O vazamento das mensagens de Alexandre de Moraes foi um escândalo de arbitrariedade judicial. Porém, não é assim que o ministro, tampouco seus pares, veem o episódio. Além de relativizá-lo, o ministro redobrou seus esforços na perseguição de outro grande inimigo: as redes sociais. Após a rede social X, o antigo Twitter, fechar seu escritório no Brasil, ele cometeu o absurdo de intimar a plataforma na própria plataforma - culminando, agora, na decisão de suspender o X no país. Estes são os temas do Na Veia deste sábado (31).
Moraes manda suspender X no Brasil
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes intimou o empresário Elon Musk, dono do X, a indicar o novo representante legal da empresa no Brasil. Moraes deu 24 horas para que o bilionário cumprisse a ordem judicial, sob pena de suspensão imediata da rede social. A intimação foi feita por uma postagem no perfil oficial do STF no próprio X, já que a empresa encerrou as atividades no país no dia 17 de agosto.
A empresa se recusou a cumprir a ordem e, nesta sexta (30), Moraes determinou a suspensão da rede social no Brasil. O ministro notificou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), responsável por notificar as operadoras de internet, que têm cinco dias a partir da decisão para retirar a plataforma do ar no país.
Ministro liga vazamento de mensagens a tentativa de fechar STF
Na quinta-feira (22), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, retirou o sigilo do Inquérito 4972, que investiga o vazamento de mensagens trocadas entre seus auxiliares e que expõem suposta atuação irregular para perseguir aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros nomes da direita.
Ao determinar a investigação do caso, Moraes disse que "o vazamento e a divulgação de mensagens particulares trocadas entre servidores dos referidos Tribunais se revelam como novos indícios da atuação estruturada de uma possível organização criminosa que tem por um de seus fins desestabilizar as instituições republicanas".
Assista ao "Na Veia" todos os sábados
O programa Na Veia traz uma análise direta das questões sociais e políticas, com personalidade, pautado por um tema pertinente da atualidade. Apresentado por Geisiane Freitas, mestre em Sociologia e pesquisadora das relações raciais e de gênero, vai ao ar todos os sábados, às 20 horas, na Gazeta do Povo e também no canal do YouTube do jornal.
Governo e oposição medem forças em semana decisiva no Congresso antes da eleição
Desobediência civil: quando é legítimo contrariar uma ordem do Estado?
STF e Moraes estão imersos na política “até o pescoço”, diz colunista do Wall Street Journal
Regime de Maduro diz que exílio de González trará “paz e tranquilidade” para a Venezuela
Deixe sua opinião