i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Agricultura

Norman Borlaug, o homem que salvou a vida de 1 bilhão de pessoas

  • PorTiago Cordeiro, especial para a Gazeta do Povo
  • 25/11/2019 18:01
Norman Borlaug
Norman Borlaug: 1 bilhão de vidas salvas| Foto: Divulgação

Nascido em Cresco, Iowa, em 1914, Norman Ernest Borlaug viu a fome de perto. Calouro da Universidade de Minnesota no outono de 1933, no auge da Grande Depressão, ele encontrou famílias inteiras largadas nas ruas, implorando por trocados ou um prato de comida. Ao longo de sua formação universitária, ele continuou trabalhando para complementar a renda. Um desses bicos foi junto a um projeto federal de apoio aos desempregados, em 1935. Ali, seu trabalho era atender a pessoas que, com grande frequência, estavam subnutridas. “Vi como a comida transformava essas pessoas”, ele relembraria anos depois.

O anseio por lidar com o problema esbarrou numa solução quando Borlaug assistiu, em 1938, a uma palestra do professor Elvin Charles Stakman, especializado em patologia das plantas. Na ocasião, Stakman comentou que vinha trabalhando para desenvolver mudas de trigo, aveia e cevada resistentes à ferrugem, uma doença provocada por fungos. Impressionado, Borlaug se tornaria aluno de Stakman e mudaria a direção de sua carreira — ele, que vinha estudando para se tornar biólogo florestal, alcançaria o Ph.D. em patologia e genética de plantas em 1942.

Nas três décadas que se seguiram, Norman Borlaug liderou a Revolução Verde. Seu trabalho de desenvolvimento de plantas começou pelo México e chegou à Índia e ao Paquistão. Estima-se que ele tenha salvado 1 bilhão de pessoas da fome. Ganhou o prêmio Nobel da Paz por isso. “Não existe uma commodity mais essencial do que comida”, ele costumava afirmar. “Sem comida, pessoas morrem, as organizações sociais e políticas se desintegram e a civilização entra em colapso”.

Cola especial

Criado em uma fazenda mantida pela família de imigrantes noruegueses, dos nove aos 17 anos Borlaug trabalhou plantando, caçando, pescando e criando gado, porcos e galinhas. Já na época, ficava incomodado ao ver com que facilidade plantações inteiras podiam se perder. Cursou os primeiros anos de ensino numa escola rural que tinha uma única sala de aula e um único professor. Não passou na prova seletiva da universidade de Minnesota, mas a instituição o encaixou num programa de reforço de dois anos, depois dos quais ele iniciou a faculdade.

Concluído o Ph.D., por dois anos, entre 1942 e 1944, Borlaug trabalhou na Dupont, chefiando a equipe de desenvolvimento industrial de fungicidas e bactericidas para plantas. Na época, trabalhou também no desenvolvimento de um projeto encomendado pelas forças armadas, uma cola que não se corroesse com a água do mar — sua equipe entregou o produto, que passou a ser utilizado para selar contêineres com mantimentos enviados por ar para as forças da Marinha que lutavam a Segunda Guerra no Oceano Pacífico.

Em 1944, a Dupont ofereceu o dobro do salário para Borlaug, mas ele decidiu se mudar para o México. Ali, tinha início um projeto de pesquisa para melhorar a qualidade do solo e a resistência do plantio. Capitaneado pela Fundação Rockefeller, o trabalho era financiado pelo governo mexicano. Elvin Stakman atuava como consultor e o líder do projeto era o patologista Jacob George Harrar, que contratou Borlaug. Começava então o programa de desenvolvimento agrícola que transformaria o planeta.

Trigo produtivo

Naquele momento de pós-guerra e início de Guerra Fria, o planeta caminhava para uma armadilha: se em 1900 havia 1,6 bilhão de pessoas no mundo inteiro, em 1950 já eram 2,5 bilhões. Em 1960, alcançaria os 3 bilhões.

Havia demorado 123 anos para a população saltar de 1 para 2 bilhões. Para chegar a 3, só foram necessários 33 anos. Desde então, a população de seres humanos passou a ganhar um novo bilhão em um ritmo constante e vertiginoso: foram 14 anos para chegar a 4 bilhões. Mais 13 para chegar a cinco, 12 para alcançar os seis e 13 para atingir os 7 bilhões (o que aconteceu em 2012). Com mais 15, chegaremos a 8 bilhões, em 2027. Com a produtividade média da agricultura nos anos 1940, simplesmente não haveria comida para tanta gente. É possível que, no século 21, o mundo estivesse experimentando guerras e revoluções motivadas pela falta de alimentos.

