• Carregando...

Alguns cuidados devem ser tomados para manter a eficiência das torneiras. Segundo o professor de Hidráulica da Universidade Tecnológica Federal (UTFPR), Levi Strenger, a borracha de vedação é a grande vilã. "É essa parte que garante a vedação. Quando está muito velha ou a torneira é pouco usada, ela resseca e causa vazamento."

O professor explica que nunca devemos forçar o fechamento das torneiras, quando estão vazando, porque pode danificar o metal. "Pode-se quebrar a rosca interna do aparelho. A troca imediata da rosca é recomendada." Strenger diz que qualquer pessoa pode trocar o vedante. "É só comprar um kit de vedação e ter um alicate de encanador."

As torneiras mais modernas têm a vida útil prolongada por fecharem com apenas ¼ de volta. O professor ressalta que, nesse caso, o investimento é maior, mas vale a pena por causa da baixa manutenção. "O princípio dessas torneiras é o mesmo, mas duram mais porque gastam até quatro vezes menos a borracha." Outro problema que ocorre é o entupimento e é mais comum em torneiras que possuem uma tela de arame em seu bico. Nesse caso, é aconselhada a retirada constante da tela para limpeza. "A água que sai da torneira carrega algumas impurezas. Essa sujeira fica presa na tela e causa o entupimento", comenta Strenger.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]