i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
"Ameaça à existência"

O esquerdismo está satisfazendo a busca dos solitários por um sentido na vida

  • PorDennis Prager
  • The Daily Signal
  • 10/02/2020 13:20
Deputada democrata Alexandria Ocasio-Cortez era alvo de paródias da menina que ficou conhecida como 'mini AOC'
Para Dennis Prager, o esquerdismo de Ocasio-Cortez, por exemplo, tenta substituir a religião, a comunidade, a pátria e a família.| Foto: SPENCER PLATT/GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP

Se você pretende entender o ser humano ou a condição humana, qual a pergunta mais importante que você deve fazer?

A maioria das pessoas religiosas perguntaria: “Você acredita em Deus?”

A pergunta mais importante que as pessoas sem religião, sobretudo os progressistas, fariam é provavelmente uma pergunta política.

Hoje seria algo como “Você apoia Donald Trump?”. Ou então “Você apoia o direito ao aborto?” ou “Você apoia o casamento entre pessoas do mesmo sexo?”.

Por mais importantes que sejam essas perguntas, numa tentativa de compreender os seres humanos, sobretudo em grandes grupos, isto é, a sociedade, a pergunta mais relevante a ser feita é: “O que dá mais sentido à sua vida?”.

A resposta não explica tudo, claro, mas a pergunta expõe a condição humana melhor do que qualquer outra.

O motivo é que, para além da alimentação, não há nada que os seres humanos mais desejem do que um sentido para a vida. Mais até do que a capacidade de pensar e falar, isso é o que separa os homens dos animais.

Compartilhamos várias necessidades com espécies animais mais ou menos evoluídas. Assim como elas, precisamos de comida, abrigo e companhia. Mas os seres humanos buscam e precisam de um sentido na vida mais do que de qualquer outra coisa, exceto comida (e companhia – mas, para os seres humanos, a companhia geralmente lhes dá algum sentido na vida, o que muitas vezes basta), enquanto nenhum outro animal busca e precisa disso.

Por sinal, este é um dos motivos para eu acreditar em Deus, o Criador. Não há explicação evolutiva para a necessidade de um sentido na vida. O sentido da vida não é uma necessidade biológica.

Considerando a importância disso, é por isso que "o que nos dá sentido?" deve ser considerada a pergunta mais importante a ser feita.

Qualidade moral inerente

O problema é que, assim como a necessidade de alimentos não contém em si nenhuma qualidade moral inerente, a necessidade por um sentido na vida tampouco contém qualquer qualidade moral inerente. O sentido na vida pode ser encontrado no mal tanto quanto no bem.

O nazismo deu sentido à vida de milhões de alemães assim como a ajuda aos moribundos deu sentido às pessoas de Calcutá graças à Madre Teresa. O assassinato de infiéis dá sentido aos terroristas islâmicos assim como dar comida aos pobres dá sentido aos que trabalham para o Exército da Salvação. Matar os judeus “assassinos de Cristo” dava a alguns cristãos medievais sentido na vida, assim como ter salvado judeus deu sentido à vida de alguns cristãos europeus durante o Holocausto.

Para muitos norte-americanos até a última geração, essa necessidade de um sentido na vida era satisfeita pela família, religião, comunidade e patriotismo (isto é, o amor aos Estados Unidos e a crença no país como Abraham Lincoln o descreveu: “a última maior esperança da Terra”.

Todas ou praticamente todas essas fontes de sentido se perderam. Na verdade, à geração atual de norte-americanos restam poucas ou nenhuma dessas fontes.

Quanto à família, os norte-americanos estão se casando mais tarde do que nunca. Eles nunca se casaram tão pouco. E poucos deles têm filhos.

Quanto à religião, mais de 30% dos millennials — a maior porcentagem de qualquer geração na história dos EUA — não se identificam com nenhuma religião.

Quanto à comunidade, muitos norte-americanos – de todas as idades – perderam seus laços comunitários.

Esse é um dos principais motivos para a epidemia de solidão que aflige tantos norte-americanos (e outros povos) atualmente.

Epidemia de solidão

O New York Times informou em 2018 que, no Reino Unido, “mais de 9 milhões de pessoas se sentem solitários sempre ou com frequência, de acordo com um relatório de 2017 publicado pela Jo Cox Commission on Loneliness”.

A então primeira ministra Theresa May chegou a nomear um ministro da solidão.

Quanto aos Estados Unidos, no que acreditar? Há mais de uma geração os jovens são ensinados a desprezar este país. Seu passado é essencialmente racista, genocida e imperialista. Que se dane o patriotismo.

Então o que dará sentido à vida dos norte-americanos que perderam tudo ou boa parte das coisas mencionadas? Algo tem de lhes dar sentido, porque a necessidade de sentido está imbuída e tão universal quanto a necessidade de comida.

A resposta é óbvia: seja lá o que for, isso tem de dar sentido à vida sem que se dependa da família, comunidade, religião ou patriotismo.

E o que é isso? O esquerdismo.