Além de identificar as variedades de plantas mais resistentes a pragas e estimular sua reprodução, Norman Borlaug pesquisou formas de melhorar a qualidade do solo. Combinadas, suas técnicas permitiram fazer colheitas de trigo duas vezes por ano – até então, os mexicanos da região de Chapingo, onde o pesquisador desenvolvia suas pesquisas, plantavam apenas uma safra anual.

Borlaug ainda derrubou um mito: ao levar suas plantas para o vale de Yaqui, mais ao norte, ele comprovou que a mesma variedade genética de trigo podia crescer bem em locais de condições de temperatura, umidade e altitude diferentes. Ou seja: não seria necessário desenvolver plantas para cada região específica. O que significa que a pesquisa que dá resultado num local poderia muito bem funcionar em outros. Resultado: depois de levar as descobertas do pesquisador para o restante do país, entre 1950 e 1960, o México dobrou a quantidade de trigo colhida por hectare plantado. No ano 2000, a produtividade já estaria cinco vezes maior do que cinco décadas antes.

Defesa da tecnologia

O sucesso gigantesco do programa de Borlaug provocou o interesse da Índia e do Paquistão. Somados, os dois países tinham, em meados dos anos 1960, 550 milhões de habitantes. Ambos dependiam da importação de comida para gerenciar crises constantes de fome. Atualmente, a população das duas nações, somada, é três vezes maior. É de se imaginar o impacto negativo das crises de abastecimento, caso a situação tivesse se mantido.

Além disso, as pesquisas do americano alcançaram impacto social expressivo: ao longo de todo o período entre 1970 e 1995, o preço pago pelo trigo, pelo consumidor comum, caiu 2% em média, ano após ano. “O primeiro componente essencial da justiça social é fornecer comida adequada para toda a humanidade”, ele costumava dizer.

Na Ásia, Borlaug encontrou uma resistência maior dos governos locais. Esbarrou na burocracia e em gestores que insistiam em questionar suas técnicas. Em resultado, o aumento da produtividade alcançado nessas regiões foi menor, mas ainda assim expressivo – o Paquistão quase dobrou sua colheita de trigo em apenas cinco anos, enquanto que a Índia saltou de 12,3 milhões de toneladas em 1965 para 20,1 milhões de toneladas em 1970. Nos anos que se seguiram, ele também colaborou com o melhoramento de mudas de arroz para a China, o Japão e o sudeste asiático. Tudo isso enquanto dava prosseguimento aos seus trabalhos no México.

Ao receber o Prêmio Nobel em 1970, Borlaug já era considerado o pai da Revolução Verde que salvou a humanidade da fome. Nos anos 1980, tentou levar suas técnicas para a África, onde esbarrou na resistência dos governos locais e de grupos ambientalistas contrários à adoção de melhoramento genético para aumentar a resistência e a produtividade do plantio. Em 1986, lançou uma premiação anual, o World Food Prize, que entrega US$ 250 mil para iniciativas que visam atacar o problema da fome. Seu trabalho vem sendo continuado pelo Borlaug Institute.

O pesquisador deu aulas ao longo de toda a vida – costumava dizer a seus alunos para focar em pesquisas com objetivos práticos, já que “relatórios não servem para comer”. Ele morreria em 2009, em sua casa em Dallas, aos 95 anos, defendendo as tecnologias que surgiram nas últimas décadas, em especial o melhoramento genético. Em artigo publicado em 2000, ele argumentou: “Nós modificamos plantas e animais há muito tempo, selecionando as melhores variações, muito antes de isso ser chamado de ciência”.

40 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 40 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • L

    LAERTE EMILIO

    ± 319 dias

    a solução genética para o aumento da produção agrícola por norman borlaug para aumentar o rendimento das culturas e evitar a fome foi a mesma proporcionada pelos químicos alemães, huber-bosch,no início dos anos 1900 ,com a descoberta da síntese do nitrogênio do ar ,na produção de adubos nitrogenados, aumentando o rendimento das culturas

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • B

      Baulé

      ± 323 dias

      incrível como esquerdopatas e ambientalistoides podem ser tão malignos e nocivos se passando por anjos bonzinhos..... precisamos de algum tipo de melhoramento genetico da raça humana para nos livrar destas pragas!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • M

