• Carregando...
Considerado por muitos o maior estadista do século XX, Churchill ganha a 1010a biografia.
Considerado por muitos o maior estadista do século XX, Churchill ganha a 1010a biografia.| Foto: Pixabay

Podemos nos perguntar o que é pior: o desdém por Winston Churchill ou a simples ignorância desse personagem imenso e seu lugar na história.

A ignorância pode ser surpreendente numa época em que, como demonstram pesquisas recentes, muitos jovens acham que Churchill é um personagem de ficção. Mas o desdém só vem de mentes corrompidas pela propaganda ideológica cheia de ingratidão pela Civilização Ocidental e também por aqueles que fizeram sacrifícios em defesa dela nos dias anteriores à nossa era brilhante, frágil e virtuosa.

O fato de o astronauta Scott Kelly ser repreendido por tuitar uma citação de Churchill (“Na vitória, magnanimidade”) sob o argumento de que Churchill era racista é uma grande pena. O fato de Kelly ter rapidamente pedido desculpas aos trolls nos diz muito sobre o tom desesperadamente contido da nossa cultura atual.

Mais de mil biografias

Então talvez outra biografia de Churchill, um dos homens sobre quem mais se escreveu no último século – essa é a 1010ª biografia dele, informa Roberts – não precise de justificativa alguma. Sobretudo se é o historiador britânico Andrew Roberts quem a escreve. O mundo de Churchill e tudo o que o certa foram exuberante e inteligentemente documentados por Roberts ao longo de décadas, tanto que seria de se estranhar se ele chegasse ao fim de uma carreira frutífera como historiador dos grandes acontecimentos e homens sem um volume sobre o tema para chamar de seu.

E qualquer biografia de Churchill deve ser mesmo um tomo. Nada mais pode fazer justiça a um homem cuja incrível carreira política durou mais de sessenta anos e que morreu depois de completar 90 anos. Com quase mil páginas de uma prosa hábil, Roberts se permite ocupar todo o espaço para expor todos os episódios de destaque e não uns poucos eventos coadjuvantes da vida longa e variada do seu biografado, acompanhando-o desde a infância privilegiada, na Harrow School e na academia militar de Sandhurst, por suas vitórias e derrotas como militar e jornalista em Cuba, Sudão, Índia e África do Sul, e então, aos 25 anos de idade, já no parlamento, a partir de onde o restante é história. O resultado é uma obra de rigor escrupuloso e de análise astuta, talvez a melhor biografia já feita, num ramo no qual a concorrência é feroz e tumultuada.

Roberts nos dá o benefício de contarmos com materiais novos de arquivos que estiveram fechados para autores e pesquisadores anteriores – incluindo atas do gabinete de guerra e, talvez mais importante ainda, o diário (agradecimentos à Sua Majestade, a Rainha) mantido pelo George VI durante a Segunda Guerra Mundial, que nos permite testemunharmos a relação tensa entre o rei perturbado e seu atribulado Primeiro-Ministro durante aqueles meses e anos de estresse máximo de maio de 1940 até o Dia da Vitória e a eleição geral de 1945.

Roberts não apenas reconta docilmente tudo o que se sabe – e se supõe – ao longo dos últimos cinquenta anos desde a morte de Churchill. Quem não a conhece certamente fica sabendo de toda a história de vida dramática de Churchill, cheia de personagens sedutores e repreensíveis, mas o leitor também tem diante de si uma reavaliação crítica de um homem e do mundo que ele mudou e, sem exagero, salvou. Além disso, Roberts corrige alguns dos equívocos que surgiram em torno de Churchill e que estão tão impregnados em nosso imaginário, equivocos dos quais só é possível se livrar depois de uma esfregada vigorosa.

Origens

Os Churchills vieram da aristocracia – Winston nasceu em 1874, no Palácio Blenheim Palace, construído para o Duque de Marlborough, seu ancestral mais ilustre – mas, assim como muitas famílias aristocráticas, as honras e riquezas não conseguiram chegar a todas as camadas de parentesco. Randolph, o pai de Winston, era um político em ascensão que dedicava todas as suas energias a se tornar Primeiro Ministro um dia. Jennie Jerome, a mãe de Churchill, era filha de um próspero empresário norte-americano. Apesar de Churchill sempre se gabar se ser meio norte-americano, a maior parte da família dele suspeitava que os Jeromes fossem “aproveitadores”; Jennie não só veio de um país de novos-ricos como ela tampouco pertencia à classe apropriada. Era um casamento destinado a gerar filhos mulatos. Mas, como Roberts demonstra, a cruza peculiar de Churchill provavelmente ajudou a criar uma espécie de homem que – munido de um senso histórico, energia e inteligência política – de outra forma jamais teria sido criado se ele tivesse nascido de uma família puramente britânica ou norte-americana. Ele trazia em si o melhor dos dois mundos.

