• Carregando...
Crianças procuram objetos em um depósito de lixo em Touws River, na África do Sul
Crianças procuram objetos em um depósito de lixo em Touws River, na África do Sul, em 09 de fevereiro de 2021. A cidade tem uma taxa de desemprego de 93 por cento, de acordo com a organização humanitária Gift of the Givers Foundation.| Foto: EFE / EPA / NIC BOTHMA

A economista zambiana Dambisa Moyo escreveu um livro — 'Dead Aid: Why Aid Is Not Working and How There Is a Better Way for Africa' (Ajuda que mata: Por que a ajuda internacional não está funcionando e como há um caminho melhor para a África, em tradução livre - o livro não tem edição em português) — para denunciar como a hipocrisia do politicamente correto não fez nada além de empobrecer o continente africano por meio da ajuda internacional.

Moyo tem um PhD em economia pela Universidade de Oxford, um mestrado em Administração Pública pela Universidade de Harvard, e trabalhou como consultora para o Banco Mundial por alguns anos e na Goldman Sachs, onde foi chefe de pesquisa econômica e estratégica para a África subsaariana.

O principal argumento do texto da economista africana é que a ajuda destinada à África, em vez de promover o crescimento econômico, condenou o continente à pobreza e à contínua dependência da ajuda internacional para sua sobrevivência.

Moyo aponta que, embora bilhões de dólares sejam recebidos anualmente pela África, suas nações continuam atoladas na miséria. O crescimento econômico é extremamente lento e as nações africanas estão se tornando cada vez mais endividadas, com suas economias arruinadas pela inflação. Isso aumenta a instabilidade governamental, a agitação civil e, é claro, paralisa o desenvolvimento social.

O economista destaca que a ajuda é um desastre completo em termos políticos, econômicos e humanitários. Ela sustenta suas afirmações com dados: "Nos últimos 60 anos, bilhões de dólares em ajuda ao desenvolvimento foram transferidos dos países ricos para a África. No entanto, a renda per capita hoje é menor do que era na década de 1970, e mais de 50% da população vive com menos de um dólar por dia, número que quase dobrou em duas décadas. "

Ela diz que a vitimização de alguns grupos africanos é o maior obstáculo ao desenvolvimento do continente. "A China tem uma população de 1,3 bilhão de pessoas e apenas 300 milhões vivem como nós (com um alto padrão de qualidade de vida). Há 1 bilhão de chineses vivendo abaixo desse padrão. Você conhece alguém que está preocupado com a China? Ninguém."

O pano de fundo por trás de tudo isso é que o dinheiro da ajuda na África é usado para alívio da fome, emergências médicas, abastecimento de água potável e outras necessidades básicas, o que é extremamente importante, mas eles atacam apenas os sintomas e não a causa. Se o dinheiro enviado não for colocado na produção, as pessoas continuarão a sobreviver mal com ajuda externa, mas nunca serão capazes de superar a pobreza. Além disso, parte desse dinheiro às vezes serve para perpetuar e sustentar regimes totalitários no poder, pois para levar os recursos à população é preciso passar por eles, e grande parcela se perde devido à corrupção.

O que um continente como a África precisa é de investimento em campos econômicos que gerem estruturas de desenvolvimento sustentável. Isso requer educação, é claro, mas também a promoção de uma cultura empresarial, para gerar empregos e aumentar a produção do continente, que é a única coisa que pode permitir que os africanos tenham suas próprias casas e comam sua própria comida em algumas décadas, sem ter que depender da chegada de dinheiro de países desenvolvidos.

Denuncia-se que até a ajuda internacional enfraquece os poucos produtores locais que existem na África, que enviam para a região produtos subsidiados (até mesmo gratuitos), que competem diretamente com os produtos lá fabricados.

Em 1990, havia 280 milhões de pessoas vivendo em extrema pobreza na África; hoje esse número ultrapassa 430 milhões. Países como o Sudão do Sul e o Níger têm taxas de pobreza extrema acima de 90%, então estima-se que até 2030 aproximadamente nove em cada dez pessoas extremamente pobres estarão vivendo na África Subsaariana.

Em contraste com a situação na África, de acordo com o Banco Mundial, havia 1,9 bilhão de pessoas em extrema pobreza em todo o mundo em 1990, e hoje esse número diminuiu para 736 milhões de pessoas. Em outras palavras, enquanto mais de 1,1 bilhão de pessoas em todo o mundo emergiram da pobreza extrema nos últimos 30 anos, a tendência oposta ocorreu na África, onde o número aumentou em pelo menos 150 milhões de pessoas.

Nos últimos anos, iniciativas foram tomadas em África para dinamizar a economia, sendo o turismo uma delas. De fato, nas últimas duas décadas essa indústria teve um crescimento anual de 9%, o que é positivo, mas é preciso muito mais. Um continente como a África precisa de uma diversificação de sua economia, precisa de sistemas políticos mais transparentes e menos autoritários e, ao mesmo tempo, exige um treinamento constante dos membros de suas sociedades para inaugurar projetos econômicos sustentáveis.

A realidade africana pode ser transferida para todas as nações do mundo que passam por processos semelhantes de atraso e pobreza, alguns devido a particularidades conjunturais e históricas, mas a grande maioria devido a vícios ideológicos e econômicos como o socialismo, que levou ao falência de diferentes nações da Europa Oriental e da América Latina.

A verdade é que nenhuma nação pode progredir ou fazer crescer a economia com subsídios eternos, sem empreendedorismo e sem empresas privadas. Nem toda ajuda é boa, existe ajuda que mata, como mostra Dambisa Moyo.

Sem estruturas econômicas, sem educação e treinamento, sem emprego, as esmolas simplesmente adiarão os maus tempos de sociedades condenadas à dependência externa. E sem dúvida o povo africano é capaz de muito mais.

©2021 Foundation for Economic Education. Publicado com permissão. Original em inglês.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]