        Marcelo Sampaio Centenaro

        ± 324 dias

        Vi pela primeira vez o nome de Norman Borlaug numa apostila da minha filha, do Ensino Fundamental II. A apostila, como é de se esperar, falava mal dele. Dizia que suas pesquisas causaram problemas ecológicos, serviram para dar mais dinheiro a multinacionais e prejudicaram a agricultura familiar, essa baboseira toda que é empurrada para os estudantes brasileiros em toda parte. Pesquisei um pouco e conhecemos essa história fantástica.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • M

          Marçal

          ± 327 dias

          Por esta frase abaixo concluo que o Bourlag no Brasil dos anos 1980s e 1990s seria filiado ao pt e mais recentemente apoiaria o bolsa família, Mas, brincadeiras a parte, que mais ciência de alto nível alimente o mundo. “no outono de 1933, no auge da Grande Depressão, ele encontrou famílias inteiras largadas nas ruas, implorando por trocados ou um prato de comida. Ao longo de sua formação universitária, ele continuou trabalhando para.... Um desses bicos foi junto a um projeto federal de apoio aos desempregados, em 1935. Ali, seu trabalho era atender a pessoas que, com grande frequência, estavam subnutridas. “Vi como a comida transformava essas pessoas”, ele relembraria anos depois."

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          1 Respostas
          • L

            Leonardo David

            ± 12 dias

            Pode ser. Mas nos anos 2000s, 2010s teria sua reputação assassinada por uma horda de fanáticos eco terroristas ligados à partidos satélites alinhados ideologicamente desde sempre ao PT.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • F

          F.Neto

          ± 328 dias

          Esse tb multiplicou os pães, com a ciência. Façam pesquisas práticas, relatórios não servem para comer. Excelente!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • W

            Wander

            ± 328 dias

            A ironia é que ecoterroristas nos dias atuais, só podem destilar ódio contra o agronegócio e os agroquímicos utilizados nas lavouras, justamente porque pessoas como Bourlag, deixaram suas barrigas cheias, fornecendo indiretamente tempo e ociosidade pra que possam destilar todo seu atraso. Caso contrário estariam muito ocupados, como boa parte da humanidade, em buscar o pão de cada dia, desde a coleta de grãos e castanhas até a caça indiscriminada.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • A

              Antonio Eduardo Fernandes

              ± 328 dias

              E agricultura orgânica ? Onde é que fica nesta história ?

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              4 Respostas
              • L

                Leonardo David

                ± 12 dias

                Fica no quintal de casa de quem tem e$paço.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • W

                Wander

                ± 326 dias

                ssm.gauss: Resumo perfeito.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • S

                ssm.gauss

                ± 328 dias

                A agricultura orgânica é ótima mas é um sonho idílico para quem pode pagar mais. Como a produtividade é baixa não resolveria o problema da humanidade.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • R

                Rodrigo Paulinelli

                ± 328 dias

                Boa sugestão para a Gazeta deselvolver.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • R

              Rodrigo Paulinelli

              ± 328 dias

              Ideias, excelente tema e grande exemplo: Mr Borlaug. Quando pergunto se o planeta pode alimentar 20 bilhões de habitantes, muitos exitam, outros não compreendem. Haverá terra e água para tamanho desafio? Aqui uma sugestão; deviar 50% das águas dos Rios Tocantins e Araguaia, elevar 93 metros e adicionar o Nordeste semi-árido ao menu. Seriam 3 safras anuais. Esta foi a minha última conversa com menu pai quando ele voltava do World Food Prize 2019.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              3 Respostas
              • R

                Rodrigo Paulinelli

                ± 328 dias

                Neto: sim, ele quando vai para Iowa fica uns 2 a 3 dias aqui em casa. O assunto sempre é agricultura. Tento atualizá-lo das inovações e andamento da agricultura aqui em US.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • S

                ssm.gauss

                ± 328 dias

                A questão da água é so uma questão de tempo para se desenvolver a tecnologia certa. Só para ter ideia, uma única nuvem pode conter 100 bilhões de litros. O problema por enquanto é botar a mão nessa água.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • F

                F.Neto

                ± 328 dias

                O Alysson?

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • @

              @gag99

              ± 328 dias

              Esse deve ser o pai do Gluten atual... logo vira outro problema.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              1 Respostas
              • L

                Leonardo David

                ± 12 dias

                Sim, sim! Inclusive na edição desse ano da Bíblia vão atualizar o Livro de Apocalipse e os 4 cavaleiros do apocalipse passam a ser 5: PESTE, FOME, GUERRA, MORTE, GLÚTEN. KKKKKKKKk é cada pérola que a gente vê por aqui!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • M

              Marcos Aurélio da Rocha

              ± 328 dias

              Incrível. Que História linda.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • K

                KBRG

                ± 328 dias

                Encontrou resistência na África por parte de grupos ambientalistas... por que essa frase não me surpreende?!? A fome na África gera riqueza pra muita gente.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                2 Respostas
                • M

                  Marçal

                  ± 327 dias

                  “ambientalistas lutando para manter todos na pobreza”? Sério isto?

