i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Deep Web

Dogolachan: O subterrâneo da internet que inspirou os jovens de Suzano

  • PorTiago Cordeiro, especial para a Gazeta do Povo
  • 14/03/2019 17:39
Dogolachan é um fórum na internet que protege o anonimato e funciona na Deep Web (Foto: Pixabay)
Dogolachan é um fórum na internet que protege o anonimato e funciona na Deep Web (Foto: Pixabay)| Foto:

Quando começaram a planejar a invasão à Escola Estadual Professor Raul Brasil, em Suzano, Guilherme Taucci e Luiz Henrique de Castro contaram com uma rede de apoio e informações. Trata-se da Dogolachan, um fórum de internet que protege o anonimato e funciona na Deep Web, a parte da internet que não pode ser acessada por usuários tradicionais.

Há indícios de que é de Guilherme uma mensagem enviada ao administrador do fórum, conhecido pela sigla DPR: “Muito obrigado pelos conselhos e orientações, DPR. Esperamos do fundo dos nossos coração [sic] não cometer esse ato em vão. Todos nós e principalmente o recinto será citado e lembrado. Nascemos falhos mas partiremos como heróis.”

Leia mais: 6 textos para entender os tiroteios em massa

Os usuários do Dogolachan, aliás, celebraram o massacre desta quarta-feira. E o administrador DPR, cuja identidade não é conhecida, postou um texto dizendo que foi procurado por Luiz, que pretendia comprar uma arma calibre 22. Sobre Guilherme, ele escreveu: “um bom garoto que acabou descobrindo da pior forma possível que brincadeiras podem ser tornar pesadelos reais”.

Opinião da Gazeta: A tragédia de Suzano e as famílias fragmentadas

Esse universo paralelo que estimula o preconceito e a violência é organizado seguindo uma hierarquia bem definida, e utiliza um glossário próprio. Conheça as dez expressões mais comuns utilizadas por pessoas como os dois jovens que promoveram o massacre na cidade da Grande São Paulo.