A infância de Churchill se tornou lendária por sua infelicidade, e Roberts não descobre nada capaz de aliviar o que qualquer um deve considerar uma triste história de negligência. Randolph geralmente estava longe de casa, envolto em intrigas políticas, enquanto Jennie rapidamente se tornou a hóspede de honra em todas as mansões nas cidades ou no interior. Nenhum dos dois tinha muito tempo livre para Winston e seu irmão mais novo, e por isso eles ficaram sob os cuidados de uma baba que Churchill amava tanto que, durante muitos anos depois da morte dela, ele cuidou de sua sepultura – uma forma típica e sincera de respeito vitoriano. Por algum motivo, o menino estranho se tornou uma decepção para seu pai e talvez um pouco mais do que isso para a mãe. E eles não escondiam. Hoje supomos que uma infância assim é um caminho seguro para uma vida de fracassos, mas essa ideia, claro, não leva em conta o caráter.

Roberts lança luz sobre os dias de escola de Winston, com a intenção de desmontar o mito, criado por ninguém menos do que o próprio Churchill e muitos outros, de que ele fora uma espécie de aluno ignorante e lerdo. Na verdade, ele queria apenas parecer estúpido e fracassado; o menino também desenvolveu uma memória fotográfica e era capaz de citar estrofes de poema que ele sabia de cor, característica que ele usou bem por toda a vida.

Churchill mais tarde se autoflagelou por não ter sido capaz de obter uma educação clássica e por ter dominado o uso da sua língua materna como uma espécie de prêmio de consolação. Mas também ficamos sabendo aqui que o jovem Winston, a fim de conseguir entrar para Harrow, teve de estudar o latim da Eneida, livro II, um feito que os melhores alunos de latim ainda consideram um desafio. O fato é que ele foi um menino que dava seu máximo para o que mais o interessava, o que não quer dizer que ele estivesse destinado a fracassar em tudo o mais. Não era inteligência o que lhe faltava quando criança; era vontade. Ele foi e sempre seria uma espécie de sonhador.

Ascensão

Alunos de história política ainda ficam maravilhados com a ascensão de Churchill no Parlamento, dentro do Partido Conservador e sua transferência abrupta para o Partido Trabalhista (antes de acabar por voltar ao Partido Conservador, chamando a atenção do público para sua decisão); sua ascensão rápida dentro do governo; seu cargo como Primeiro Oficinal do Almirantado antes dos quarenta anos, a tempo da Primeira Guerra Mundial; sua decadência depois da derrota no Estreito de Dardanelles, em 1915 (as mortes entre os britânicos e os países da comunidade britânica chegaram a incríveis 114.743); sua ida às trincheiras depois, juntamente com os Royal Scots Fusiliers, para ver a batalha por si; sua ascensão lenta em meio a decepções eleitorais e de volta ao Parlamento e ao poder no governo no fim dos anos 1920, trabalho que culminou com sua nomeação como Chanceler no governo de Stanley Baldwin; finalmente, seu exílio do poder nos anos 1930. A vida de Churchill entre 1900 e 1930 daria uma impressionante minissérie, se não fosse tão inacreditavelmente dramática. Mas tudo aconteceu mesmo.

Mas a maioria dos leitores procurará esse livro ansiosa por mergulhar de cabeça naqueles anos entre 1935 e 1945, quando as ações de Churchill o elevaram, do patamar anterior de político mercurial de sucesso, escritor, historiador e jornalista, ao de salvador nacional.

Avançamos metodicamente por todas as ações documentadas que marcam o surgimento de Churchill como um profeta gritando, em sua reclusão, para alertar o mundo quanto à ameaça que representavam a chegada de Hitler ao poder e suas intenções de domínio da Europa. E, a cada movimento, ele enfrentava o escárnio – escárnio tornado ainda mais evidente por sua reputação já comprometida de exagerado, arrogante e de uma pessoa que faz escolhas ruins. Mas ele persistiu; Churchill sabia muito bem como e quando se autopromover desavergonhadamente e, quando o destino do seu país estava em risco, a única coisa que lhe importava era seu país.

