• Carregando...
Animação Beavis and Butt-Head Do the Universe, da Paramount+, satiriza a estupidez da sociedade atual
Animação Beavis and Butt-Head Do the Universe, da Paramount+, satiriza a estupidez da sociedade atual| Foto: Divulgação Paramount+

Aqueles que estavam ouvindo atentamente no início dos anos 1990 entenderam que havia brilho sob o “Uh . . . huhhuhhuh” de Beavis and Butt-Head, de Mike Judge. Fomos justificados repetidamente ao longo dos anos, pois Judge se tornou um oráculo muito citado com seus filmes Como Enlouquecer Seu Chefe e Idiocracia e seus programas de TV O Rei do Pedaço e Silicon Valley. Agora Judge está de volta ao ponto de partida com um novo e brilhante filme da Paramount+: Prepare-se para o B&B no espaço.

O que Judge, agora uma autoridade amplamente aclamada em idiotice, realizou em Beavis and Butt-Head Do the Universe passará despercebido pela maioria dos críticos, mas aqui está: o filme é um sucessor de Muito Além do Jardim, de 1979, para o nosso momento.

Muito Além do Jardim, dirigido por Hal Ashby a partir de um roteiro de Jerzy Kosinski, foi um filme de uma piada só (assim como Beavis e Butt-Head Do the Universe) que, por ser ambientado em Washington DC, apresenta seus pontos satíricos com tamanha franqueza, que mesmo um crítico não poderia deixar de notá-los. Os críticos se parabenizaram por entenderem a piada: Ei, esse cretino sobe aos níveis mais altos da política de Washington balbuciando ingenuamente sobre jardinagem! E as pessoas o tomam por um homem sábio falando em parábolas!

Beavis and Butt-Head Do the Universe faz a mesma coisa, mas sua acusação é um pouco mais interessante. Nós assistimos com admiração enquanto aprendemos que não importa quão estúpidos sejam Beavis e Butt-Head, a sociedade em que vivemos é ainda mais estúpida. Daí eles se dão muito bem. E até crescem. No início do filme, depois que o hábito de Butt-Head de chutar repetidamente Beavis nos testículos leva a uma feira de ciências do ensino médio, incendiada em 1998, a dupla se vê celebrada como “jovens em situação de risco”. Eles não apenas recebem um salvo-conduto, como também são condecorados com o envio a uma missão de ônibus espacial. Os adultos ao seu redor raciocinam que as crianças inteligentes e talentosas se sairão bem de qualquer maneira, então por que incentivar a virtude?

Isso tudo é muito engraçado, mas também é uma sátira certeira, uma espécie de miniaturização, centrada no ensino médio, de Idiocracia. Realmente, nenhuma análise social que suponha que as pessoas são vítimas infelizes das circunstâncias pode sobreviver às nossas memórias coletivas do ensino médio, em que fica extremamente óbvio que os “infelizes” são principalmente as mesmas pessoas que os “sem méritos”.

Por mais preguiçosos, vulgares e imbecis que sejam, Beavis and Butt-Head tropeçam em um sucesso atrás do outro porque nossa cultura ou não reconhece, ou mesmo apoia ativamente, a burrice pura. Eles efetivamente não têm pais, nenhuma orientação, exceto a televisão. Eles são apenas dois jovens modernos vagando pela vida com nenhum propósito além de um objetivo totalmente fútil de “pegar umas minas”. Infelizmente, aprendemos que, mesmo em um multiverso em que todas as versões possíveis de B&B coexistam, nenhuma repetição do par conseguiu esse feito.

Um interlúdio tipicamente idiota no espaço (os rapazes se cegam apontando um telescópio de alta potência diretamente para o sol) leva a uma tentativa razoável de assassinato por sua comandante, mais tarde a governadora do Texas, Serena (Andrea Savage). No entanto, a estupidez nunca pode ser morta. Ele apenas se transforma em uma forma diferente. E assim os meninos são sugados por um buraco negro, empurrados no tempo e acabam em Galveston, Texas, em 2022. Como tudo é tão estúpido quanto eles, eles acabam com um iPhone que podem usar para pagar qualquer coisa, sendo a senha do telefone “senha”. Com acesso ilimitado a financiamento, eles passam a gastar suas riquezas em . . . nachos.

Atualizando ainda mais para o nosso século estúpido, os meninos assistem a uma palestra feminista na faculdade, onde aprendem sobre o “privilégio branco”, que eles entendem como permitindo que façam o que quiserem. “Acho que o problema é que você é simplesmente ignorante”, eles dizem à polícia quando são presos. Mais estupidez (murmúrios sem sentido sobre papel higiênico por “Cornholio”, o alter ego de Beavis) os tira estupidamente da prisão enquanto os estúpidos agentes do governo os perseguem. O juiz imagina um governador de hoje aparecendo em uma prisão para dizer: “Estou aqui para oferecer perdão surpresa a dois criminosos, como parte da minha nova iniciativa ‘soft on crime’ [expressão usada para acusar pessoas ou instituições de não punir adequadamente ou abandonar sua responsabilidade para com as vítimas de crimes, dando aos infratores sentenças mais brandas do que merecem (N.t.)].”. Bem, nós, como sociedade, claramente falhamos com Beavis and Butt-Head.

A imaginação romântica de nossos heróis púberes idiotas é tal que Beavis imagina um encontro que culmine vendo sua namorada de biquíni decapitar pessoas aleatórias com uma espada. Na realidade, os meninos são tão obcecados por pornografia por um lado e videogames por outro que essa cena corta as coisas um pouco perto do osso. Enquanto isso, referir-se a uma mulher como “vagabunda” faz com que os meninos sejam aplaudidos por uma professora feminista por sua “positividade sexual”.Tudo isso é muito amplo, mas também amplamente correto. O novo filme esclarece que Beavis and Butt-Head não são meros significantes da década de 1990; seu nível de inteligência os torna perfeitamente adaptados ao século XXI. “É como se agora eu tivesse as habilidades para o local de trabalho atual”, opina Butt-Head. E como.

Kyle Smith é membro do National Review Institute e crítico geral da National Review.

© 2022 National Review. Publicado com permissão. Original em inglês.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]