i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Violência

Antifa: a verdadeira face do movimento anticapitalista, autoritário e antidemocrático

  • 04/06/2020 16:17
Manifestante usou bandana com mensagem antifascista em protesto na Avenida Paulista
Livro revela que, se os antifas pretendem mesmo acabar com o fascismo, vão ter que começar a combater suas próprias ideias fascistas.| Foto: Nelson Almeida/AFP

Antifa. A simples menção ao nome do grupo que costuma ir às ruas para brigar com supremacistas brancos e, se sobrar um tempinho, quebrar agências bancárias e tudo o que simbolize o “capitalismo opressor” é capaz de despertar os brios justiceiros de que não quer ver se repetir as tragédias de Hitler e Mussolini. Mas é aí, na identificação do inimigo histórico, que mora o problema.

Porque ninguém em sã consciência há de defender o fascismo, com sua glorificação do Estado, esmagamento da liberdade individual e pretensões eugenistas (nas quais o racismo está implícito). Mas daí você vai ler o que os membros da Antifa propõem e se depara com o quê? A glorificação do Estado e o esmagamento da liberdade individual. Mas não só. Antifas também se opõem explicitamente à democracia representativa e veem a violência como um caminho legítimo para se fazer justiça.

Está tudo em “Antifa: O Manual Antifascista”, de Mark Bray. O livro, no momento em que escrevo este texto, é o mais vendido da Amazon norte-americana na categoria “Fascismo” – o que não deixa de ser uma ironia reveladora. Bray, que durante o livro todo não deixa de exaltar a própria superioridade moral e, por consequência, a superioridade moral dos antifas, foi um dos organizadores do protesto Occupy Wall Street, que em 2011 ocupou os arredores do centro financeiro de Nova York exigindo coisas como a redução da influência empresarial na política, menos disparidade de renda, empregos melhores, reforma do sistema bancário e o perdão da dívida dos estudantes.

O movimento foi, como era de se prever, um fracasso. Os manifestantes tiveram celulares e laptops roubados e houve até relatos de estupros nas barracas. Nenhuma das pautas vagas e evidentemente anticapitalistas foram atendidas. Mas Bray ganhou a notoriedade que lhe permitiu escrever a história do movimento antifascista contemporâneo, que pouco ou nada tem a ver com os antifascistas que deram a vida para derrotar Hitler e Mussolini.

Em busca de uma definição

A validação moral dos Antifa passa, necessariamente, por essa necessidade de se identificar com os antifascistas das décadas de 1930 e 1940, que lutavam contra um mal muito concreto: o nazismo, na Alemanha, e o fascismo, na Itália. Bray, convenientemente, ignora regimes autoritários de esquerda. Por isso mesmo ele começa o livro dizendo que a história do fascismo não foi corretamente escrita ainda (como se as centenas de milhares de títulos sobre o assunto não valessem para nada). Caberá justamente a ele, Bray, escrever não uma história do fascismo, mas a história.

Para tanto, ele precisa de uma definição de fascismo. Sem explicar ao leitor o motivo, ele usa uma definição específica, proposta por Robert Paxton, famoso por ver no anticapitalismo um caminho para a luta antifascista. A definição de Paxton para o fascismo é a seguinte:

(...) uma forma de comportamento político marcado por uma preocupação obsessiva com a decadência da sociedade, a humilhação e a vitimização, e a adoração compensatória da união, energia e pureza, no qual um partido de massa formado por militantes nacionalistas, trabalhando em colaboração com as elites tradicionais, abandona as liberdades democráticas e busca, por meio da violência redentora e sem limites éticos ou legais, os objetivos da purificação doméstica e da expansão externa.

É uma boa definição, ainda que falha, justamente por ignorar os regimes autoritários de esquerda que se enquadram perfeitamente nessas características. Não se trata, aqui, de uma omissão ao acaso ou de um descuido conceitual. Os regimes autoritários de esquerda, como o socialismo soviético e o maoísmo, são intencionalmente ignorados porque a Antifa se autodefine como “uma política não-liberal de revolução social aplicada à luta contra a extrema-direita, e não apenas contra fascistas no sentido literal do termo”.

Traduzindo, trata-se de um movimento autoritário (“não-liberal”), antidemocrático (“revolucionário”), de extrema-esquerda, que luta contra todos aqueles que dele discordam (“não apenas contra fascistas no sentido literal do termo”).

