• Carregando...
Fumaça se levanta dos destroços da Cidade Velha de Mosul, cidade iraquiana que estava sob o domínio do Estado Islâmico | FADEL SENNA/AFP
Fumaça se levanta dos destroços da Cidade Velha de Mosul, cidade iraquiana que estava sob o domínio do Estado Islâmico| Foto: FADEL SENNA/AFP

Com Mosul recapturada do Estado Islâmico e com parte da cidade antiga de Raqqa já nas mãos de grupos apoiados pelos EUA, o Estado Islâmico está prestes a ser riscado do mapa de zonas de guerra. Como o Voldemort do início da série Harry Potter, ele não terá uma presença física – mas viverá de outras maneiras: na mente de guerreiros estrangeiros voltando para seus países, na presença online que construiu ao longo dos anos e nas almas das populações sunitas afetadas pelo terror que o grupo provocou.

É importante avaliar esses três perigos e começar a lidar com eles mesmo antes de uma derrota militar completa do Estado Islâmico. 

Os guerreiros estrangeiros, de acordo relatos, têm abandonado o califado fracassado – isso, é claro, entre os que não foram mortos, um número muito difícil de estimar. Mas milhares deles ainda estão na Síria e no Iraque, e muitos vão tentar voltar para casa. 

Leia tambémO que fazer quando você entra para o Estado Islâmico e percebe que fez besteira

Em 2013, Thomas Hegghammer, uma autoridade em soldados estrangeiros da Universidade de Oslo, calculou que dos 401 terroristas que participaram de ataques no Ocidente entre 1990 e 2010, 107 viajaram para países estrangeiros para lutar pelas causas islâmicas. Hegghammer estima que no máximo um a cada nove desses soldados voltaram para atacar o Ocidente. Daniel Byman, da Universidade Georgetown, alega que esse número deve ser de um a cada 20. Isso ainda é um número grande de ataques, considerando o quão atrativo para estrangeiros o Estado Islâmico é. 

Leia tambémSob o Estado Islãmico, fumar se tornou um ato de rebeldia

Mas, de acordo com Byman, a ameaça do repatriado é superestimada. Os ex-guerreiros estrangeiros tomam uma série de desvios na estrada para o terror, mesmo os que sobrevivem aos conflitos nos quais foram lutar. Alguns vão para outras guerras do Oriente Médio. Além disso, eles agora têm a oportunidade de se mudar para o Afeganistão e outros lugares onde a organização ainda possui células ativas. Outros são interceptados pelos serviços de inteligência e submetidos a uma vigilância tão intensa que não podem ser eficazes como terroristas. Alguns ainda acham difícil, e talvez degradante, aplicar as habilidades que eles ganharam lutando em uma guerra civil no planejamento de ataques clandestinos a civis. 

Leia tambémLíder do Estado Islâmico está morto, diz ONG; Pentágono não confirma

E há ainda um fator psicológico para não continuarem na jihad. Byman escreve: "No começo, a motivação primária de muitos dos lutadores estrangeiros era proteger a população síria contra um regime de brutalidade, não de um inimigo estrangeiro ou do Ocidente. Muitos foram para a luta para ganhar direitos entre amigos ou para procurar uma aventura. Nos olhos deles, a Síria era uma forma honrada e admirável para fazer isso". 

Mas levar a luta para os vizinhos pacíficos é algo muito mais duvidoso para poder se gabar depois. 

Além disso, muitos vão voltar decepcionados. A propaganda do Estado Islâmico promovia o território do califado como um paraíso jihadista, baseado na camaradagem muçulmana e em objetivos nobres. Mas, na realidade, muitos dos estrangeiros não conseguiram se misturar com os nativos, receberam tarefas mínimas e ficaram horrorizados com a brutalidade do conflito civil do Oriente Médio. Especialmente depois de uma derrota militar, eles não vão voltar como garotos-propaganda da causa. Depende das sociedades ocidentais fazer contato com eles para pedir ajuda para conter o avanço da propaganda terrorista. A experiência da Dinamarca com a reabilitação de lutadores estrangeiros pode ser útil. 

Leia tambémO estado do ISIS: diminuindo o território, aumentando o alcance

A rede de propaganda do Estado Islâmico ainda vai estar ativa depois de sua derrota militar, mesmo que a falta de apoio financeiro do grupo já tenha atingido suas operações midiáticas. Ultimamente, fazer campanhas online para recrutar pessoas é barato, e derrubar essas propagandas é um jogo de pega-pega. Os propagandistas vão ter problemas com a mensagem também. 

Leia tambémAtaque em Manchester é mais um sinal do enfraquecimento do Estado Islâmico

O sonho de um estado real era uma ferramenta efetiva de propaganda por algum tempo, assim como o buzz das primeiras vitórias. Mas isso já está no passado, e a propaganda está usando a ideia de vingança. Mas não tem a magnitude de uma batalha apocalíptica contra as cruzadas perto da cidade de Dabiq, uma propaganda comum dos últimos anos – até que a cidade foi capturada pelos rebeldes sírios em outubro. 

Leia tambémA sinuca é um sinal de que a vida melhorou com a saída do Estado Islâmico

Logo o Estado Islâmico será apenas mais um grupo terrorista competindo pela atenção de recrutas em potencial. É difícil vender a derrota, como a Al Qaeda descobriu nos anos em que seus líderes foram mortos e suas bases destruídas. O crescimento do Estado Islâmico teria sido impossível sem a erosão da maior marca terrorista. 

Leia tambémUma estratégia diferente para vencer o Estado Islâmico: bombardeá-los com séries de TV

O dilema dos árabes sunitas nas áreas do Iraque e da Síria que estão sendo liberadas é mais difícil de lidar do que com os lutadores ou a propaganda remanescente. O Estado Islâmico não teria permanecido tanto tempo nessas áreas sem o apoio local. 

Mosul estava destruída no ponto em que foi tomada, e Raqqa vai seguir esse caminho. Reconstruí-las – assim como outras áreas do grupo – parece distante, dados os recursos do governo do Iraque e dos rebeldes sírios. Chegar a um acordo político é mais realista, mas leva tempo. As áreas ocupadas pelo Estado Islâmico devem ficar bem piores com a saída do grupo. 

Leia tambémEstado Islâmico seduz jovens com a promessa de uma vida “santa”

Um relatório de 2013 da Rand Corporation que tentou sintetizar as experiências modernas de lidar com insurreições mostrou que apenas uma estratégia (de um total de 24) era um fracasso flagrante: "destruí-los". É um cenário possível nesse momento, e os moradores locais temem que isso venha do governo do Iraque. O que funciona é um policiamento confiável aliado a um esforço de reconstrução – uma combinação difícil de se obter. 

Leia também“Uma das raízes do ISIS foi a desastrosa invasão americana ao Iraque”

Um relatório de julho do Centro de Combate ao Terrorismo de West Point mostra que o Estado Islâmico permanece ativo nas cidades libertadas, conduzindo ataques terroristas e mantendo uma presença clandestina. Deve existir uma alternativa melhor para os moradores locais do que uma nova insurreição, e esse é o maior desafio de Mosul e, logo, de Raqqa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]