O esquerdismo (e não todo o liberalismo, que ressalta todas as fontes tradicionais de sentido na vida) consiste de fontes de sentido que substituem a comunidade, religião, o país e até a família (mães solteiras são um grande público-alvo da esquerda).

“Ameaça à existência”

Para os esquerdistas, o feminismo, ambientalismo, socialismo e transgenerismo dão sentido à vida. O sentido da vida dado pelo esquerdismo está evidente no uso constante da expressa “ameaça à existência”.

O presidente Donald Trump “representa uma ameaça à existência dos Estados Unidos”, escreveu o esquerdista Frank Rich na edição mais recente da New York Magazine. “Em evento de campanha, Bloomberg diz que Trump é ‘uma ameaça à existência’”, dizia a manchete da  ABC News há dois meses. Uma manchete da revista Mother Jones de duas semanas atrás dizia: “Trump é uma ‘ameaça à existência’: Ilana Glazer, Eric Holder e 2020”.

Em julho, lia-se na manchete do site ThinkProgress: “A ameaça à existência do mundo que Trump representa à ordem política mundial é um tema da campanha de 2020”. O Sioux City Journal da semana passada dizia: “Biden: ‘Trump representa uma ameaça à existência do futuro do nosso país’”.

Lutar contra o presidente Donald Trump significa lutar pela própria existência da ordem mundial e pela democracia nos Estados Unidos. O que poderia dar mais sentido à vida dos sem-sentido?

Bom, e há mais: a luta pela própria existência do mundo. Essa é a pulsão por trás da obsessão esquerdista quanto ao aquecimento global.

“O mundo vai acabar daqui a 12 anos se não tratarmos das mudanças climáticas”, diz a deputada democrata Alexandria Ocasio-Cortez. A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, disse recentemente na CNN que a “crise do clima” é “uma ameaça à existência do planeta”.

Há tantas referências aos combustíveis fósseis como ameaças à existência na Terra quanto esquerdistas (e muitos liberais que temem a esquerda).

A prova de que a suposta salvação da democracia e do mundo não passa de uma fonte de sentido para a vida do esquerdista é que as únicas comunidades que não acreditam nisso são aquelas que continuam a ter as tradicionais fontes de sentido na vida. Não precisamos de substitutos à esquerda.

Dennis Prager é colunista do Daily Signal, radialista e criador da PragerU.

© 2020 The Daily Signal. Publicado com permissão. Original em inglês
26 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 26 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • P

    Pruda

    ± 27 dias

    O mundo vai acabar em 12 anos? Quem diria, a esquerda se igualou à algumas seitas religiosas que ja até previram (e erraram claro) data pra segunda vinda de Cristo. Esquerdismo é doença.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • A

      Alexandre Souza

      ± 30 dias

      Você é doente.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • J

        JOSE Z. NETO

        ± 30 dias

        O Marxismo foi pensado e criado para substituir a fé em Deus, tem a mesma estrutura de uma religião. Na época que existia a Alemanha oriental está criou cópias dos sacramentos da igreja católica, se havia o batismo o estado comunista criou uma cerimônia similar e assim fizeram com todos as cerimônias cristãs. O socialismo é uma religião o Deus do socialismo é o estado.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • L

          Lucas Rezende Gomes

          ± 30 dias

          Grande texto. Sempre muito bom.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • A

            ADRIANA RODRIGUES

            ± 30 dias

            A verdade é que o homem branco é um lixo, em um objetivo não óbvio de autodestruição, só torço para que logo alcance esse nobre objetivo. A direita representa todo esse mal, pois validam toda essa diferença de viver entre a sociedade, sendo normal e corriqueiro pra essa corja ter pobres e miseráveis lhes servindo em troca de dinheiro, que julgam já ser mais que o suficiente o recebido. Quer ver esse povo revoltado?! Coloca sentado ao lado um pobre em um voo.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            2 Respostas
            • B

              Bruno F. M. da Silva

              ± 27 dias

              Adenilson: belo tapa na cara dessa fanática bitolada.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • A

              Adenilson

              ± 30 dias

              Pois é, Adriana, basta ver a situação da saúde nos governos do PT e que até hoje tem reflexos, veja quanto amor aos pobres! Comprova-se amor genuíno ao ser humano nos momentos mais difíceis, como na hora da doença, e não como moeda de troca pra se perpetuar no poder como essa astuta elite caviar esquerdista. Agora, assistencialismo barato dá voto né! O Brasil acordou dessa farsa!!!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • A

            All Jr

            ± 30 dias

            O esquerdismo significa a própria subversão e caos de toda a sociedade: por onde se espalha, o rastro de destruição o segue... Acorda Brasil!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • L

              Luiz

              ± 30 dias

              Um João Mauricio "argumentou" que a reportagem e um lixo, pois " Querem lacrar a cabeça dos que poucos pensam e sem senso critico apurado." -*** "senso critico apurado" - tipico servo do patrono da nossa educação Paulo Freire - pobre coitado iludido acredita que "senso critico" e sinônimo conhecimento/sabedoria.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • M

