O principal líder da oposição trabalhista britânica, Jeremy Corbyn| Foto: DANIEL LEAL-OLIVAS/AFP

Ao ler o manifesto do Partido Trabalhista, liderado por Jeremy Corbyn, percebi o quão perto o Reino Unido está da catástrofe – uma catástrofe que tornaria todo o episódio de Brexit algo de menor importância. Salvo um acidente, é improvável que o Partido Trabalhista vença as eleições do dia 12 de dezembro. Se isso acontecer, ele dará início a um governo quase totalitário – o que não surpreende, uma vez que o vice de Corbyn, John McDonnell, é admirador de Karl Marx, Vladimir Lênin e Leon Trotsky, que ele descreveu como a maior influência sobre sua visão de mundo. O próprio Corbyn é um admirador do ex-presidente venezuelano Hugo Chávez.

CARREGANDO :)

Em resumo, o manifesto do Partido Trabalhista promete aumentar o poder dos sindicatos, aumentar o imposto de renda para todos que ganham mais de $100 mil por ano, aumentar o imposto de pessoa jurídica em mais de um terço (para 26%) e obrigar empresas com mais de 250 funcionários a distribuir 10% do faturamento entre os empregados – o que na verdade é outro imposto cobrado das empresas. O Partido Trabalhista vive num mundo onde, quando você aumenta impostos, sua arrecadação cresce na exata proporção do aumento da alíquota: e os contribuintes não mudam seu comportamento em consequência disso.

Os trabalhistas querem gastar o dinheiro em coisas como 150 mil funcionários a mais para o tratamento de crianças com baixa inteligência e outros problemas, incluindo necessidades especiais de educação, avaliações mentais de rotina para lactantes (queiram elas ou não), um Ministério dos Direitos Trabalhistas, uma Lei do Bem-Estar das Gerações Futuras, a nacionalização das ferrovias e serviços públicos e de parte da indústria de telecomunicação, mais gasto em programas assistenciais e no Serviço Nacional de Saúde – com aumento de 5% nos salários dos funcionários públicos – e aumentos de salários garantidos posteriormente, acima da inflação, independentemente das condições econômicas.

Publicidade

Neste cenário, os aumentos de salário propostos serão proporcionalmente maiores do que os aumentos de gastos propostos para o NHS (cujos salários respondem por 45% dos custos totais), fazendo jorrar dinheiro dos contribuintes nos bolsos de indivíduos, sob o disfarce de melhorar a saúde pública. Isso é um meio de aumentar a quantidade de funcionários trabalhando para o NHS. É um clientelismo disfarçado: não é de se admirar que no manifesto se lê: “Nossos ativos mais valiosos são nosso povo dedicado que trabalha no serviço público”. Isso é verdade – para o Partido Trabalhista.

Ainda que a arrecadação seja duvidosa, os gastos, depois de iniciados, são garantidos. Não é muito difícil prever o que aconteceria se os trabalhistas fossem eleitos e tentassem pôr as propostas em prática: a fuga de capitais se segue ao controle de capital, e depois vem a perda de confiança e a ausência total de investimento, seguidos pelo investimento obrigatório (o que exigirá impostos ainda maiores) e o controle governamental sobre a economia — criando uma espiral descendente que levará à emigração de todos os que podem ganhar a vida em outro lugar.

O caos e a degradação seriam maiores do que qualquer coisa já vista no Reino Unido. O prospecto de um golpe militar, com o apoio de boa parte da população, não seria um exagero; tampouco seria exagerado imaginar, enquanto o governo tentasse subornar ou dissolver as forças armadas, um mergulho nas condições semelhantes à venezuelana, nas quais o papel-higiênico seria um privilégio, tudo em nome da política social. Mesmo que Corbyn não ganhe, milhões de pessoas votarão nisso.

Theodore Dalrymple é editor colaborador do City Journal, ocupa a cadeira Dietrich Weismann no Instituto Manhattan e é autor de vários livros.

© 2019 City Journal. Publicado com permissão. Original em inglês
Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]