• Carregando...
A porta da entrada branca da casa de Fernanda Brito, combina com o  papel de parede em tons de bege e branco do hall interno | Valterci Santos/Gazeta do Povo
A porta da entrada branca da casa de Fernanda Brito, combina com o papel de parede em tons de bege e branco do hall interno| Foto: Valterci Santos/Gazeta do Povo

Jargões

Aprenda quais são as partes que compõem uma porta. Isso ajuda na hora da compra

- Folha: é a parte que abre e fecha.

- Batente: é a estrutura fixada na abertura da parede. Onde são presas as ferragens da folha da porta.

- Caixilho ou guarnição: é a moldura visível da abertura, que esconde a junção entre a parede e o batente.

- Dobradiças: são responsáveis pela sustentação da porta quando ela abre e fecha.

- Maçaneta ou puxador: é o local de manuseio da folha da porta.

- Fechadura: é o mecanismo de fechamento da porta (onde vai a chave) e pode ser acoplado ou separado da maçaneta.

A parte prática da escolha

Na hora de comprar a porta precisa-se levar em consideração o espaço disponível. Um quarto pode ter uma porta mais larga do o normal, mas o espaço restante (o ângulo de abertura) precisa corresponder em funcionalidade, ou seja, não pode atravancar móveis ou a passagem. "Quanto mais larga, mais espaço ela exige", explica Cleusa.

Fechaduras pequenas não combinam com portas grandes e não só pela estética. Uma porta pivotante de 2,5 metros de altura vai precisar de um puxador forte para suportar seu peso.

Outro fator para se levar em consideração na hora de escolher as portas é a necessidade de limpeza e a pre­­sença de crianças na casa. "O branco suja muito e a garotada adoram colocar as mãos nos objetos claros. Nesse caso é mais recomendado usar cores um pouco mais escuras", afirma Eliane.

O casal Marcos e Fernanda Brito escolheu uma porta branca, desenhada com frisos e com detalhes em vidro jateado e puxadores prata para a entrada da casa nova. A escolha completou muito bem a fachada. No lado de dentro contrasta com o papel de parede do hall, com desenhos em bege, e com as paredes da sala, em tom palha. "O branco traz suavidade e clareza para o ambiente interno e o puxador enriquece a porta", conta Marcos, que também é projetista e desenhou a peça. Todas as portas internas da residência e o gesso do teto também são brancos.

Serviço:

Portas e Janelas Mercês – Avenida Manoel Ribas, 531, Mercês. Fone (41) 3335-7997.

  • Esse modelo pivotante, da Portas e Janelas Mercês, é para uso interno. Abre mais do que as portas comuns e é recomendada para vãos de pelo menos 1 metro
  • Dica da arquiteta Eliane Caldeira: portas de entrada revestidas com folhas de aço são opções modernas. Projeto da foto é do arquiteto Mauro Brandão, do Rio de Janeiro
  • Porta de tonalidade escura, da arquiteta Vivian Calissi, ganha claridade com a luminária e com o espelho na parede lateral
  • Modelo Suprema da Portas e Janelas Mercês exemplifica a variedade de tamanhos existentes hoje
  • Modelo maciço pivotante . Na Portas e Janelas Mercês, a partir de R$ 1 mil

As portas possibilitam planejar e organizar os espaços pa­­­­ra diferentes necessidades: dividir, integrar e me­­lhorar o aproveitamento de pequenos ambientes. Com a evolução da arquitetura, ganharam novos formatos, texturas e cores e deixaram de ser apenas um item básico da cons­­trução, que permite a passagem, para compor sofisticadas combinações. O tamanho, a cor e o estilo influenciam, e muito, na hora de com­­por um projeto decorativo, agre­­gando informação ao conteúdo visual da casa.

A designer de interiores Cleusa de Souza explica que a porta compõe a arquitetura interna e externa de uma residência. "A tendência atual (contemporânea) sugere portas le­­ves, claras e grandes, com linhas re­­tas e frisos". E não precisam seguir o tamanho tradicional. Hoje, passam de 2,10 metros (altura padrão para portas de entrada) e chegam a "rasgar" a parede. Puxado­­res e belas maçanetas, fechaduras e dobradiças acompanharam a mo­­dernidade e substituíram as antigas peças de ferro desengonçadas, completando a imagem da porta com detalhes que a destacam no todo. "O puxador completa o glamour e é independente do sistema da fechadura, tornando-se parte ornamental da porta."

Os frisos na horizontal ou na vertical decoram sem carregar. "Quan­­do são acompanhados de vidro, com um pouco de transparência, deixam a peça ainda mais moderna", co­­men­­ta Cleusa.

Para a designer, a mistura de estilos funciona bem. Uma casa moderna, de fachada simples e reta, comporta perfeitamente uma porta feita em ferro e madeira, materiais mais clássicos. "Esse contraste quebra a monotonia do ambiente", lembra Cleusa.

Cores

Contrastar a porta com a parede é uma escolha muito particular, se­­gundo a arquiteta Eliane Caldeira. "É interessante usar a mesma cor. Um tom mais claro na parede e ou­­tro um pouco mais escuro na porta, ou ao contrário". O contraste também é elegante, serve para valorizar o espaço. "Preto com branco ou marrom com branco é super chique", diz Eliane. A arquiteta sugere uma peça marrom pintada com laca e com paredes brancas. A laca brilhante em tons claros também dá um acabamento refinado.

Se a peça for colorida com cores fortes, precisa ser muito bem planejada. "A porta compromete a harmonia se não for bem pensada. Ela é a moldura do ambiente, sua cor não pode se sobressair demais em relação ao conjunto", explica Cleusa. O mais comum é optar pelas cores que não destaquem a porta mais do que ela precisa. Para isso, tons de mar­­fim e branco são os mais indicados.

As portas pretas, na opinião da arquiteta paulista Vivian Calissi, são mais neutras do que as brancas. "Podem ser usadas com paredes beges e brancas, o ambiente fica absolutamente limpo e moderno", indica. Em seus projetos, Vivian prefere manter as portas internas sempre neutras, sem chamar muito a atenção, mesmo que a externa seja de outra cor.

Ela sugere uma porta de entrada marrom, preta ou vermelha escura (tom de vinho) e as internas em tons claros. "A externa dá aquele impacto, mas harmoniza com o interior mais claro", diz. O destaque maior deve ficar na porta externa, enquanto as demais precisam combinar com os armários e com o resto da mobília da casa.

Fora a madeira, portas revestidas em aço, segundo Eliane, também são opções atuais. "O metal dá um acabamento especial e sofisticado para a decoração."

Vidro, puxadores diferenciados, fitas de madeira ou couro do tipo so­­leta são alguns dos elementos ornamentais sugeridos por Vivian para chamar mais a atenção para a peça. "As portas com aplicações mais detalhadas, no entanto, precisam de um ambiente grande para não carregarem a decoração", alerta Eliane. Ao optar por uma porta decorada, a sugestão de Vivian é deixar o hall mais limpo, sem muita interferência visual. Para quem quer peças es­­curas, o marrom ou os tons naturais da madeira são as melhores opções. "Ao usar essas composições escuras e trabalhadas, o ambiente torna-se mais pesado", explica Eliane.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]