                Mariana Tammenhain

                ± 30 dias

                Vai rezar então

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                1 Respostas
                • L

                  Luiz

                  ± 30 dias

                  Seu argumento revela o quanto o articulista tem razão.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • D

                Decio mango

                ± 30 dias

                Quando um ser humano precisa de um sentido para sua vida, e porque sua vida não faz mais sentido...e não terá nenhuma destas baboseiras que o alimentaram para melhor..bullshit

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • F

                  FERNANDO A. O. PRIETO

                  ± 30 dias

                  Imediatamente após respirar e alimentar-se, a maior necessidade do ser humano é acreditar. Quando não crê em Deus, ele O substitui por alguma coisa (o marxismo, o fascismo, a adoração disfarçada à natureza, a sociedade, as superstições, a veneração às celebridades, as drogas e tantos outros cultos...). Mas isso não resolve sua crise - a saída é individual e não coletiva (isso não quer dizer que se deve desprezar a solidariedade e a caridade!), "Fizestes-nos para Vós, Senhor, e inquieto estará nosso coração enquanto em Vós não repousar!" (Santo Agostinho).

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • A

                    Adenilson

                    ± 30 dias

                    Sim, já tinha percebido que o sentido de vida esquerdista é a revolta, a rebeldia radical a tudo que seja associado à ordem, à disciplina, à natureza dada, à razoabilidade de que verdades existam etc. O esquerdismo não acredita em nada que não seja criado por eles, e duas características me saltam aos olhos: o cinismo e o radicalismo pela "causa" acima de qualquer valor (como apontado pelo texto: valores relacionados a Deus, Pátria e Família)!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • F

                      FB

                      ± 30 dias

                      O esquerdismo até tenta dar um sentido para a vida de solitários, mas falha horrivelmente e deixa a pessoa em um estado ainda mais miserável de existência ao colocar a vida dela em função de um chiqueiro superficial e traiçoeiro chamado política, que não trata das questões transcendentaIs da vida nem os problemas universais do ser humano.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • G

                        Giancarlo Bento Antoniutti

                        ± 31 dias

                        Esse texto é muito complexo para quem vive dentro da bolha e não entende a profundidade disso. A coletividade ataca o tecido social que é sustentado pelos pequenos pelotões da liberdade....família, religião, pequenas associações voluntárias, grupos que promovem a cola do tecido social...."a liberdade individual não sobrevive a um vácuo de valores" - como disse o Rodrigo Constantino recentemente.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • G

                          Giancarlo Bento Antoniutti

                          ± 31 dias

                          Excelente texto, não perco um "Fireside chat no Youtube" programa que ele mesmo faz no canal pragerU do Youtube. O quanto esquisito foi na ultima campanha a Manuela d'Ávila e o Haddad na Igreja, fazendo de conta que eram fiéis...kkkkk faz me rir.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • S

                            Sr. Walker

                            ± 31 dias

                            Não li e não gostei. E vai prá *** quem acha que uma ideia dessas faz algum sentido. Talvez faça para quem tem apenas dois neurônios.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            2 Respostas
                            • C

                              CSG

                              ± 30 dias

                              Sr Walker tem um neurônio.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • F

                              Fábio

                              ± 31 dias

                              Típico comentário da postura que o Brasil não precisa.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • F

                            Fábio

                            ± 31 dias

                            Não concordo que seja o esquerdismo o que dá sensação de sentido na vida. Acho que é a sensação de luta de um Davi contra um Golias. Os esquerdistas só glamourizam e romantizam suas pautas e demonizam as estruturas sociais antagônicas. Inventam para seu grupo assim um Davi e um Golias...

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • S

                              SAW

                              ± 31 dias

                              Este texto é o mais ridículo que li na Gazeta nos últimos tempos. Depois da Terra plana agora deram de inventar que Deus só existe para as pessoas de direita. Tentar monopolizar Deus não ajuda nem um pouco no exercício das tolerâncias político e religiosa tão necessária para dar fim a esta polarização que está acabando com nosso país.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • J

                                João Mauricio

                                ± 31 dias

                                Lixo de reportagem. Querem lacrar a cabeça dos que poucos pensam e sem senso critico apurado.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                1 Respostas
                                • F

                                  Fábio

                                  ± 31 dias

                                  Não é reportagem, é uma opinião de colunista. Há uma diferença considerável. O tal colunista está expondo uma conclusão à que ele chegou. Se é lixo ou não, vai de cada um, né... Mas insinuar que ele quer manipular pessoas, aí é leviandade sua acusar.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • T

                                Terrivelmente

                                ± 31 dias

                                Eu só me pergunto onde estava a tal "direita cristã e moralista" durante os 16 anos de PT. Onde estavam ......

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                1 Respostas
                                • M

                                  Mirtão

                                  ± 30 dias

                                  Estavam educadamente em seus lugares respeitando e torcendo para dar certo o "desgoverno" do lulopetismo. Ao contrario da esquerda que, atualmente, só quer o quanto pior melhor e atrapalhar aquele que quer consertar o Brasil.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              Fim dos comentários.