Antidemocracia

E o problema dos antifascistas contemporâneos é justamente este: eles usam métodos fascistas, entre eles a violência, mas não só, para vencer os que discordam de sua postura e que são considerados aleatoriamente fascistas. Trata-se um jogo político cujo resultado é apenas a perpetuação de métodos pouco civilizados para fazer prevalecer uma visão de mundo.

Não à toa, Bray passa boa parte do tempo defendendo duas coisas de deixar de cabelo em pé muita gente que, hoje mesmo, está usando o badge “Antifa” nas redes sociais: o silenciamento completo de qualquer voz contrária e alguma forma de supressão da democracia. Isso mesmo: supressão da democracia.

“Em resumo, a Antifa busca negar aos fascistas a oportunidade de promover suas políticas de opressão”, lê-se no livro. E é impressionante como uma frase tão curta pode ter tantos problemas políticos e morais. A questão aqui é: quem determina se essa ou aquela política pregada pelos “fascistas” é de fato opressora? Qualquer um que defenda a iniciativa privada, por exemplo, automaticamente se enquadra no conceito defendido por Bray e, portanto, deveria ser silenciado. Assim como todo mundo que defenda métodos pacíficos, como Martin Luther King, por exemplo.

Adiante, chegamos ao cerne da questão. Antifas são também antidemocráticos. Num capítulo curto, mas extremamente sintomático das contradições que compõem o pensamento e a prática antifas, Mark Bray, que exibe na parede de seu gabinete o diploma de historiador, defende o fim das eleições livres e democráticas como forma de se alcançar o poder porque “fascistas alcançam o poder legalmente”. Como exemplo, ele menciona o presidente Donald Trump e o ex-primeiro ministro italiano Silvio Berlusconi.

Antifascismo cotidiano

Por fim, Mark Bray defende algo assustador: a ação política cotidiana contra os fascistas. Que, já vimos, inclui todos aqueles com ideias diferentes das dos revolucionários do grupo Antifa. Daí as arruaças diárias que vimos recentemente nos Estados Unidos, usando como pretexto a morte de um homem negro por um policial branco. Daí a militância incansável nas redes sociais.

Essa pregação nada mais é do que a realização do sonho marxista de ver o homem transformado num Homo politicus, alguém que pense o Estado o tempo todo, desde que acorda até a hora de dormir. Para os antifas, a derrota do fascismo só se dará depois de implementadas mudanças radicais, como o fim do capitalismo e até a abolição das prisões, e depois que o homem abandonar qualquer luta que não a política, pela manutenção desse suposto Paraíso na Terra.

Para Bray e os seus, tudo é Estado e nada existe fora do Estado – desde que, evidentemente, o Estado seja anticapitalista. Mas quem eram mesmo aqueles que defendiam a supremacia do Estado sobre o indivíduo, o planejamento ultracentralizado na economia e da vida cotidiana e reparações históricas por meio da violência?

Ganha um pirulito quem responder “os fascistas”.

27 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 27 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • J

    Jaqueline Baldissera

    ± 120 dias

    Sou contra o capitalismo opressor, mas vendo (ao invés de doar) meu livro na Amazon...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • A

      Adriane Costa

      ± 142 dias

      Muito lúcido o texto. Pena que falta lucidez aos manipulados por esse discursinho que falsamente prega a “luta” pela igualdade.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • M

        Maquiavel

        ± 142 dias

        Antifas só gente do bem... kkkk

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • D

          Destemido

          ± 144 dias

          Bando de otários esses antifas. Verdadeiros Idiotas úteis.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • E

            Eduard Fontcuberta

            ± 145 dias

            Muito bom Paulo! Acabo de descobrir que sou anti anti-fascista! Neo-liberal capitalista de carteirinha.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • L

              Luiz Resende

              ± 145 dias

              Fazer um artigo baseado única e exclusivamente em um livro é decepcionante.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • S

                Souza Freire

                ± 145 dias

                Realmente, esse antifascismo é de um cinismo assaz.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • L

                  LIVIO MOZARTH MENDES MARCAL

                  ± 145 dias

                  Se eu fosse alguns "artistas" pararia com esse papo de antifa. Só recomendo.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • C

