• Carregando...
Fachada da Jeffrey’s Toys, "a loja de brinquedos mais antiga de San Francisco"
Fachada da Jeffrey’s Toys, “a loja de brinquedos mais antiga de San Francisco”| Foto: Reprodução

A loja de brinquedos de San Francisco que ajudou a inspirar os animadores por trás da franquia 'Toy Story', da Disney, é o mais recente varejista a fechar na atribulada cidade de esquerda, devido em parte à queda do tráfego no centro da cidade, ao aumento dos custos e ao crime em espiral.

A Jeffrey’s Toys, que se autodenomina "a loja de brinquedos mais antiga de San Francisco", vai fechar permanentemente em 10 de fevereiro. Matthew Luhn, que é coproprietário da loja com seu pai e madrasta, disse ao site SFGATE em dezembro que a loja estava lutando para se manter devido ao aumento das compras online, mas também por causa dos problemas no centro de San Francisco — uso de drogas nas ruas, furtos e violência.

Um funcionário deixou de trabalhar na loja após cinco anos, depois que alguém a empurrou contra uma parede e tentou esfaqueá-la, disse Luhn ao SFGATE. Ele também culpou os políticos de San Francisco, dizendo que "precisamos de uma relação mais saudável com a cidade", incluindo ajuda financeira e esforços mais fortes para reprimir as operações de receptação onde bens roubados são vendidos.

"Estamos investindo nosso dinheiro, estamos trabalhando arduamente e estamos colocando nosso amor nisso", disse Luhn. "Mas, na relação que temos com a cidade, isso não está sendo retribuído."

A loja foi aberta pela primeira vez em 1938 como uma loja de variedades chamada Birdie’s, antes de mudar para a venda exclusiva de brinquedos em 1953, durante o baby boom do pós-Segunda Guerra Mundial, de acordo com seu site. A loja foi renomeada Jeffrey’s Toys em 1966.

A loja foi de propriedade e administrada por quatro gerações da mesma família. A família Luhn tem pago US$20.000 por mês de aluguel por sua localização na Rua Kearny.

Na década de 1990, Luhn foi um dos 12 animadores contratados para o filme original 'Toy Story'. Ele disse ao SFGATE que, enquanto faziam o filme, seu pai entrava para dar ideias aos animadores. "E quando fizemos referências para quase todos os filmes 'Toy Story', sempre íamos para Jeffrey’s Toys", disse Luhn. "Meu pai apenas fechava a loja e dizia: ‘Apenas brinquem, divirtam-se e me avisem se precisarem de alguma coisa’".

Na semana passada, Jeffrey’s postou uma mensagem em sua página no Facebook agradecendo aos seus apoiadores e afirmando que "Tudo tem um fim", enquanto a loja faz seu "caminho até a linha de chegada (em algumas semanas)". Um comentarista na postagem sugeriu que eles reabrissem no Texas, onde "não precisariam se preocupar com toda a violência, crime e drogas". Outro culpou o fechamento iminente da loja pelos "esquerdistas de San Francisco e seu governo municipal que permite o crime". Outro simplesmente escreveu: "NÃOOOOOOOOOOO".

Um advogado da família Luhn disse ao Washington Post que a loja "tem lutado há vários anos" e que o fechamento se deve aos "perigos e violência do ambiente no centro, à inflação, à diminuição dos gastos do consumidor e ao declínio do varejo em todo o mundo".

Saindo da pandemia, San Francisco tem enfrentado o aumento do crime, uso de drogas ao ar livre no centro da cidade, proliferação de acampamentos de moradores de rua, juntamente com escritórios de tecnologia abandonados, levando vários varejistas de renome a deixar a cidade. Em 2021, a Walgreens citou o crime organizado e o furto desenfreado como razão para o fechamento de lojas em San Francisco. O Whole Foods fechou sua loja no centro no ano passado, um ano após a abertura, devido às deterioradas condições das ruas. Um mês depois, a Nordstrom anunciou que estava fechando suas duas lojas em San Francisco por causa do crime.

No verão passado, os proprietários do Westfield Mall no centro de San Francisco anunciaram que estavam saindo da cidade. Uma análise da National Review dos dados de gestão de emergências descobriu que, ao longo de três anos, as autoridades foram chamadas ao shopping mais de 5.000 vezes por uma variedade de motivos, desde furtos e roubos de bolsas até relatos de agressões, pessoas com facas e armas, pessoas mentalmente perturbadas em crise e exposição indecente.

AT&T, Banana Republic, Starbucks, Target, Disney e Anthopologie estão entre outros varejistas que fecharam lojas recentemente em San Francisco.

©2024 National Review. Publicado com permissão. Original em inglês: San Francisco Toy Store That Inspired Toy Story Franchise Set to Close Due to Rising Crime, Disorder
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]