• Carregando...
Imagens aéreas dos incêndios no Havaí, na última semana
Imagens aéreas dos incêndios no Havaí, na última semana| Foto: Reprodução YouTube/ 11 Alive

À medida que incêndios florestais catastróficos engolem a ilha havaiana de Maui, alguns meios de comunicação e políticos rapidamente aproveitaram a oportunidade para culpar o fenômeno da mudança climática causado pelo homem.

A [agência de notícias] Associated Press (AP) divulgou um artigo citando Erica Fleishman, diretora do Oregon Climate Change Research Institute [Instituto de Pesquisa de Mudanças Climáticas de Oregon] da Universidade Estadual do Oregon, dizendo que “a mudança climática em muitas partes do mundo está aumentando a secura da vegetação, em grande parte porque as temperaturas são mais altas”.

No entanto, nem todos os especialistas em clima concordam com essa afirmação relatada pela AP para uso em todo o mundo, e alguns apontam a multiplicidade de fatores envolvidos no desastre natural que começou a se desenrolar na quarta-feira (9).

Anthony Watts, membro sênior do The Heartland Institute em Illinois e meteorologista desde 1978, disse que muitos fatores estão em jogo nos incêndios de Maui que não estão relacionados a uma crise climática.

O Havaí é um dos estados mais propensos a incêndios por causa de sua topografia, disse Watts em entrevista por telefone. Os ventos alísios deixam a umidade no lado leste da ilha de Maui, disse ele, e, quando o ar passa pelas montanhas e desce pelo outro lado, ele seca e esquenta.

Watts observou que os campos em Maui costumavam ser ricos em plantações de cana-de-açúcar antes de os mauianos pararem de processar a safra e a última operação desse tipo ser fechada em 2016. Campos de cana-de-açúcar abandonados foram tomados por grama seca e facilmente inflamável introduzida pelos colonos nos anos 1900.

“Então, o que aconteceu é que temos uma combinação de vegetação nativa, que é muito inflamável e seca, [e] ventos fortes indo de leste a oeste”, disse Watts.

O número oficial de mortos chegou a 55 na tarde de sexta-feira (11), e o prefeito do condado de Maui disse que esse número provavelmente aumentaria. Os incêndios florestais estavam 80% contidos, segundo as autoridades, mas milhares de moradores continuavam desabrigados sem energia elétrica e serviços de comunicação.

No caso de Lahaina, uma cidade histórica quase destruída pelo fogo, “uma grande área de grama nativa pegou fogo e basicamente soprou o fogo direto para Lahaina”, disse Watts. “E não havia nada que alguém pudesse fazer sobre isso depois que o incêndio começou. Foi apenas uma tempestade perfeita de fatores coincidentes, em oposição à mudança climática”.

Jack Spencer  pesquisador sênior do Centro de Energia, Clima e Meio Ambiente da The Heritage Foundation, concordou com o meteorologista de longa data e pesquisador do Heartland Institute. (O Daily Signal é a organização de notícias multimídia da Heritage.)

“O Havaí está se preparando para incêndios mais intensos há algum tempo”, disse Spencer. “Para que os incêndios queimem, eles precisam de combustível, e o Havaí tem bastante. Acontece que o declínio da agricultura no estado permitiu que gramíneas invasoras se instalassem em locais que antes eram manejados para a agricultura."

Com evidências crescentes de que os incêndios florestais de Maui não são causados ​​pelas mudanças climáticas, por que os meios de comunicação tradicionais, como a Associated Press, avançam nessa narrativa?

“Eles são pagos para fazer isso”, disse Watts, observando que a Associated Press no início de 2022 anunciou o recebimento de uma doação de mais de US$ 1 milhão “para contratar pessoas especificamente para escrever sobre mudanças climáticas”.

“E para cumprir essa missão", ele acrescentou: “Vi isso repetidas vezes na Associated Press”.

“De qualquer forma, não importa o que seja, eles tentam encontrar o ângulo da mudança climática porque são pagos para isso”, Watts, que em 2006 lançou o blog Watts Up With That [N.t. um trocadilho entre a expressão "o que há com isso?" e o sobrenome do pesquisador] para monitorar a questão do aquecimento global ou clima mudança, disse da AP.

O Daily Signal buscou uma resposta da Associated Press, que não retornou até o momento da publicação.

A AP caracterizou a doação em fevereiro de 2022 como sua maior expansão por meio de doações filantrópicas, neste caso de ativistas da mudança climática, permitindo que a agência de notícias trouxesse mais de duas dúzias de jornalistas em todo o mundo para cobrir o clima.

Desde que a AP recebeu a doação, o uso de chavões climáticos aumentou nas reportagens da agência de notícias, de acordo com o Centro de Pesquisa de Mídia.

“O chamado 'jornalismo' que a AP tem feito sobre o clima envolve se comportar como o porta-voz de fato de seus principais doadores de esquerda que têm uma obsessão em divulgar narrativas climáticas apocalípticas na internet”, escreveram os autores de um estudo para a organização conservadora.

No futuro, aconselhou Spencer, da Heritage, os meios de comunicação e os consumidores não devem insistir em alegações de que a mudança climática é a culpada pelos incêndios florestais de Maui, mas sim em como esse desastre natural poderia ser evitado.

“Em vez de cair no velho tropo de que todos os desastres naturais são agravados pelas mudanças climáticas causadas pelo homem, seria melhor nos concentrarmos em como ajudar o povo do Havaí a combater os incêndios atuais e se recuperar o mais rápido possível”, disse Spencer.

“Então os cidadãos do Havaí devem analisar com seriedade todos os fatores que podem aumentar os riscos da ilha e tomar as medidas apropriadas”, disse ele sobre Maui.

© 2023 Daily Signal. Publicado com permissão Original em inglês: Of the Many Factors Behind the Maui Wildfires, Climate Change Was Not One, Experts Say

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]