• Carregando...
Morador de rua dorme em frente à saída do Hospital Geral de Toronto, no Canadá.
Morador de rua dorme em frente à saída do Hospital Geral de Toronto, no Canadá.| Foto: EFE / Osvaldo Ponce

Um novo relatório encomendado pela Canadian Medical Association (Associação Médica Canadense, CMA na sigla em inglês) analisa os impactos mais amplos do Covid-19 na saúde no Canadá. O relatório de novembro, chamado A Struggling System (Um Sistema Problemático, em tradução aproximada), explora uma gama de problemas crescentes, desde questões de saúde mental até o abuso de substâncias e a deterioração dos determinantes sociais da saúde. Infelizmente, o relatório também confirma um fato que muitos suspeitavam desde o início: a demora no atendimento levou a milhares de mortes evitáveis.

“Embora não seja surpreendente que mais canadenses morreram em 2020 do que em um ano normal”, escrevem os autores, “o número de mortes em excesso foi maior do que pode ser explicado apenas pelo COVID-19. Embora possa haver várias causas dessas mortes em excesso, o atraso ou perda de atendimento devido ao desligamento de serviços e à falta de capacidade suficiente em sistemas de saúde sobrecarregados pode ser um fator contribuinte.”

Depois de analisar os dados, os autores estimaram que atrasos e omissões no atendimento médico contribuíram para mais de 4.000 mortes em excesso não relacionadas à Covid-19 entre agosto e dezembro de 2020. Desnecessário dizer que o número total de mortes evitáveis ​​desde o começo da pandemia até o momento é provavelmente muito mais alto.

Mas quão graves são os atrasos? Bem, o relatório estimou as pendências para oito procedimentos selecionados. Desses oito procedimentos, a cirurgia de câncer de mama teve o menor acúmulo, 46 dias, enquanto as substituições de quadril tiveram o maior acúmulo, 118 dias.

Isso pode soar como longas esperas por si mesmas, mas lembre-se de que essas são apenas as esperas extras causadas pelo COVID-19 e os bloqueios, não o tempo total de espera.

Para estimar o tempo total de espera, podemos adicionar os números do acúmulo aos números pré-pandemia do relatório Waiting your Turn (Esperando sua vez) de 2019 do Fraser Institute. O relatório observa que o tempo médio de espera nacional para substituições de joelho e quadril em 2019 foi de 28,6 semanas (200 dias), e a espera média foi de 18 semanas (126 dias) para cirurgias de catarata. Adicionando isso aos números acima, podemos estimar o tempo total de espera atual em 304 dias para substituições de joelho, 318 dias para substituições de quadril e 231 dias para cirurgia de catarata. Para encurtar a história, não é um bom momento para estar no mercado de procedimentos médicos.

O acúmulo pode eventualmente ser compensado, é claro, mas compensá-lo vem com um preço alto. De acordo com o relatório do CMA, o custo para retornar aos tempos de espera pré-pandemia é estimado em US$ 1,3 bilhão.

E o custo para eliminar totalmente a espera? Bem, não vamos nos precipitar.

Diagnosticando o Problema

Se este relatório tem um lado bom, é o fato de que as pessoas finalmente parecem estar acordando para as repercussões negativas dos lockdowns. Durante meses, os médicos têm alertado sobre as consequências indesejadas de encerrar serviços “não essenciais”, especificamente os riscos de risco de vida associados à redução dos cuidados médicos. Mas talvez sejam necessários alguns dados preocupantes como esses para mostrar às pessoas o quanto os lockdowns afetaram nossa saúde e bem-estar.

E ainda, embora os lockdowns certamente tenham desempenhado um papel grande e indesculpável nesses atrasos, eles não são a única causa do problema. Como observa o relatório, outro fator que levou a esses resultados desastrosos foi a falta de capacidade suficiente.

É aqui, é claro, que os políticos e especialistas fazem a festa. Na opinião deles, a raiz do problema é a falta de financiamento. Se ao menos o sistema tivesse mais investimento, eles raciocinam, a atrasos nos atendimentos médicos não seriam um problema. Uma vez que essa premissa seja aceita, o debate sobre a saúde se transforma em uma discussão sobre exatamente quanto mais financiamento é necessário para “consertar” o sistema.

O problema com essa prescrição de política é que ela se origina de um diagnóstico incorreto do problema. Na realidade, os resultados desanimadores neste relatório não são uma indicação de que o sistema "apenas precisa de mais financiamento". Eles são uma indicação de que o sistema de saúde socializado simplesmente não funciona. Na verdade, a escassez e os atrasos que se tornaram comuns na saúde canadense não são casualidades. Eles são o resultado natural da proibição dos mercados privados e da sua substituição por um planejamento central de cima para baixo.

Esta é a parte mais frustrante da política de saúde no Canadá. Não importa o quão ruim seja o desempenho do sistema, não importa quantas pessoas morram, os canadenses se recusam a sequer considerar a possibilidade de que o problema esteja no fato de que o sistema é planejado centralmente. Sempre se pede mais financiamento e nunca mais liberdade. Porém jogar mais dinheiro em um sistema quebrado nunca vai consertar isso. A única maneira de realmente melhorar o sistema é permitir que o mercado livre atenda às necessidades das pessoas.

O planejamento central é o que nos colocou nessa confusão. Não será isso que nos tirará de lá.

O visível e o invisível

Colocando os problemas mais amplos com saúde socializada de lado, há uma lição mais específica a ser aprendida com relação aos atrasos. A lição, para simplificar, é que medidas bem-intencionadas geralmente têm efeitos colaterais prejudiciais que podem ser difíceis de prever. Frédéric Bastiat observou isso em seu ensaio de 1848, Aquilo que é visto e aquilo que não é visto.

“Na economia”, escreveu ele, “um ato, um hábito, uma instituição, uma lei dá origem não apenas a um efeito, mas a uma série de efeitos. Desses efeitos, o primeiro é apenas imediato; ele se manifesta simultaneamente com sua causa — é visto. Os outros se desenvolvem em sucessão — eles não são vistos.”

O excesso de mortes associadas a atrasos no atendimento é um lembrete trágico dos tremendos danos invisíveis que os lockdowns criaram. É claro que pode ser tentador minimizar esses efeitos e reduzir as intervenções não farmacêuticas. Mas talvez, em vez disso, seja hora de ressuscitar um antigo princípio da medicina que parece ter sido esquecido: Primum non nocere.

Primeiro não prejudicar.

Patrick Carroll é formado em Engenharia Química pela University of Waterloo e é Editorial Fellow na Foundation for Economic Education.

©2021 Foundation for Economic Education. Publicado com permissão. Original em inglês.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]