  1. Dogolachan: O fórum acessado pelos autores do ataque de Suzano foi fundado em dezembro de 2013, por Marcelo Valle Silveira Mello, preso em 2018 e condenado a 41 anos, seis meses e 20 dias de prisão por, entre outros crimes, associação criminosa e incitação ao cometimento de crimes. Depois de sua prisão, o fórum se deslocou para a Deep Web. Os usuários não precisam criar logins nem fornecer nenhum tipo de informação pessoal. Geralmente planejam, discutem e louvam atos de violência, principalmente contra mulheres – mas também defendem neonazismo e pedofilia. O fórum tem um mascote, a imagem de um cachorro, batizado pelo criador de Dogola.
  2. Psycl0n: Apelido utilizado por Marcelo Mello dentro do Dogolachan. Estudante de computação, estimula atos violentos e a divulgação de imagens de assassinatos e pedofilia desde 2005, quando atuava na rede social Orkut. Em 2009, tornou-se o primeiro brasileiro a responder por crime de racismo na internet. É suspeito de ter mantido contato com Welligton Menezes de Oliveira que, em 2011, matou 12 crianças na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, no Rio de Janeiro. Preso em 2012, Marcelo foi liberado em 2013. Quando foi detido novamente, em 2018, morava em Curitiba. Ao longo de muitos anos, atacou e ameaçou a argentina Dolores Aronovich, doutora em língua inglesa e professora da Universidade Federal do Ceará que passou anos denunciando as práticas de Marcelo. A ação de Dolores, conhecida como Lola, inspirou a lei 13.642/2018, sancionada em abril do ano passado, que autoriza a Polícia Federal a investigar a misoginia na internet.
  3. Kyo: Apelido de André Luiz Gil Garcia, um frequentador – e, por alguns meses, administrador – do Dogolachan. Em 16 de junho de 2018, assediou uma mulher de 27 anos, Luciana de Jesus do Nascimento, numa rua de Penápolis (SP). Quando ela tentou fugir, foi baleada nas costas. Cercado pela polícia, André, que tinha 29 anos, se matou com um tiro no próprio peito. Os participantes do fórum lamentaram que Kyo não tivesse conseguido comprar mais armas para matar mais mulheres antes de cometer suicídio. Seu nome continua sendo citado como exemplo de heroísmo.
  4. Chan: É o nome como são conhecidos os fóruns de internet povoados por usuários anônimos, que se aproveitam do espaço para disseminar discursos de ódio. Surgiram no Japão, por volta do ano 2000, e hoje são populares no mundo todo. Em geral, os posts desaparecem depois de alguns dias e não ficam armazenados em nenhum servidor. Entre os chans brasileiros mais conhecidos estão o 55chan (que não permite o acesso de mulheres) e o Magochan (utilizado por garotos virgens).
  5. Channers: Assim se identificam os frequentadores de chans. Para evitar o acesso de novatos ou curiosos, eles utilizam um vocabulário muito específico, cheio de siglas e gírias, como “ancientfag” (“membro mais antigo”), “baw” (“choro”) e “TL:DR” (“muito longo, não li”) . Para ilustrar os tópicos, sem denunciar o conteúdo que vem sendo discutido, os usuários utilizam as chamadas imageboards – desenhos, que geralmente fazem referências a mangás, sem nenhuma relação com o assunto abordado.
  6. Falhos: Guilherme Taucci e Luiz Henrique de Castro se consideravam “falhos”. A gíria faz referência a pessoas fracas, carentes, mimadas, sem inteligência nem maturidade. Geralmente esses usuários relatam histórico de bullying na vizinhança ou na escola e são solitários e isolados. Muitos afirmam que pretendem cometer suicídio – é comum que outros channers sugiram que, no momento tirar a própria vida, os “falhos” matem o maior número possível de pessoas comuns. “Leve a escória junto” ou “leve o gado junto” são sugestões muito repetidas aos possíveis suicidas.
  7. Atcvm Sanctvm: Tentativa de tradução para o latim para o “ato santo”, capaz de regenerar os “falhos”. Em geral, faz referência a atos de justiça, incluindo os massacres de Suzano e Realengo. Quem comete é considerado um herói pelos demais participantes do chan.
  8. Jorges: A expressão surgiu em 2008, em um programa de auditório da TV chilena, quando um garoto chamado Jorge, bastante caseiro e mimado, reclamava com a mãe dizendo que queria ser “hardcore”. Ser um “Jorge”, portanto, é fazer tentativas claramente ridículas de tentar ser radical ou violento.
  9. Incel: São celibatários involuntários (“incel” é sigla para “involuntary celibates”, do inglês). A expressão faz referência a pessoas que, por timidez, depressão ou rejeição de garotas, não conseguiram perder a virgindade e culpam as mulheres e os homens sexualmente ativos por isso. O caso mais recente de ataque provocado por um “incel” é o canadense Alek Minassian, que em abril de 2018 usou uma van para atropelar um grupo de pedestres em Toronto. Ele deixou um post em seu Facebook saudando Elliot Rodger, um “incel” que, em 2014, havia matado seis pessoas a tiros e facadas na Califórnia.
  10. Chads e Stacys: Os “incel” usam essas expressões para se referir a, respectivamente, homens e mulheres considerados bonitos, charmosos e sexualmente ativos. Mulheres em geral são chamadas de “femoids” e homens comums, de “normies”. Todos, em algum momento, podem ser alvos dos “channers”.

>>> READ IT ON WISE UO NEWS <<<

22 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 22 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • H

    Hamilton Lima Wagner

    ± 5 horas

    A matéria é complexa, expõe uma realidade que existe, mas desperta curiosidade de quem procura. Estamos em um momento em que as pessoas lidam mal com o bulling - que além de presencial vira virtual, e muitas vezes as famílias não estão atentas para o sofrimento que se esconde em quartos fechados e falta de diálogo. Temos de ter muito cuidado com o que se divulga.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • C

      Cristian carla a. Volski cassi

      ± 6 horas

      Falta família e chinelo no traseiro.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • D

        Decio mango

        ± 3 dias

        Por que nao fazem algo util...STF e logo ali

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • W

          Wallace Vieira

          ± 3 dias

          Vendo alguns comentários me surpreendi com o desejo de encobrir algo que está totalmente descoberto para muitos adolescentes ou crianças. Gostei da matéria, este tipo de informação pode ser crucial entre salvar vidas ou ver tragédias. Com certeza se perceber esse tipo de comunicação em parentes ou amigos, filhos, filhos de amigos entre outros, ja sei que ali há um problema e que precisa ser observado mais de perto para evitar qualquer tragedia. Ignorância não é uma benção.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • A

            A.Man

            ± 3 dias

            Não acho que esse tipo de artigo não deva ser publicado. A informação está aí ! Os pais precisam estar CIENTES do que acontece na internet enquanto seus filhos estão ali navegando. Esconder e "cochichar" nunca foi uma saída boa para enfrentar os problemas. O mundo vai precisar repensar as regras da internet, se é que vai ser possível. E as famílias precisam repensar que tipo de disciplina vão impor aos seus filhos

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • M

              mcandi

              ± 3 dias

              Que droga é essa? Quem quer saber o que significa essas coisas doentias?

