• Carregando...
Taipei 101
Taipei (Taiwan): Paisagem urbana de Taipei, capital de Taiwan, mostra o famoso arranha-céu Taipei 101, edifício mais alto do mundo em 2004. Com 508 metros e 101 andares, é atualmente o oitavo edifício concluído mais alto do mundo, símbolo da pujança econômica de Taiwan| Foto: EFE / EPA / RITCHIE B. TONGO

Durante décadas, o Partido Comunista de Cuba culpou os Estados Unidos pela miséria e pobreza de Cuba, aludindo ao “bloqueio” que os EUA mantêm contra Cuba. No entanto, o suposto bloqueio exercido pela ilha é na realidade um embargo comercial que apenas impossibilita que pessoas e empresas de certos setores dos Estados Unidos façam negócios com Cuba, o resto do mundo pode negociar livremente com a ilha.

Mesmo os Estados Unidos exportam anualmente cerca de US$ 277 milhões em mercadorias para Cuba, apesar do embargo comercial. A maioria dessas exportações são de alimentos.

Além disso, apesar do estabelecimento de um regime ditatorial em Cuba que está no poder há mais de 60 anos sem qualquer tipo de alternância, eleições ou liberdades básicas, o mundo inteiro reconhece as autoridades comunistas e Cuba está presente em todas as organizações internacionais multilaterais , sendo a principal delas as Nações Unidas.

Depois, há Taiwan, que tem características muito semelhantes às de Cuba, pois também é uma ilha próxima a uma das duas potências mundiais — a China. No caso das autoridades de Taipei, elas foram totalmente bloqueadas pelo gigante asiático, já que a China reivindica a soberania sobre a ilha.

Taiwan é reconhecida por apenas uma dezena de nações ao redor do mundo, não tem representação nas Nações Unidas, e seu nome oficial nem pode ser pronunciado em nenhum evento internacional: seja uma Olimpíada, uma Assembleia Geral das Nações Unidas, ou mesmo pelas embaixadas da maioria dos países do mundo — incluindo os Estados Unidos. E, no entanto, apesar de todas essas dificuldades, a economia de Taiwan é hoje uma das mais importantes do mundo, com uma taxa de pobreza de 0,7%, ao contrário de Cuba, que tem uma das economias mais deprimidas do planeta e 90% de sua população vive na pobreza. Qual é a diferença entre as duas ilhas? O modelo econômico e político que aplicaram.

Duas ilhas com histórias semelhantes

Cuba e Taiwan, apesar de estarem localizadas em lados opostos do planeta, têm características muito semelhantes: a que mais se assemelha a eles é o fato de estarem a menos de 200 quilômetros das duas superpotências do mundo — os Estados Unidos e a China, respectivamente — e sofrer embargos comerciais ou políticos das superpotências vizinhas. Por outro lado, Cuba tem um pouco mais de 11,3 milhões de habitantes (alguns milhões fugiram do país), enquanto Taiwan tem 23,5 milhões de residentes, apesar de Cuba ter uma área cerca de três vezes maior.

Apesar das semelhanças, as duas nações estão atualmente muito distantes em termos de desenvolvimento econômico, social, cultural e tecnológico, bem como de liberdades individuais e democracia. Hoje, a economia de Taiwan é cinco vezes maior do que a de Cuba, mas cinquenta anos atrás as coisas não eram tão diferentes. Na década de 1970 o PIB dos dois países era semelhante e a maior indústria de ambos era a agricultura.

Taiwan: Capitalismo, liberdade e mercado livre

Os dolorosos resultados da revolução cultural na China comunista de Mao Tsé-tung, que causou a morte de pelo menos 30 milhões de chineses, iluminaram o caminho dos governos da região, que rapidamente compreenderam que o modelo fracassado de colocar o Estado no controle dos meios de produção tornaria todos eles mais vulneráveis e miseráveis.

Em seguida, os vizinhos da República Popular da China iniciaram uma série de reformas econômicas e políticas que mudariam drasticamente a qualidade de vida de seus habitantes; Cingapura, Malásia, Coréia do Sul e, claro, Taiwan, passariam a abrir seus mercados, estimular a iniciativa privada e transformar seus regimes autoritários em nações com instituições democráticas, e aos poucos o sol começaria a brilhar para os chamados tigres asiáticos .

