Moradores do edifício Alfredo Andersen se encontram regularmen-te no espaço gourmet: amizades se fortale-cem na convivência| Foto: Divulgação

Clima de bairro

Condomínio é comunidade harmoniosa

No edifício Alfredo Andersen, entregue há dois anos pela Plaenge, os vizinhos promovem festas no espaço gourmet pelo menos uma vez por mês. Estimulados pela amizade surgida entre os filhos no condomínio, os moradores criaram um grupo, utilizando um aplicativo de troca de mensagem no celular, e passaram a promover as confraternizações.

A proximidade entre as famílias começou na entrega das chaves do prédio e se consolidou ao longo do tempo. O relacionamento não fica só nas festas: o clima de boa vizinhança é constante e lembra comunidades de bairro.

Todos se ajudam em tarefas do dia a dia, quando alguém precisa deixar os filhos em casa, por exemplo, ou se falta um ingrediente para o almoço.

A tecnologia ajuda. Em vez de bater na porta do vizinho para pedir uma xícara de açúcar, basta mandar mensagem.

"Essa convivência com os vizinhos é maravilhosa. Em outros prédios, não cheguei a conhecer quem morava ao meu lado", comenta Paulo Schmit, morador do Alfredo Andersen.

Ele salienta que a boa vizinhança faz com que o uso das áreas comuns seja harmonioso. Em vez de se transformarem em espaços subutilizados ou fonte de discussão, os ambientes se tornaram locais de encontro entre amigos. "Temos afinidades e usamos a estrutura do condomínio a nosso favor", opina.

CARREGANDO :)

Quem já passou por isso conhece o roteiro: comprar um imóvel é tarefa demorada, que exige muita pesquisa e envolve decisões importantes. Efetivar a aquisição, portanto, não é apenas assinar um contrato. As incorporadoras sabem disso e investem em ações de pós-venda, que fidelizam o cliente e criam laços com aquele que vai ser o principal "marqueteiro" do empreendimento - afinal, o futuro morador vai falar sobre a construtora para familiares e conhecidos.

Eventos que reúnem compradores, além de estreitar relacionamento com a empresa, incentivam a convivência entre famílias que vão habitar o mesmo condomínio e dividir espaços, por isso ganham importância no marketing das construtoras.

Publicidade

Fim de semana

"Na entrega dos empreendimentos promovemos um grande evento que dura um fim de semana inteiro", comenta Luiz Gustavo Salvático, gerente regional da Plaenge em Curitiba. A intenção é promover um ambiente familiar, incluindo recreação para crianças. "Os moradores conhecem as áreas comuns prontas e também se conhecem entre eles. Percebemos que é um momento crucial para o andamento da vizinhança", diz.

Ele mesmo é morador de um edifício da Plaenge e avalia essas ações de forma positiva. "Os eventos aproximam os clientes. Isso repercute na constituição do condomínio e também na convivência diária dentro do empreendimento", aponta Salvático.

"A construtora tem o papel de fomentar esse relacionamento", diz. Na Plaenge, a própria equipe de atendimento, que já conhece os clientes, organiza os eventos. "Fazemos essas ações nas áreas comuns dos empreendimentos. Como esse é um dos diferenciais da Plaenge, é bom fazer com que esses espaços funcionem", explica o gerente. De acordo com ele, o relacionamento saudável entre os vizinhos é um dos primeiros passos para o bom uso e compartilhamento dos ambientes comuns.

Clima de festa

Publicidade

A Thá também promove eventos antes da entrega do imóvel e preza pelo encontro entre vizinhos. "A oportunidade de os futuros moradores se conhecerem, em um ambiente informal e com clima de festa, é essencial. O momento da entrega é muito esperado pelos compradores e gera bastante expectativa", comenta Patrícia Alves, coordenadora de relacionamento com clientes da empresa.

Ela diz que, com essa ações, os clientes se sentem valorizados e seguros, conhecendo pessoalmente colaboradores da empresa com quem tinham esclarecido dúvidas apenas por telefone. "Nos eventos todos conversam e trocam informações sobre o dia a dia do condomínio. É muito positivo para todas as partes envolvidas", opina Patrícia.