Para qualquer empresa, o lançamento de um novo produto é sempre um grande momento. Não seria diferente para a Metrocard com o lançamento do Aplicativo Metrocard, neste mês de outubro.
Afinal, o aplicativo, que é gratuito, foi desenvolvido dentro da filosofia da empresa: formar parcerias com as melhores empresas em suas áreas para que o cliente final, o passageiro, possa usufruir não só de um transporte coletivo com cada vez mais qualidade, mas também de novos serviços que gerem facilidades e comodidades para sua rotina.
Sistema de bilhetagem é modelo para todo o país
Multicanais de contato com o cliente
Poder público recebe dados da bilhetagem
“Buscamos sempre fazer o melhor possível tanto para o transporte quanto para nosso passageiro. A ideia é fortalecer o transporte coletivo dando outros benefícios as seus usuários no dia a dia, como já fizemos com cartão pré-pago, oferecendo acesso gratuito à internet via Wi-Fi. O objetivo é que a Metrocard não seja apenas a gerenciadora da bilhetagem, mas propicie diversos outros serviços”, destaca o presidente da Metrocard, Lessandro Zem.
Foi assim que se uniu a empresas como a Mastercard, Acessocard, Transdata Smart, Qiwi, Softmarketing. A Metrocard tem ampliado a atuação em uma rede de transporte que já é gigantesca: gerencia a bilhetagem da tarifa de ônibus em 20 cidades da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), com uma frota que supera mil veículos para atender 298 mil pessoas por dia.
O Aplicativo Metrocard vem ao encontro de outra premissa da empresa: aproximar o usuário das informações de gestão da Metrocard, assim como já faz com o poder público, ao compartilhar todos os dados com a Comec.
Esse conjunto de ações adotadas pela Metrocard, que assumiu o gerenciamento da bilhetagem eletrônica da RMC em março de 2015, já o torna modelo para o transporte coletivo de outras cidades brasileiras.
A ideia é fortalecer o transporte coletivo dando outros benefícios as seus usuários no dia a dia, como já fizemos com cartão pré-pago, oferecendo acesso gratuito à internet via Wi-Fi. O objetivo é que a Metrocard não seja apenas a gerenciadora da bilhetagem, mas propicie diversos outros serviços.
Multicanais de contato com o cliente
Uma relação de confiança exige conhecimento entre as partes envolvidas. Por isso, a Metrocard tem investido em diversas frentes de comunicação com o usuário do cartão Metrocard para que ele possa tirar suas dúvidas, ficar a par das novidades e conhecer mais da empresa que faz o gerenciamento do sistema de bilhetagem eletrônica do transporte coletivo em 20 cidades da Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
“As empresas de ônibus no Brasil e associações ligadas a elas ainda têm muita dificuldade de relacionamento com seu cliente final. Mas, após os movimentos coletivos de 2013 [que iniciaram uma onda de protestos pelo país, motivados inicialmente pelos aumentos da tarifa no transporte em diversas capitais], os empresários perceberam que é necessário se comunicar de forma diferente com o público: apresentar como funciona o sistema, qual é o tamanho dos investimentos feitos, que custos são gerados”, explica o presidente da Associação Metrocard, Lessandro Zem.
Atuando na RMC desde março de 2015, a Metrocard oferece atendimento ao público em várias frentes: telefone, redes sociais (Twitter e Facebook), chat (pelo aplicativo ou site), e-mail, ou pessoalmente na Sede Central, em Curitiba, quanto em outros oito postos, em terminais urbanos. “Queremos um contato mais próximo com os usuários, para que entendam o funcionamento do transporte público, que também é um setor que permite a convergência de outros serviços. Queremos que conheçam essas possibilidades e usufruam delas”, destaca Zem.
