Decisões revertem decreto de Barack Obama, que viola os direitos à liberdade religiosa de hospitais e profissionais da saúde que se opõem ao procedimento.| Foto: Pixabay

Em 2016, quando a administração Obama decretou que os médicos eram obrigados a realizar cirurgias de mudança de sexo, muitos médicos reclamaram.

CARREGANDO :)

Agora esses mesmos médicos podem respirar aliviados, porque três tribunais federais tomaram decisões contrárias ao decreto de Obama.

Na primeira quinzena de outubro, um tribunal federal no Texas decidiu que o decreto de 2016 emitido pelo Departamento de Saúde violava a lei federal. A decisão ratifica duas sentenças anteriores e defende as regulamentações da administração Trump sobre o assunto.

Publicidade

A decisão chega na hora certa, já que vários hospitais religiosos estão enfrentando processos por se recusarem a realizar histerectomias, mastectomias e outras cirurgias requisitadas por pacientes que querem fazer a “transição” para o gênero oposto. Esses processos ameaçam causar a ruína financeira nesses hospitais se eles não concordarem realizar cirurgias que acreditam ser erradas e prejudiciais aos pacientes.

Na decisão, tomada por uma corte distrital do Texas, o juiz analisou a história do caso Aliança Franciscana vs. Azar, que girava em torno da questão se o Departamento de Saúde excedia seu poder ao tentar redefinir o termo “sexo” a fim de incluir a identidade de gênero.

Essa foi uma tentativa clara da administração Obama de incluir os transgêneros na quase cinquentenária lei de direitos civis.

O juiz também analisou se o decreto de Obama violava a Lei de Liberdade Religiosa, lei federal que protege os direitos de consciência – e, especificamente neste caso, os direitos dos médicos e hospitais de se recusarem a realizar um procedimento que eles acreditam ser prejudicial ao paciente.

Por fim, o juiz decidiu que a melhor solução, neste caso, era desprezar completamente o decreto de 2016 porque ele viola a Lei de Liberdade Religiosa e porque o Departamento de Saúde excedeu sua autoridade ao tentar redefinir “sexo” para incluir a identidade de gênero.

Publicidade

O que a administração Obama tentou fazer

A regulamentação de 2016 da administração Obama tentou ampliar o escopo da Seção 1557 da Lei de Proteção e Cuidado ao Paciente, determinando que qualquer provedor de serviços de saúde que receba fundos federais deveria tratar os indivíduos de acordo com sua “identidade de gênero” e que eles não podiam negar tratamento com base em seus estatutos.

Muitos criticaram a norma e previram que ele daria origem a várias ações na justiça. Ele teria como alvo sobretudo provedores religiosos de saúde que tinham objeções de consciência a realizar operações de mudança de sexo.

Quase que imediatamente, a Aliança Franciscana, um grupo de hospitais católicos – há pelo menos 14 deles localizados em Indiana e Illinois — processaram o governo. O grupo, que emprega cerca de 18 mil pessoas, dizia que a regra violava as liberdades religiosas de seus funcionários.

O grupo tinha razão.

Na noite de Ano Novo de 2016, um tribunal federal deu uma liminar para a Aliança Franciscana.

Publicidade

O tribunal disse que a regra extrapolava a autoridade estatutária do Departamento de Saúde ao tentar redefinir o sexo para incluir a identidade de gênero e que a norma violava a Lei de Liberdade Religiosa ao prejudicar o livre exercício da religião, uma vez que os médicos seriam obrigados a violarem sua consciência e ignorarem o Juramento de Hipócrates.

“Direitos” trans vs. “Direitos” de consciência

Desde o decreto de 2016, vários hospitais religiosos foram processados por se recusarem a realizar o que os transgêneros chamam de “cirurgia de redefinição de gênero”, mas o que alguns médicos chamam de esterilização de seres humanos saudáveis para mitigar a disforia de gênero que, em termos científicos, é uma doença mental.

Nós cobrimos um caso como este em setembro, quando um tribunal da Califórnia retomou um processo contra um hospital católico dizendo que ele promovia a discriminação ao se recusar a realizar uma histerectomia numa mulher que queria virar homem.

Esse caso é especialmente revelador porque, originalmente, um tribunal de 1ª instância em San Francisco deu uma sentença em favor do hospital e depois arquivou o caso porque a paciência fez a histerectomia em outra instalação.

Mas uma corte de apelação reabriu o caso, dizendo que a Califórnia se preocupava mais em lutar contra a discriminação dos pacientes LGBT do que em proteger as liberdades religiosas dos hospitais.

Publicidade

“Qualquer peso que a lei estadual imponha ao exercício da religião é justificado pelo interesse da Califórnia de garantir o acesso completo e igual ao tratamento médico a todos os seus residentes”, escreveu o ministro Stuart R. Pollak, numa votação unânime da Corte de Apelações de San Francisco.

Claro que isso dá outro sentido à expressão “ativismo judicial”.

Não está totalmente claro como essa nova sentença afetará outros processos entre provedores de saúde e transgêneros.

O certo é que a decisão protege o direito ao livre exercício da religião e está de acordo com a Lei de Liberdade Religiosa, porque ela finalmente corrige uma norma da era Obama que nem deveria ter sido adotada.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade

© 2019 The Daily Signal. Publicado com permissão. Original em inglês

Nicole Russell é colaboradora do Daily Signal.