Grupos de direita e extrema-direita se apropriam de ícones dos quadrinhos e música eletrônica para criar estética que os identifica para além da ideologia.| Foto: Reprodução

Um sapo com peruca das cores do arco-íris e nariz de palhaço se tornou o mais novo símbolo da extrema-direita dos Estados Unidos. Ele tem diferentes nomes, mas é mais conhecido como Clown Pepe, Honk Honk e Honkler. Costuma vir acompanhado da expressão “Clown World” (muitas vezes representada pelos emojis do palhaço e do globo terrestre) e, em diferentes fóruns, em especial o 4chan, muitas vezes é desenhado espancando negros ou operando câmaras de gás.

CARREGANDO :)

No contexto em que costuma ser utilizada, a expressão “mundo palhaço” faz referência a um cenário e que a supremacia branca masculina se vê ameaçada por judeus, mulheres, negros e esquerdistas. Uma onda semelhante chegou ao Brasil.

A peruca já foi explicada por participantes dos grupos como uma reapropriação de um símbolo tradicionalmente ligado aos gays. E o sapo em questão é Pepe, um personagem de quadrinhos criado em 2005 e que há anos foi apropriado por grupos neonazistas. Lançado em sua página no blog MySpace pelo cartunista Matt Furie, o sapo era um dos quatro personagens da série de quadrinhos Boy's Club, publicada até 2010.

Publicidade

Ele chegou a ser utilizado em vídeos de artistas pop, como a cantora Katy Perry, até ser transformado num meme típico do neonazismo. Em 2017, Furie anunciou a morte de Pepe, alegando que não podia aceitar, nem controlar, a transformação do sapo num meme que representa ideais tão extremos.

“O sapo Pepe passou por tantas apropriações que deixou de ser do autor original e passou a ser de quem se apropriou dele. É um processo antigo, que só foi acelerado pela internet. A suástica, por exemplo, era um símbolo de outra cultura, de outra civilização que não a Alemanha dos anos 1930, mas foi apropriada”, afirma Francisco Cruz, doutor e mestre em Filosofia e Teoria Geral do Direito na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP) e diretor do InternetLab, um centro independente de pesquisa interdisciplinar focado em direitos humanos e internet.

No Brasil, Pepe não é popular, ainda que seja citado por algumas contas de Twitter ligadas à direita.

Mas alguns grupos vêm adotando a imagem do palhaço. Conhecido pela série de vídeos Não Tenhais Medo, o grupo Brasileirinhos, por exemplo, já produziu diferentes vídeos com palhaços. E eles não são os únicos. Algumas dessas páginas adotam não só o palhaço, mas também toda uma estética completa, muito mais ampla, inspirada no movimento vaporwave. O palhaço também está presente em algumas manifestações de rua. “Há grupos de videoartistas de direita que trafegam com uma sofisticação de conteúdo que é muito inovadora. Eles dialogam com o que existe de mais avançado no audiovisual brasileiro”, diz Francisco Carvalho de Brito Cruz.

Neon e estátuas gregas

O assessor especial da presidência Filipe Martins e o ministro da educação Abraham Weintraub não têm nenhuma relação com grupos de extrema direita, nem com palhaços ou o sapo Pepe. Mas eles também aderiram ao vaporwave. Assim como aconteceu com Donald Trump nos Estados Unidos, cujos discursos são utilizados como base para novas músicas seguindo o estilo vaporwave, esse movimento cultural, surgido e disseminado na Internet no início desta década, vem sendo apropriado por grupos políticos de direita.

Publicidade

Surgido como um ramo da música eletrônica caracterizado pelo uso de colagens de canções populares, o vaporwave se apoia em imagens típicas dos anos 1980 e 1990, com painéis de neon e imagens com interferências no sinal que lembram TVs e videocassetes antigos.

Desde 2016, grupos de extrema-direita americanos passaram a utilizar esse tipo de imagem, somando a ela ícones mais antigos, como estátuas gregas e expressões em latim. Em sua versão mais radical, o vaporwave chegou a ser batizado de fashwave, sendo “fash” uma referência ao fascismo. Nos Estados Unidos e na Europa, montagens defendendo ideais nazistas utilizando essa estética são comuns.

No Brasil, a adesão ao vaporwave entre políticos ligados ao presidente Jair Bolsonaro é mais recente e vem substituindo as tradicionais imagens de camisas da seleção e bandeiras do Brasil.

Em post datado de junho, o filho do presidente e vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro provocava com uma pergunta: “O que é vaporwave?” A conta de Twitter Pavão Misterioso, que provocou polêmica em julho ao divulgar supostos trechos de conversas hackeadas supostamente envolvendo o jornalista Glenn Greenwald, também utiliza imagens em tons neon.

Estética modernizada

O vaporwave surgiu como uma crítica ao capitalismo e os discos eram lançados por artistas utilizando pseudônimos e ironizando o mercado cultural de três décadas atrás. Desde que se tornou um símbolo da direita, sua estética futurista retrô vem modernizando a linguagem visual dos grupos políticos.

Publicidade

“É como pegar as memórias fragmentárias de um millenial no começo do capitalismo digital e globalista dos anos 90 e transferir tudo isso em alta definição para uma TV widescreen em Tóquio”, define, em artigo sobre o assunto, o pesquisador de linguagem clássica da Universidade de Amsterdã Jip Lemmens. A adoção deste estilo, diz ele, resume a capacidade da direita alternativa em “assumir a estética da contracultura, da transgressão e da não-conformidade”. Ao assumir essas bandeiras, afirma o pesquisador, a direita “transforma o imaginário clássico”.

Para o diretor do InternetLab, a adoção do vaporwave exemplifica o surgimento de um grupo de direita que, em suas palavras, “é acoplado à dinâmica digital, que se apoia, em parte, sobre os memes. É uma direita contracultural, que deixa de lado a ideia de respeitar muitas regras estéticas”.