Ninguém consegue viver sem acreditar em alguma coisa. Toda vez que decidimos fazer um trabalho de caridade, acordar cedo para ir à igreja e quando damos nosso voto a um político, mesmo que de forma inconsciente, estamos manifestando nossas crenças no que é bom ou mal, justo ou injusto. E a alguns desses sistemas de crença que buscam explicar e dar sentido ao mundo nós chamamos de religião.

CARREGANDO :)

E, embora eu não tenho conhecimento para falar por todas, pelo menos as principais religiões que nós conhecemos no Brasil têm um mito. Uma história que narra como o mundo foi criado, como ele se perdeu, como ele foi salvo e como ele vai acabar um dia.

Acontece que a palavra "mito", no Brasil, ganhou um outro significado. Para muita gente, ela é associada a uma pessoa. Especificamente, ao homem que hoje ocupa a cadeira da presidência da República. O leitor certamente conhece alguém que entende que Jair Bolsonaro é, literalmente, alguém enviado por Deus para salvar o Brasil do comunismo, uma peça-chave para a restauração de um país que já foi grande.

Publicidade

Por conta disso, a pergunta deste episódio é polêmica: dá para dizer que o bolsonarismo é uma religião civil? Para responder essa questão, convidamos o pastor Yago Martins, autor do livro "A religião do bolsonarismo", que está entre os mais vendidos da área na Amazon, e o Victor Gama, doutorando em Ciências da Religião pela PUC de Minas.