Metade do livro se ocupa em falar de sua resistência solitária a nomes como Baldwin e Neville Chamberlain e sua volta ao poder com o retorno ao Almirantado, seguido por sua eleição ao cargo de Primeiro Ministro em maio de 1940, a Batalha da Grã-Bretanha, a aliança norte-americana, as relações complicadas dentro de um governo de coalização e o restante do árduo caminho de perigo, frustração e privação bélica imposta ao Reino Unidos e seus aliados – e, acima de tudo, a coragem que ele inspirou nas pessoas sofridas ao, como mais tarde disse o Presidente Kennedy, “mobilizar o idioma inglês e manda-lo para o campo de batalha”. Algo a enfatizar quanto a 1940, diz Roberts convincentemente, não é que Churchill tenha impedido uma invasão alemã, e sim que ele impediu o governo britânico de negociar uma paz ignóbil.

Os erros do grande estadista

Apesar disso, não estamos diante de uma hagiografia. Roberts aborda com retidão e criticamente os muitos erros evidentes de Churchill, erros que poriam fim à carreira de outros homens. Churchill não era dado a se esquivar dos próprios erros nem a culpar os outros. (Uma vez ele contou à esposa, Clementine, que não teria feito nada certo se não fosse por seus erros). E alguns de seus erros eram tão evidentes que podiam ser considerados estúpidos: seu posicionamento quanto ao voto feminino e ao Autogoverno da Índia; a volta do país ao padrão-ouro nos anos 1920, quando ele era Chanceler; seu apoio devotado a Edward VIII quando da crise da abdicação de 1936; e, mais explicitamente, diretrizes teimosas que levaram ao desastre de Gallipoli na Primeira Guerra Mundial – com o qual ao menos ele aprendeu alguma coisa.

Em sua vida pública, Churchill parecia seguir o conselho teatral que dizia que, se é para você cair, então tente cair de uma escada mais alta. Ele teve várias mortes públicas. Há várias lições em sua vida tumultuada sobre o valor da prudência e da honra política. Felizmente, ele era praticamente imune à opinião pública. E, “quando teve de enfrentar as três ameaças mortais à civilização Ocidental”, nos lembra Roberts, “a dos militaristas prussianos em 1914, os nazistas na década de 1930 e 1940 e a União Soviética depois da Segunda Guerra Mundial, Churchill manteve sua opinião num patamar muito acima do das pessoas que desprezavam seu posicionamento”. Ele não ganhou todas as batalhas, somente as que tinha mesmo de ganhar.

Há ainda os equívocos insistentes que Roberts busca desfazer, a despeito da pátina de romantismo que alguns deles exibem. Um deles diz que Churchill era depressivo, num sentido mais sério e clínico. Ele certamente ficava deprimido de tempos em tempos, como ficam todos que são tão emotivos, mas Roberts discorda da escola de pensamento do “Cão Negro” que supõe que Churchill estava debilitado por uma depressão tão grave que ele tinha de trabalhar numa olaria e pintar a fim de melhorar. Sua competência feliz, por um lado, e seu talento extravagante e pouco explorado, de outro, eram únicos demais para serem atribuídos somente à melancolia.

Ele tampouco era alcoólatra. Ele talvez bebesse constantemente, com um pouco de álcool correndo em suas veias praticamente o dia todo, mas as doses eram, pode-se dizer, muito bem administradas. Uma ex-secretária disse que as doses de uísque sempre próximas dele estavam tão diluídas que pareciam um enxaguante bucal. Como uma criança que gosta de deixar que os outros pensem que ela é idiota, Churchill até gostava de sua reputação como bom bebedor. Era outra forma de defender a liberdade. Aliás, Roberts também acredita que Churchill na verdade não fumou os 160 mil charutos que ele estimava ter fumado ao longo da vida.

Destino

Boa parte deste livro enorme, contudo, Roberts dedica a explicar meticulosamente o que Churchill queria dizer com sua crença inabalável no “destino”. Não se trata de um gracejo poético, e sim de uma sólida convicção que ele manteve desde os 16 anos, quando disse a um amigo de escola que acreditava profundamente que lhe caberia um dia salvar Londres e o Império Britânico numa época de dificuldades extremas. Toda a sua vida deve ser vista à luz desse senso extraordinariamente vívido de destino que o acompanhava todos os dias. Ele jamais poderia saber que as necessidades de Londres e do Império seriam as mesmas de toda a civilização. Mas essa fé, alimentada e estimulada ao longo de uma vida turbulenta de vitórias e desastres, permitiu que ele corresse riscos; ela abrandava as derrotas e moderava os triunfos. E talvez tenha sido ela o que fez de Winston Churchill o último dos grandes homens.

Tracy Lee Simmons é autor de Climbing Parnassus. Ele leciona ciências humanas no Lynchburg College, na Virgínia.

Tradução de Paulo Polzonoff Jr.

©2019 National Review. Publicado com permissão. Original em inglês.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]