• Carregando...
Daniel Ortega, ditador da Nicarágua, em foto de dezembro de 2016
Daniel Ortega, ditador da Nicarágua, em foto de dezembro de 2016| Foto: Flickr/ Presidência de El Salvador

Daniel Ortega governou a Nicarágua por quase 32 dos últimos 40 anos - primeiro como parte de uma junta de cinco homens assim que os marxistas sandinistas depuseram o ex-ditador Anastasio Somoza, em 1979, e mais tarde como presidente (de 1984 a 1990 e. mais uma vez, de 2007 até o presente). Ele não pretende desistir do poder tão cedo.

Várias fontes me contaram, incluindo vários ex-associados de Ortega, que 1990 foi um ano crítico na evolução de Ortega como ditador. Foi o ano em que Violeta Chamorro, viúva de um editor de jornal muito respeitado que havia lutado contra a ditadura de Somoza, o derrotou nas eleições presidenciais da Nicarágua.

Chamorro conseguiu uma vitória porque Ortega, confiante de que a maioria dos nicaraguenses apoiava a revolução sandinista, não conseguiu fraudar a eleição. Naquela noite, ele teria recebido um telefonema de Fidel Castro, que teria lhe dito: “Nunca se esqueça desta lição: depois de ganhar o poder, você não permite eleições livres porque os fascistas podem ganhar”.

Nos últimos dias, Ortega mostrou ao mundo o quão bem ele se recorda dessa lição. Há 14 anos no poder, Ortega concorre pelo quarto mandato consecutivo de cinco anos e assumiu o controle das eleições, previstas para o início de novembro, muito além da interferência e manipulação que ocorreu em suas duas campanhas anteriores à reeleição.

Ao contrário das campanhas anteriores, quando ainda mantinha algum apoio popular, Ortega agora é odiado por uma grande porcentagem dos nicaraguenses e provavelmente perderia para qualquer um de seus principais oponentes em uma eleição justa. É por isso que ele iniciou o processo de fraude eleitoral no final do ano passado, limitando legalmente os direitos políticos, depois aprofundou a fraude em maio, quando lotou o órgão de fiscalização eleitoral com membros de seu partido, a Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) , baniu organizações de oposição e deixou claro que nenhum observador internacional seria permitido.

Ele já prendeu vários candidatos presidenciais, incluindo sua rival mais séria, Cristiana Chamorro, cuja mãe o derrotou em 1990. Outras figuras da oposição, bem como líderes empresariais proeminentes, também foram presos por acusações forjadas.

Essas medidas não resultam apenas da lição de 1990; eles indicam que ele aprendeu uma segunda lição importante em 2018: a repressão brutal funciona.

Naquele ano, Ortega e sua esposa, a vice-presidente Rosario Murillo, enfrentaram protestos massivos em todo o país, desencadeados por uma recessão econômica, mas verdadeiramente motivados por uma oposição generalizada a anos de governo de um único partido.

Muitas instituições que antes não se opunham abertamente a Ortega, incluindo a Igreja Católica, agora o desafiavam. Ortega compreendeu o perigo e desencadeou uma terrível onda de repressão violenta que matou cerca de 450 pessoas, feriu milhares e mandou vários nicaraguenses para a prisão. Ele finalmente conseguiu “pacificar” o país.

Ele aprendeu em 2018 que a repressão pesada funciona se você estiver disposto a levá-la tão longe quanto necessário, contanto que os militares o apoiem. E nunca houve qualquer indício de que os militares, rigidamente controlados pelo FSLN com a ajuda de especialistas em contra-espionagem cubanos, sejam algo menos leais a ele, graças à corrupção generalizada que o regime usa para enriquecer e recompensar o alto escalão militar.

Embora as sanções dos Estados Unidos contra os líderes sandinistas tenham sido ampliadas - por coincidência, o secretário de Estado Antony Blinken estava na Costa Rica quando Chamorro foi presa - Ortega e seus comparsas têm muito dinheiro à disposição, então as sanções provavelmente não terão muito efeito. Ortega também sabe que pode contar com o apoio da Rússia, do Irã e de vários governos de esquerda latino-americanos, enquanto muitos dos governos de centro-direita da região estão distraídos com o ressurgimento de militantes de esquerda em casa.

Em suma, o futuro parece sombrio para o povo nicaraguense.

Ortega parece disposto a fazer qualquer coisa para garantir sua reeleição em novembro. Que este seja um aviso para os líderes e pessoas de outras nações latino-americanas onde a extrema esquerda está tentando ganhar o controle por todos os meios necessários: uma vez que os bandidos tomam o poder, eles não vão embora.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]