‘Eu, Lápis’ é uma criativa autobiografia contada pelo ponto de vista de um… lápis| Foto: Arte - Gazeta do Povo
Ouça este conteúdo

Você já parou para pensar na complexidade envolvida na produção de um simples lápis? Por mais prosaico que o objeto pareça, são necessárias centenas de pessoas para produzi-lo e fazê-lo chegar até as prateleiras das lojas. E tem mais: sozinho, ninguém reúne o conhecimento necessário para fazer um único lápis. É um milagre da economia descentralizada e do livre mercado, quando os interesses de vários indivíduos, que pensam exclusivamente em seu benefício pessoal, convergem para satisfazer as necessidades de estranhos espalhados pelo mundo. Um milagre do capitalismo.

CARREGANDO :)

Ao longo da história recente da humanidade, no entanto, muita gente quis controlar a sociedade e o mercado, criando ditaduras socialistas nas quais a economia é planejada de forma centralizada por burocratas. Em países como a União Soviética e a China, isto custou milhões de vidas.

Por isso a Gazeta do Povo está lançando gratuitamente para seus leitores o ebook ‘Eu, Lápis’, um clássico da literatura econômica escrito em 1958 por Leonardo Read, fundador da Foundation for Economic Education (FEE - Fundação para a Educação Econômica), uma instituição norte-americana voltada para a promoção do livre mercado, das liberdades individuais, do empreendedorismo e da propriedade privada.

Publicidade

‘Eu, Lápis’ é uma criativa autobiografia contada pelo ponto de vista de um… lápis. Na obra, Read detalha o processo de fabricação do objeto, que envolve desde o lenhador ao operador de guindaste no porto, passando pelo fabricante de tinta e o comerciante.

Com o livro, Read (1898-1983), um seguidor da escola austríaca de economia, quis explicar de forma simples e didática o funcionamento dos mercados e como as economias centralizadas são desastrosas por ignorarem o funcionamento natural das sociedades. Foi muito bem-sucedido. “‘Eu, Lápis’ é um impressionante caso de estudo dos livres mercados em ação. Metade dos problemas econômicos do mundo desapareceriam se todos pudessem ler ‘Eu, Lápis’”, disse sobre o livro Burton W. Folsom, professor de História no Hillsdale College.

Por meio de uma parceria entre a Gazeta do Povo e a FEE, ‘Eu, Lápis’ foi traduzido pelo editor e colunista Paulo Polzonoff Jr. Leia e compartilhe.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]