                    Camilo José da Silva filho

                    ± 145 dias

                    Antifas, nada mais são do que a volta dos Black Blocs com outro nome. E em sendo assim, PM, baixa a porrada neles sem dó!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    1 Respostas
                    • L

                      Luigi Tenco

                      ± 145 dias

                      Os black bloks sempre foram antifas.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • N

                    Nielsen

                    ± 145 dias

                    Você já pode chupar kkkkk.. mas ok, bolsonarista , tb acho antifas antidemocrático mas e os 300 que foram até KKK até o supremo no último domingo ? Que dizem está armado ? Que pedem fechamento das instituições? Que fechar o supremo ? Nenhuma palavra ou tá com muito pirulito na boca ?

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    1 Respostas
                    • M

                      Mirtão

                      ± 145 dias

                      Estes querem acabar com a bandalheira enquanto antifas querem fomentar a bandalheira neste país. Já sei, para você é impossível entender uma oração de período simples.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • I

                    IvoHM

                    ± 145 dias

                    Dizem que foi Churchill quem vaticinou: "Os verdadeiros fascistas do futuro se declararão antifascistas."

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • A

                      Afonso Celso Frega Beraldi

                      ± 145 dias

                      Esses covardes da Antifa sao verdadeiros fascistas. Nazistas declarados.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • O

                        Osvaldo Souza

                        ± 145 dias

                        Os protestos dessa gente agrega mais gente para o lado do bem, ou seja: aqueles que estão em dúvida descambam para o outro lado. Os violentos morrem por si só. Se estiver havendo investigação, logo logo se chegará a alguma partido de extrema esquerda que está fomentando essa turma. Esses partidos são ótimo para seus líderes, pois fazem do poder uma forma de enriquecimento enquanto destroem tudo por onde passam.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • C

                          carlos

                          ± 145 dias

                          Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • Z

                            Zé Mané

                            ± 145 dias

                            Depois de queimar umas ervas nas escadarias da Federal, todos viram antifas e vão libertar o mundo! Que novela mexicana linda!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            1 Respostas
                            • C

                              Carlos Eduardo

                              ± 145 dias

                              kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • M

                            MAURO JOSE KUMMER

                            ± 145 dias

                            excelente texto, uma pena que os esquerdopatas se recusam a ler qualquer coisa discordante de sua ideologia

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • S

                              SIMONE FONSECA ANDRADE DA COSTA

                              ± 145 dias

                              Enfim algum jornal classificou esse antifas como ele exatamente é

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • N

                                Nelson Correa

                                ± 145 dias

                                Sr Polzonoff, excelente trabalho, texto muito bem elaborado. O senhor ajuda a sustentar diversas assinaturas volta e meia testadas até em editoriais. Obrigado

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • M

                                  Magela

                                  ± 145 dias

                                  Quero ver o povo armado, para que pelo menos tenhamos a chance de nos defender e ao nosso patrimônio contra estes vândalos de plantão.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • M

                                    Marcos Ctba

                                    ± 145 dias

                                    Respingos de esquerdiotas , como babacas acefalos. Querendo fazer um presente mas fadados a ser lembrados como geração perdida.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • D

                                      Destemido

                                      ± 145 dias

                                      Esses cabeças de vento estupidos. Geração cria da esquerda, nunca botou um pé na lide diária. Mimados e revoltados. Criaram psolistas e MSTistas porclá também. Nada de novo na agenda global da esquerda.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • V

                                        Vitor Pinto

                                        ± 145 dias

                                        Essa geração de 90, 2000 está envenenada por um conceito falho. Eles odeiam o capitalismo, mas adoram o conforto que o capitalismo nos dá. Eles odeiam pq precisam trabalhar para se inserir nele, pq precisam batalhar e dar duro. Só que a vida hoje é muito fácil. Temos tudo, sem muito esforço. E daí, quando alguém se dá bem na vida eles se revoltam (olhem nos seus círculos... eles odeiam pessoas bem sucedidas).

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        2 Respostas
                                        • L

                                          Lucia Haracemiv

                                          ± 145 dias

                                          Perfeito!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                        • M

                                          Magela

                                          ± 145 dias

                                          Uma geração contaminada e doutrinada pela ideologia petista , não poderia causar mais transtornos . mas com certeza ou se adaptam ou serão esmagados pela maioria de trabalhadores e patriotas.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                      Fim dos comentários.