. Foi o quinto gol dele na competição. "Fazer gol no ex-time é mais gratificante. Estou feliz aqui, recebi um convite este ano do presidente Edson de Oliveira e não pensei duas vezes. O treinador Ziquita caiu como uma luva no time. Chegou a pouco tempo dizendo que não precisava de reforços e conquistou a equipe. Se meus filhos Henrique e Bernardo e minha esposa Izabela estão bem, eu jogo bem", declarou Oberdan. O duelo entre Pilarzinho e Vila Fanny foi calmo e pacífico. Diferente do dia 13 de agosto, onde seis jogadores do time de juniores do Calisto agrediram a arbitragem na partida entre Novo Mundo e Calisto, pela série B. Nesta semana durante o julgamento no Tribunal de Justiça Esportiva (TJD) foi feito um protesto pelos árbitros e assistentes sobre a falta de segurança durante os jogos da Suburbana.