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • E

                  eneida

                  ± 328 dias

                  Pensei o mesmo. Onde tem pobreza tem políticos corruptos e ambientalistas lutando para manter todos na pobreza.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • E

                Erik Koubik

                ± 328 dias

                PRECISAMOS URGENTEMENTE DE UM "BOULARG" DA ÁGUA POTÁVEL E DO AR. TALVEZ JÁ ESTEJA POR AÍ. TOMARA.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • R

                  Rômulo Viel

                  ± 328 dias

                  E tem jumento que é contra o avanço tecnológico.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • R

                    Ronaldo

                    ± 328 dias

                    O prof. Dr. Boularg é um excelente exemplo de vida, dedicação ao próximo e fonte de inspiração, para nós das ciências agrárias.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • H

                      helio

                      ± 328 dias

                      Pôxa, quase ignorei a matéria. Depois de ler na FSP uma matéria favorável a Lula, foi gratificante e reconfortante ler sobre Borlaug.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • A

                        André PC

                        ± 328 dias

                        Este artigo nos mostra que a salvação humana está nos próprios humanos e não na extinção da raça humana, como prega a corja esquerdista.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • R

                          Repolhinho Lelé

                          ± 328 dias

                          Em contrapartida, nessa área, o comunismo nos legou Trofim Denisovič Lysenko, um charlatão.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • I

                            Izio Machado

                            ± 328 dias

                            Fez muito pela humanidade o Prof. Borlaug ! Aqui no Brasil temos o Prof. Alysson Paulinelli que também fez e ainda faz muito pelo Brasil e pela humanidade.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            1 Respostas
                            • C

                              Carlos Roberto

                              ± 328 dias

                              Justíssima lembrança caro Izio. Vale a pena conhecer a biografia do Prof. Alysson.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • C

                            Carlos Roberto

                            ± 328 dias

                            Excelente reportagem. Precisamos de mais " Boularg" e menos ambientalistas ativistas.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • R

                              Roberto Garcia

                              ± 328 dias

                              Se a humanidade ainda Fizesse todo o trabalho na enxada e não usasse melhoramento genético muitos e muitos não existiriam ou viveriam na miséria absoluta. Mas tem gente que quer tudo artesanal.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • A

                                Antonio Cousseau

                                ± 328 dias

                                CIÊNCIA, CRIATIVIDADE E CONHECIMENTO DIVINO CAMINHAM JUNTOS. GLÓRIA POR ELE.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • D

                                  Diego lidio bonfim saquelli

                                  ± 328 dias

                                  Parabéns pelo artigo! Eu particularmente nunca tinha lido sobre ele, e também só ouvi algumas vezes sobre a revolução verde! Eu como trabalhador da indústria de automóveis acho fascinante a revolução da indústria agrícola.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • P

                                    Paulista

                                    ± 328 dias

                                    "Nos anos 1980, tentou levar suas técnicas para a África, onde esbarrou na resistência dos governos locais e de grupos ambientalistas contrários à adoção de melhoramento genético para aumentar a resistência e a produtividade do plantio." Afinal de contas o que os ambientalistas acrescentaram e/ou acrescentam à humanidade ? Até hoje só se vê privilégios conquistados a eles próprios e manutenção da miséria e fome às populações necessitadas.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    1 Respostas
                                    • A

                                      ANDERSON SILVA

                                      ± 328 dias

                                      Vê-se que sempre os governos que querem manter o povo na miséria, fome e adoentado são os que colocam barreiras para qualquer avanço na ciência, divulgando incredibilidade e medo contra o desenvolvimento. Para que nutrir a população, se isso a deixa despreocupada do estômago e interessada no cérebro, que promove mudanças? Temem os governos contrários.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • S

                                    Stanislau Surek

                                    ± 328 dias

                                    Uma vida bem produtiva!!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • J

                                      João Carlos Carvalho

                                      ± 328 dias

                                      Como engenheiro agrônomo e produtor rural o Norman Borlaug sempre foi um dos meus ídolos !

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • H

                                        Humberto B

                                        ± 328 dias

                                        Excelente artigo. Esse é Herói.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • A

                                          André R.

                                          ± 328 dias

                                          Obrigado, Gazeta, por divulgar este rico exemplo !

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          Fim dos comentários.