• Carregando...
Uma infância baseada em smartphones prejudica a capacidade das crianças de serem resilientes
Uma infância baseada em smartphones prejudica a capacidade das crianças de serem resilientes| Foto: EFE/Luis Tejido

No livro "The Coddling of The American Mind" de 2018, Greg Lukianoff e Jonathan Haidt argumentaram que as crianças são inerentemente "antifrágeis" - ou seja, se beneficiam da adversidade. Mas em vez de "preparar a criança para o caminho, não o caminho para a criança", os pais têm sucumbido a ideias e práticas ruins que promovem uma cultura de fragilidade emocional, com seus apelos por espaços seguros, avisos de gatilho e censura.

O novo livro de Haidt, 'The Anxious Generation: How the Great Rewiring of Childhood is Causing an Epidemic of Mental Illness' [A Geração Ansiosa: Como a Grande Reconfiguração da Infância Está Causando uma Epidemia de Doenças Mentais, ainda sem edição em português], é uma extensão temática desse argumento. Ele descreve como a Geração Z - aqueles nascidos após 1995, os primeiros "a passar pela puberdade com um computador no bolso" - tornou-se frágil pela transição de uma infância baseada em brincadeiras para uma baseada em smartphones. O ambiente virtual das redes sociais, Haidt argumenta, amplifica ideias extremas e piora distorções cognitivas, aumentando as taxas de depressão, ansiedade, suicídio e automutilação dessa geração.

Haidt descreve como a mudança para uma infância baseada em telefones afeta a aprendizagem. Ela priva as crianças de experiências que as tornam participantes produtivas em uma sociedade democrática. Uma razão pela qual as crianças brincam é praticar habilidades adultas como resolver conflitos de forma independente. Ambientes virtuais não oferecem essa prática - as crianças podem simplesmente sair ou sair de um bate-papo para evitar disputas - enquanto ocupam o tempo gasto em atividades do mundo real que o fazem. Brincadeiras físicas não supervisionadas, com oportunidades para erros de baixo custo e até algumas críticas e provocações, são cruciais para aprender habilidades interpessoais e construir resiliência.

Ironicamente, enquanto enfatizamos proteger as crianças do menor dano físico ou emocional no mundo real, o mundo virtual tem um potencial maior de perigo. Neste reino, os pais não podem recompensar as crianças com níveis crescentes de responsabilidade e independência à medida que envelhecem. A idade não existe online; pouco mais é necessário do que, digamos, marcar uma caixa sem verificação para acessar uma página da web destinada a maiores de 18 anos.

As redes sociais exploram nossa sensibilidade natural às opiniões e ações dos outros. Haidt descreve como as pressões evolutivas recompensaram aqueles que aprendem a se conformar e a escolher as pessoas certas para copiar. Milhões de seguidores ou curtidas em uma postagem dizem aos jovens o que devem fazer para se encaixar. A arquitetura das redes sociais é projetada para fazer com que o conteúdo mais extremo se torne viral. É fácil ver como a exposição constante às pseudo-normas de um ambiente virtual, seja ideias políticas radicais ou padrões inatingíveis de riqueza, beleza e sucesso, pode levar a sentimentos negativos sustentados.

A viralidade das redes sociais apresenta outros perigos. Um erro social entre algumas crianças no playground pode ajudar as crianças a calibrar seu comportamento; o mesmo erro na Internet pode resultar em milhares - ou até milhões - de comentários hostis e continuar online para sempre.

Haidt também relata exemplos preocupantes de contágio social, como postagens virais de usuários com Síndrome de Tourette, provocando um número crescente de adolescentes a desenvolver tiques. Um dos principais tratamentos prescritos pelos médicos? Saia das redes sociais. Os diagnósticos de disforia de gênero, também, podem estar relacionados a tendências nas redes sociais. Os últimos anos viram um aumento impressionante nas encaminhadas clínicas de adolescentes da Geração Z com a condição, especialmente meninas.

As redes sociais também foram associadas a sono insuficiente e irregular e mostraram ser viciantes, sem surpresa para aqueles que se pegam fechando o Instagram na cama, apenas para perceber que passaram duas horas rolando vídeos de dez segundos. Os aplicativos de redes sociais prenunciam uma constante fragmentação da atenção. Um estudo descobriu que os jovens têm uma média de 192 notificações em seus telefones por dia.

