Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
podcast

Ideias 28: A direita brasileira está sob censura nas universidades?

Existe má vontade nas faculdades brasileiras quanto a temas conservadores?

 |

As universidades brasileiras estão se tornando um campo de batalha. Se até recentemente o pensamento de esquerda era praticamente único no espaço acadêmico nacional, alunos e professores de direita estão reclamando sua parte nesse latifúndio ideológico. 

Como era de se esperar, a esquerda não reagiu bem. A simples exibição de um documentário sobre Olavo de Carvalho na Universidade Federal de Pernambuco foi cercada de tensão e acabou em briga. 

Uma semana de debates sobre as vítimas do comunismo, que seria feita na Universidade Federal de Santa Catarina, foi impedida de ser realizada

Existe, para dizer o mínimo, um clima de censura nas faculdades brasileiras quanto a temas de “direita”? 

Gabriel de Arruda Castro, editor de educação da Gazeta do Povo, e os blogueiros Alexandre Borges, Leandro Narloch e Rodrigo Constantino debatem o tema e ajudam a responder as seguintes questões: os episódios no Recife e em Florianópolis dão a entender que existe má-vontade da administração das faculdades federais com a direita? É possível dizer que as universidades são ambientes livres atualmente? Por que as universidades se tornaram um território tão hostil para ideias conservadoras? 

 

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.