| Foto: Arte - Gazeta do Povo
Ouça este conteúdo

A Gazeta do Povo está oferecendo de forma gratuita a seus assinantes uma edição exclusiva de 'Revolução dos Bichos', do escritor britânico George Orwell, em formato digital. O livro foi lançado em 1945, no Reino Unido, sob o título 'Animal Farm' (Fazendo dos Animais). Na época, Stalin comandava a URSS com mão-de-ferro, e já tinha promovido milhões de mortes na Ucrânia, além de promover expurgos de adversários políticos e enviar os opositores para campos de trabalho forçado na Sibéria. O ebook lançado pela Gazeta do Povo conta com tradução de Gisele Eberspächer, mestre em estudos literários, e com ilustrações de Osvalter Urbinati, vencedor do prêmio ÑH da Society for News Design de melhor capa de jornal do ano em 2016.

CARREGANDO :)

Há pelo menos cinco anos os livros de George Orwell (1903-1950) figuram entre os mais vendidos do Brasil, especialmente os clássicos ‘1984’ e ‘Revolução dos Bichos’. Em 2020, ‘Revolução dos Bichos’ foi o terceiro livro de ficção mais vendido do Brasil, seguido por ‘1984’, em quarto lugar. Nos EUA, o livro ‘1984’ também voltou à lista dos best-seller em 2017. Tais números refletem a atemporalidade das obras de Orwell.

Enquanto ‘1984’ trata de um estado totalitário em seu auge, quando nada escapa ao controle do “Big Brother”, termo popularizado pelo livro, ‘Revolução dos Bichos’ é uma alegoria sobre o nascimento da União Soviética. A Fazenda Solar, do Sr. Jones, é tomada pelos animais, que expulsam os humanos e dão início a uma utopia: um lugar no qual os animais não sejam mais explorados. Com o tempo, porém, as coisas mudam de figura e na realidade um tipo de exploração, ainda pior que anterior, se instala entre os bichos.

Publicidade

Na Fazenda Solar, a utopia logo dá lugar ao terror, como aconteceu na União Soviética — e em todos os lugares em que o comunismo se instalou. As execuções, a fome, o trabalho forçado, a criação de uma elite política: tudo é contado em forma de fábula de maneira magistral por George Orwell. Por isso o interesse público no autor se renovou: vivemos em tempos em que as liberdades individuais estão sob ameaça, seja por ditaduras como a China, ou por gigantes companhias de tecnologia, que censuram em nível mundial.

O livro, um libelo contra a opressão, também pode ser enviado para familiares e amigos, sem nenhum custo adicional. Leia e compartilhe.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]