Através desses argumentos bem pesquisados e bem fundamentados, Haidt apresenta um forte argumento de que infâncias baseadas em telefones não são propícias para se tornarem antifrágeis. Ele propõe um conjunto de soluções práticas.

Haidt argumenta que os pais devem facilitar uma aprendizagem mais independente e baseada em brincadeiras. No mínimo, eles deveriam ser capazes de deixar seus filhos sozinhos do lado de fora sem o risco de serem presos por negligência infantil. Ele propõe que os estados sigam o exemplo de Utah, Texas e pelo menos outros cinco, introduzindo leis de Independência Infantil Razoável. Separadamente, a "era da Internet" - a idade em que os dados online das crianças podem ser coletados e vendidos sem o consentimento dos pais - deve ser aumentada de 13 para 16 anos. Os estados poderiam exigir verificações adicionais de idade.

Ele insta as escolas a serem livres de telefones. Os benefícios potenciais dessa proposta vão além de melhorar o desenvolvimento das crianças. Os professores, por exemplo, podem ter mais facilidade em fazer com que os alunos se concentrem nas lições e controlem suas salas de aula.

Finalmente, embora Haidt reconheça argumentos de que as altas taxas de ansiedade e depressão podem ter origem no excesso de diagnóstico e maior disposição para autorrelatar, ele também apresenta evidências de que as taxas de suicídio e automutilação entre a Geração Z realmente aumentaram. Especialmente impressionante: a automutilação quase triplicou em frequência de 2010 a 2020 entre as adolescentes.

O subtítulo de Haidt, que sugere uma crise de doenças mentais, é o único aspecto lamentável de seu novo livro. Esta linguagem proeminente é uma generalização excessiva e um sinal de ampliação de conceitos - dois conceitos dos quais Haidt alertou em "The Coddling of the American Mind". A maioria das doenças mentais não apresentou as mesmas tendências acentuadamente crescentes que a ansiedade e a depressão.

A distinção é importante, principalmente porque uma indústria de saúde mental inchada e ineficaz tem a ganhar ao declarar uma "crise de saúde mental". A indústria não se beneficia tratando indivíduos com os distúrbios mais graves e reduzindo seus sintomas, mas tornando as crianças mais frágeis. Essa área tem um incentivo óbvio para legitimar a ideia de que emoções negativas comuns poderiam ser aliviadas com intervenção médica ou terapêutica. Fazer isso aumenta a base de clientes da indústria.

Assim como qualquer cuidado médico, os tratamentos de saúde mental e as intervenções terapêuticas não são isentos de riscos, especialmente para aqueles que os recebem preventivamente, como Abigail Shrier descreve em "Bad Therapy". Vale ressaltar que, embora haja algumas evidências de que o aumento das taxas de ansiedade e depressão esteja causalmente ligado ao uso de redes sociais, elas também estão ligadas em certo grau a iniciativas de saúde mental e leis de paridade aprovadas nos EUA, Reino Unido e Canadá, que tornaram mais fácil obter terapia coberta pelo seguro e cuidados de saúde mental.

Em vez de chamar isso de crise de doenças mentais, que sugere funcionamento cerebral anormal, talvez devêssemos perguntar: que comportamentos e emoções esperaríamos de um funcionamento cerebral normal? Visto dessa maneira, as crianças provavelmente deveriam experimentar mais ansiedade e tristeza, dada sua maior exposição a conteúdos extremos e notificações constantes. Isso não quer dizer que as tendências de suicídio e automutilação não sejam perturbadoras; mas os adolescentes muitas vezes estão sentindo ansiedade e tristeza em resposta a estímulos que naturalmente produzem tais sentimentos. Talvez o problema não exija intervenções médicas ou terapêuticas, mas sim as boas e velhas brincadeiras presenciais.

Felizmente, Haidt não pede "soluções de saúde mental". Para a grande maioria das crianças, o tratamento de saúde mental não será necessário. As crianças são resilientes. Assim como um fumante que para imediatamente aumentará sua expectativa de vida, as crianças que passam menos tempo e atenção em plataformas projetadas para serem viciantes e causar ansiedade têm a chance de se recuperar. As propostas de Haidt podem ajudar a dar-lhes essa chance.

Carolyn D. Gorman é analista de políticas no Manhattan Institute.

Copyright 2024 City Journal. Publicado com permissão. Original em inglês: Steeped in Fragility
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]