Apesar das limitações territoriais e do bloqueio político da China à ilha, as instituições inclusivas de Taiwan abriram caminho para a produção de tecnologia para abastecer um mercado mundial gravemente deficiente. Os empresários taiwaneses começaram a se especializar na produção de semicondutores, aqueles microchips que hoje encontramos em todos os aparelhos elétricos do mundo, de computadores a smartphones e até carros, e aos poucos a pobre ilha do passado se tornou um país rico e desenvolvido.

Atualmente, Taiwan tem a sexta economia mais livre de acordo com o Índice de Liberdade Econômica, Cingapura é a primeira, enquanto a Malásia ocupa a 22ª posição e a Coreia do Sul a 24ª.

Em artigo publicado pela embaixada de Taiwan no México, as autoridades afirmam que: “Taiwan, graças às políticas de seu governo, iniciou um rápido e avassalador desenvolvimento comercial, tornando-se uma economia industrial estável. Hoje é a 22ª maior economia do mundo. Isso permitiu estabelecer relações com países que buscavam bons parceiros comerciais ”.

No mesmo briefing, eles explicam a transição ocorrida em Taipei:

“Apesar de ter começado como uma ditadura militar unipartidária, na década de 1990 iniciou um processo de democratização e hoje é um dos países mais livres do mundo, com altos índices de liberdade de imprensa, serviço de saúde, educação pública, liberdade econômica e desenvolvimento humano. É por isso que a China comunista vê Taiwan, e seu reconhecimento internacional, como uma ameaça existencial. O contraste é gritante. A democracia não só provou que pode funcionar, mas trouxe vários benefícios para a população. Os taiwaneses têm melhor qualidade de vida e oportunidades de desenvolvimento pessoal do que a média dos chineses no continente. E tudo isso dentro de um marco de liberdades impensável ​​em uma China comunista que censura a dissidência e cujo partido no governo aperta cada vez mais o controle sobre todos os aspectos do país ”.

Cuba: Socialismo, miséria e ideologia

Do outro lado do planeta, em Cuba, decidiram ignorar os resultados da revolução cultural perpetrada na China e o colapso da União Soviética. Enquanto Taiwan decolava com um modelo capitalista, Cuba permanecia ancorada nos velhos dogmas revolucionários de Fidel Castro, que longe de tentar mudar, buscou expandir seu regime de miséria no resto do continente, conseguindo-o com bastante sucesso em países como como Venezuela e Nicarágua.

A revolução cubana assumiu o poder na ilha em 1959 pela força das armas e nunca mais o largou. Com slogans populares como redistribuição de riquezas, suposta ajuda aos pobres e socialismo, Fidel Castro começou a desapropriar terras e empresas privadas para serem administradas pelo Estado, e em pouco tempo Cuba, que já foi um dos maiores produtores e exportadores de açúcar do mundo, descobriu que não podia mais produzir nem mesmo açúcar para consumo interno e tiveram que importá-lo.

Durante décadas, a revolução cubana conseguiu se manter no poder exclusivamente graças ao financiamento oferecido pela União Soviética com o objetivo de aumentar os inimigos ideológicos no quintal dos Estados Unidos. Depois da queda da URSS, nos anos 90 Cuba viveu uma das piores décadas de sua história, até que a astúcia política de Fidel Castro conseguiu colocar Hugo Chávez no poder na Venezuela, e desde então viveu do petróleo daquele país, até que o mesmo modelo socialista fracassado acabou arruinando a nação com as maiores reservas de petróleo do mundo, e Cuba foi novamente envolvida em uma tremenda crise econômica, com milhões de cidadãos em extrema pobreza, que recentemente provocou um dos maiores levantes civis contra as autoridades comunistas.

Cuba e Taiwan começaram a década de 70 com economias semelhantes, mas hoje o PIB da ilha caribenha é 1/5 que o de Taiwan, e 90% de sua população vive na pobreza, enquanto na ilha asiática apenas 0,7% da sua população é pobre.

Definitivamente, não é culpa do “embargo”, mas sim do socialismo.

Emmanuel Rincón é advogado, escritor, romancista e ensaísta. Ele ganhou vários prêmios literários internacionais. Ele é editor geral da El American.

©2021 Foundation for Economic Education. Publicado com permissão. Original em inglês.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]