• Carregando...
Krüger, presidente do Crea: propostas para gestores públicos | Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo
Krüger, presidente do Crea: propostas para gestores públicos| Foto: Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo

O Conselho Regional de En­­genharia e Agronomia do Pa­­­­ra­­ná (Crea-PR) está colocando em prática a partir de hoje o projeto Agenda Par­­lamentar 2012, que tem como objetivo levar aos deputados estaduais as prioridades de cada região do estado. As propostas são organizadas por meio de representantes de 85 entidades de classe, que formam um colegiado com dois mil profissionais. A intenção é usar o conhecimento técnico dos profissionais paranaenses das áreas tecnológicas para colaborar com a gestão pública e poder influenciar no uso de recursos. "Por meio de reuniões e encontros, com igrejas, corpo de bombeiros, escolas e outros representantes da sociedade, vamos conseguindo delinear quais são os grandes temas que importam a cada região e às cidades", comenta o presidente do Crea-PR, Joel Krüger.

De acordo com ele, os temas que são recorrentes em todo o estado e que precisam de um olhar mais apurado das autoridades são os relacionados ao destino dos resíduos, estrutura de saneamento básico, mobilidade urbana e manutenção predial. "A gente repara que o que parece com bastante ên­­fase é a necessidade de uma legislação mais específica, nos municípios, que exijam vistorias e planejamento mais apurado nessas áreas", explica.

Histórico

O plano de aproximar pro­­­­­­­­fissionais da área de engenharia e políticos, que definem o uso de recursos no estado, começou em 2009. Em 2011, o projeto adquiriu um formato de abrangência estadual. A meta foi desenvolver 32 Estudos Básicos de Desenvolvimento Regional, diagnósticos práticos apresentados aos gestores, compatíveis com a realidade da região.

A proposta para 2012 é mais ampla e orbita em torno da implantação de estudos da mesma natureza, mas para cada município do Paraná. A intenção é apresentar uma visão mais complexa e di­­re­­cionada. "Elaboraremos diag­­nósticos das cidades. Es­­tas propostas serão entre­­gues aos ges­­tores públicos municipais, lideranças partidárias, candidatos a prefeito e ve­­rea­­dor", explica o presidente do Crea. "Neste ano eleitoral, aproveitaremos para entregar aos novos represen­­tan­­tes da sociedade propostas com foco no desenvolvimento das cidades, para serem incluídas nos planos de governo dos partidos políticos e futuramente incorporadas aos planos plurianuais dos municípios", acrescenta.

Suporte técnico

Uma novidade no trabalho da Agenda Parlamentar de 2012 é o suporte forneci­­do ao trabalho pelas câma­­ras técnicas, instituídas pe­­lo Crea para colaborar com o aprimoramento das pro­­postas apresentadas. "Con­­taremos com o apoio de autoridades paranaenses em áreas como saneamento, re­­sí­­duos e transporte, entre outros, de forma a apresentar um conteúdo completo e que forneça ao gestor informações sobre a reali­­dade do estado, suas ca­­rên­­cias, e como fazer para suprir estas de­­mandas", diz Krüger.

Nesta quarta-feira, estão pro­­gramadas visitas aos gabinetes dos deputados e também a participação e pro­­nun­­­­ciamento do presidente do Crea no plenário da As­­sembleia, às 14 horas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]