A estratégia dos progressistas é criar um novo status quo — a chamada “discriminação antirracista” — e usar a cultura para coagir a maioria a aceitar isso.| Foto: Bigstock
Ouça este conteúdo

Nos Estados Unidos, as imagens da era da segregação racial estão marcadas na mente daqueles que a viveram, bem como de todos os que assistiram a uma hora de história depois da vitória do movimento pelos direitos civis: bebedouros reservados a brancos ou negros, parques e instalações de recreação divididos por raça, ruazinhas de cidades do interior com cinemas, restaurantes e mercados só para brancos.

CARREGANDO :)

Felizmente, tudo isso acabou em meados da década de 1960— pelo menos era o que parecia. Recentemente, a segregação voltou a ser praticada, mas dessa vez sob o disfarce da “igualdade racial”. Como contei em 2020, órgãos governamentais de Seattle, em Washington, entre eles a biblioteca pública, a procuradoria e o órgão que cuida dos veteranos de guerra começaram a separar os funcionários de acordo com a raça em diversos programas de treinamento em diversidade, de modo que os brancos possa “aceitar a responsabilidade por seu racismo” e minorias possam se proteger “de qualquer dano em potencial que possa ser causado em conversas inter-raciais”.

Este ano, o novo segregacionismo chegou a um novo patamar: o da educação e das políticas de saúde pública. Em Denver, a Centennial Elementary School lançou a “Noite de Diversão para Famílias de Cor” como parte de seu programa de igualdade. Em Chicago, a Downers Grove South High School promoveu o “Passeio para Alunos de Cor”, também como parte de sua iniciativa pró-igualdade. Nas palavras das autoridades educacionais de Denver, os gestores implementaram atividades segregadas para “criar um espaço de pertencimento” que, dizem eles sem qualquer ironia, “pretende nos unir, não nos dividir”.

Publicidade

O novo segregacionismo também foi implementado no sistema de saúde pública, com órgãos federais e estaduais negando vacinas e tratamento contra a Covid-19 com base na raça das pessoas. Essa moda teve início ano passado, quando Vermont distribuiu vacinas a todos os membros das minoridades raciais com mais de 16 anos, negando-as para brancos sem especificar a idade ou as condições de saúde. Mais tarde, Nova York, Minnesota, Utah e o governo federal adotaram políticas que discriminavam os brancos explicitamente, limitando o tratamento com base na raça. (Diante da indignação pública, Minnesota recentemente voltou atrás nessa decisão, enquanto Utah anunciou estar “reavaliando” a medida. Mas tanto em Utah quando em Nova York as medidas permanecem em vigor).

A justificativa mais comum para a novo segregacionismo é a de que as minorias raciais sofrem de disparidades que devem ser corrigidas por meio da “discriminação positiva”, tratada como uma solução para o racismo histórico norte-americano. Na prática, contudo, essas medidas são irracionais, cruéis e perversas. De acordo com os critérios de Minnesota, por exemplo, o estado teria de priorizar o tratamento da Covid-19 de uma mulher negra saudável de 18 anos, ignorando um homem branco de 64 com hipertensão e que, diante das circunstâncias, corre um risco muito maior de morrer. As novas políticas raciais se sobrepõem à velha ciência da medicina, com consequências potencialmente catastróficas para os grupos raciais desfavorecidos.

Como esse tipo de coisa é possível? Juristas já deixaram claro que todos esses programas são explicitamente inconstitucionais: eles violam a Cláusula de Proteção da Décima Quarta Emenda e também a Lei de Direitos Civis, que veda a segregação racial de qualquer tipo. Ainda assim, o novo segregacionismo, aos poucos, se infiltra por todas as esferas da administração pública. A estratégia para os progressistas que apoiam isso é criar um novo status quo — a chamada “discriminação antirracista” — e usar o poder cultural que eles têm para coagir a maioria a aceitar isso.

Por enquanto eles estão tendo sucesso. Grupos conservadores como a Southeastern Legal Foundation e a Parents Defending Education têm entrado na justiça contra esse novo segregacionismo, mas levará anos até os casos serem julgados nos tribunais federais. Enquanto isso, os progressistas provavelmente solidificarão a nova postura, transformando a política da “segregação por justiça social” em algo normal. Se eles forem bem-sucedidos, isso fará com que o país volte no tempo, revivendo velhos antagonismos e inutilizando as proteções aos direitos civis previstos na Constituição.

Os eleitores deveriam estar indignados e deveriam trabalhar para mudar esse quadro. Sem dúvida há uma maioria de norte-americanos que se opõem à discriminação racial imposta pelo Estado. Se esses norte-americanos não falarem publicamente sobre isso, contudo, o novo segregacionismo continuará contaminando nossas instituições – ameaçando as bases da lei de direitos civis e os princípios fundamentais do governo e da sociedade norte-americanos.

Publicidade

Christopher F. Rufo é membro do Manhattan Institute e editor do City Journal.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
©2022 City Journal. Publicado com permissão. Original em inglês