• Carregando...
Performance La Bête foi encenada pelo artista Wagner Schwartz | Divulgação
Performance La Bête foi encenada pelo artista Wagner Schwartz| Foto: Divulgação

O Museu de Arte de São Paulo (MASP) se manifestou sobre a performance artística La Bête, realizada na terça-feira (26), no Museu de Arte Moderna(MAM), de São Paulo, durante a 35ª Mostra Panorama de Arte Brasileira. Na exposição, uma criança aparece tocando um homem nu, deitado no chão. As imagens da apresentação viralizaram nas redes sociais.

Segundo o MAM, a criança estava acompanhada de um responsável durante a apresentação e o público estava ciente do teor da performance. O museu também afirmou que a mostra não tem qualquer conteúdo erótico.

Leia também: Após recomendação do MP, Santander reafirma que não irá reabrir Queermuseu

O MASP publicou uma nota em apoio ao evento, com a hashtag #SomosTodosMAM. Na declaração, o museu demonstrou solidariedade à curadoria da exposição diante das reações ao trabalho do artista Wagner Schwartz,  protagonista da mostra. “O MASP preza a liberdade de expressão artística e rejeita qualquer tipo de censura. Repudiamos, ainda, o crescimento de ataques verbais e mesmo ameaças físicas a artistas, curadores e instituições de arte”, disse o museu, no comunicado.

A instituição lamentou o que chamou de “escalada repressiva que atingiu exposições e trabalhos de arte, sem um debate verdadeiramente amplo, ponderado e aberto, em torno de ideias e do exercício da arte.” No entendimento da instituição, trabalhos de arte e manifestações artísticas, mesmo que polêmicas, não devam ser objetos de repressão e censura. “O verdadeiro exercício democrático se faz a partir do convívio com as diferenças, e só pode ser realizado com base no diálogo”, defendeu  ainda o museu.

 

Colaborou: Isabelle Barone

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]