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Vogue, da Hugo Peretti:  sofisticação no Alto da Glória | Fotos: Divulgação
Vogue, da Hugo Peretti: sofisticação no Alto da Glória| Foto: Fotos: Divulgação
  • Porto Camargo lança o Studios da Treze, torre de apartamentos compactos no Centro
  • Prime Offices é o lançamento comercial da VCG no bairro Água Verde

O mercado imobiliário volta a colocar o pé no acelerador. Depois de um ano de ajustes e retração – 2013 registrou menor volume de imóveis novos lançados e velocidade de vendas também em ritmo mais lento em comparação aos cinco anos anteriores – o setor prepara uma leva de lançamentos verticais para 2014.

A estimativa da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi/PR) é que, neste ano, até 8 mil unidades residenciais e comerciais em edifícios sejam lançadas na capital paranaense. No mínimo, avalia a entidade, serão 6 mil.

Em 2013, de acordo com a Ademi, 6.020 imóveis novos foram lançados em Curitiba.

Obras

Os moradores da cidade podem se preparar: muitos canteiros de obras vão surgir nos próximos meses. Além do início da construção de empreendimentos lançados no segundo semestre de 2013, novos tapumes e plantões de venda devem aparecer, em breve, em terrenos com localização privilegiada.

O movimento não se compara ao boom registrado em 2010 e 2011, quando o mercado lançou, respectivamente, 11.327 e 12.056 unidades, batendo recordes históricos, mas revela um novo momento para as empresas do setor.

Produtos

Uma pesquisa rápida entre as principais incorporadoras que atuam na cidade dá uma ideia da movimentação. Somente a Porto Camargo, empresa de porte médio, tem dez lançamentos previstos. Todos são edifícios residenciais em bairros de Curitiba, com exceção de um prédio de apartamentos compactos no Centro. A Thá, por sua vez, promete bater recorde de lançamentos neste ano, com produtos diversificados em vários bairros.

A Cyrela vai lançar mais empreendimentos em 2014 do que em 2013. A Plaenge terá três lançamentos residenciais– dois no Ecoville e um no Cabral. A construtora MRV colocará 3.700 unidades entrando no mercado.

Alto padrão

Focada no alto padrão, a Laguna fará o lançamento oficial das torres Mai Home e Mai Work, que foram apresentadas na Feira de Imóveis da Ademi em 2013.

Hugo Peretti e San Remo, tradicionalmente atuantes no setor de residenciais de alto padrão, colocam no mercado edifícios posicionados nesse segmento. O Vogue, já com a obra iniciada pela Hugo Peretti, fica no Alto da Glória. A San Remo lança o BW Residence, no Batel, empreendimento de luxo com apartamentos a partir de R$ 3 milhões, próximo ao shopping Pátio Batel.

A Swell vai lançar edifícios residenciais em regiões consagradas pelos curitibanos: um no Cabral e outro no Batel. O Grupo Hestia, por sua vez, prepara três lançamentos residenciais verticais, nos bairros Água Verde, Jardim das Américas e Centro.

A incorporadora VCG está erguendo um empreendimento de lajes corporativas, que serão colocadas para locação na Avenida Batel, o Batel Corporate, e prepara o lançamento de outro prédio comercial, o Prime Offices, no bairro Água Verde.

A Thá, que acaba de lançar um edifício comercial próximo ao Centro, o Time Work Station, prepara seis novos produtos para 2014, entre comerciais e residenciais.

De acordo com as informações enviadas pela empresa, 2014 será, historicamente, o ano com o maior volume de lançamentos da incorporadora.

Otimismo

Empresas apostam em demanda para alto padrão, econômicos e comerciais

Três lançamentos de alto padrão, com Valor Geral de Vendas (VGV) de cerca de R$ 300 milhões, estão no cronograma da Cyrela para 2014. Paralelamente, começam as obras do 1550 Batel e do Dom, no Batel. Marlus Dória, diretor-executivo da Cyrela Paraná, afirma que a empresa acredita no mercado local. "Em 2013 equilibramos nosso estoque, fizemos dois lançamentos e fechamos o ano com R$ 200 milhões em vendas. Agora teremos três produtos, todos bem localizados e posicionados para atender às demandas que as pesquisas nos mostram", diz. A empresa está dobrando o tamanho da equipe de vendas.

Ainda no primeiro semestre, a Cyrela lança o Grand Vert, residencial de alto padrão no Cabral. O High Line é um projeto arrojado, que deve ser apresentado no final do primeiro semestre – duas torres residenciais no Juvevê, na área da antiga Garagem Moderna.

O lançamento comercial previsto para o segundo semestre será no Batel, mas a empresa não revela detalhes sobre o empreendimento.

Qualidade

Cristiane Kilter, gerente de marketing do Grupo Thá – que deve bater recorde de lançamentos em 2014 – diz que todos os seis novos produtos que entram no mercado terão o padrão de qualidade da empresa, independente da faixa de preço. A incorporadora informa que o volume total de construção vai alcançar 150 mil metros quadrados. Não há estimativa de VGV.

Diversificação

Gustavo Selig, presidente do Grupo Hestia, diz que a meta da empresa é a diversificação. Selig, que é presidente da Ademi-PR, estima investimentos de R$ 229 milhões da empresa em novos empreendimentos para 2014 e 2015, incluindo projetos em Santa Catarina e os lançamentos em Curitiba: apartamentos compactos no Centro, um residencial de alto padrão no Água Verde e outro no Jardim das Américas.

Com quase 200 mil metros quadrados de área a construir nos empreendimentos residenciais que lança nesse ano, a MRV colocará no mercado um total de 3,7 mil unidades. Em 2013, foram 512. Todos serão condomínios do tipo econômico, com financiamento pelo programa Minha Casa Minha Vida, nos bairros Pinheirinho, Santa Cândida, Atuba e região metropolitana.

Oferta

Igor Tronquin, gestor executivo da MRV em Curitiba, garante que o mercado continua aquecido para esse segmento na capital. "Muitas empresas que se aventuraram neste mercado em 2013 anunciaram suas saídas, o que nos abre a possibilidade de ofertar mais imóveis em 2014. As expectativas são muito boas com o aumento de renda e as melhores condições de financiamento", diz.

O diretor de empreendimentos da Swell Construções e Incorporações, Leonardo Pissetti, afirma que o objetivo da empresa para o ano é consolidar o planejamento e a execução de residenciais de alto padrão. "Também queremos oferecer novos formatos imobiliários, especialmente em regiões nobres", revela. O VGV dos dois empreendimentos que a Swell vai lançar alcança R$ 80 milhões. O valor é o mesmo estimado para o VGV de dois produtos previstos pela PDG: um comercial no Centro e um misto no Cabral.

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