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • F

                FCM

                ± 3 dias

                Parabéns Gazeta!! Monta um manual da proxima vez!! O que estes grupos procuram são sair do anonimato. Materias como estas, por mais que bem feitas, só aumentam a curiosidade e atraem pessoas frustradas e podem gerar novos ataques. Esses grupos só deveriam merecer atenção da Policia federal. Mais ninguém!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • N

                  Neto

                  ± 3 dias

                  Se Deus não existe, tudo é permitido.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • F

                    FLAVIO

                    ± 3 dias

                    Tem que punir todos.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • R

                      Rodrigo Souza

                      ± 3 dias

                      Ao cometer estes atos os criminosos eles buscam exposição, "partir como herois", já que durante a vida foram frustrados. Quem lhes dá fama infelizmente somos nós, ao comsumir este tipo informação, incentivando a mídia, carente de audiência, a produzir mais e mais conteúdo, colocando pessoas medíocres num pedestal de terríveis criminosos, exatamente o que desejavam, e incentivando outros a fazerem o mesmo. Como quebrar este ciclo?

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • L

                        Lucas de Carvalho Lopes

                        ± 3 dias

                        Uh, muitas dessas gírias são bem usadas em fóruns comuns de Internet, como o reddit, principalmente em fóruns gringos. Não é necessariamente coisa da deep web. Fora isso a matéria é boa, mas é preciso entender o que leva adolescentes a ficarem na Internet incentivando os outros a se matarem junto com um massacre.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • V

                          Vera Lucia Broetto

                          ± 3 dias

                          Tanto dinheiro gasto com coisas DESNECESSÁRIAS para o país e para fiscalizar e punir esses monstros que ficam disseminando o ódio e a loucura em nada se investe? Triste nosso Brasil!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • M

                            Meg Litton

                            ± 3 dias

                            Doentes!!!!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • D

                              Danilo

                              ± 3 dias

                              A Internet é um espaço social que precisa ser regulamentado. Sem regulamentação, vira zona, vira gueto, vira guerra, vira tragédia. Quando é que o estado brasileiro vai acordar e colocar ordem nesse galinheiro?

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              1 Respostas
                              • P

                                Paulo Ricardo Costa Pinto

                                ± 3 dias

                                E quando é que os brasileiros vão acordar, tomar vergonha na cara, assumir o controle de suas próprias vidas, ter responsabilidade sobre si mesmos e seus filhos e parar de esperar que o estado limpe a bandinha deles? Papo furado essa coisa de regulamentação. Quem fiscaliza meus filhos sou eu, quero o estado longe deles.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • T

                              Tommaso

                              ± 3 dias

                              Imprensa fazendo seu papel. Dando todas as letras s o caminho para que novos ataques aconteçam. O faturamento e exposição aumentam muito, né? Importante manter esse tipo de tragedia em evidência e fazer propaganda . Doentes.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • P

                                Paulo José da Costa

                                ± 3 dias

                                senti um certo entusiasmo no articulista. Em nenhum momento ele parece condenar ou estar assustado com esse museu de horrores. Bem, talvez seja o jornalismo de hoje, uns são partidários, outros isentos até demais.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • A

                                  All Jr

                                  ± 3 dias

                                  Isso é tão bizarro que só dá pra acreditar mesmo por conta das provas que estão disponíveis. Terrível imaginar que o pior na mente das pessoas é não só louvado como incentivado. Mais um alerta para os pais e para toda a sociedade.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • A

                                    Antonio Eduardo Fernandes

                                    ± 4 dias

                                    Que pessoal estranho e bizarro esse descrito na matéria. Será que é isso mesmo ? A descrição do fórum está parecendo um inconsciente ou id para onde são empurradas todas as taras, fetiches, frustrações e impulsos primitivos.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    3 Respostas
                                    • ± 3 dias

                                      Falta de sexo !

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • ± 3 dias

                                      Vai no 55chan, que não está na deep web e sim na surface web (internet "normal") e verá exatamente as mesmas coisas lá, gente comemorando, incentivando, incitando. Infelizmente isso é real, mas a maioria tá lá pra "lulz" (outro termo pra você pesquisar), enquanto alguns poucos enxergam naquilo algo que querem fazer de verdade.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • P

                                      Paulo José da Costa

                                      ± 3 dias

                                      o cara do blog quando escreve parece entusiasmado. Mas pode acreditar , deve ser isso mesmo. É o fim dos tempos.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  Fim dos comentários.