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O bate-papo entre amigos no restaurante nem sempre é a principal atração de um local. Em um mercado tão competitivo, em que todos podem acabar muito iguais, os empresários do ramo têm apostado em uma idéia que, além de oferecer boa comida e bebida, cria uma atmosfera de cultura e conhecimento: a tematização. Confira nesta primeira edição bares e restaurantes de Curitiba que reproduzem ambientes asiáticos e russos.

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PR) não sabe dizer quantos estabelecimentos temáticos existem em Curitiba. Mas, uma pesquisa da reportagem revelou ao menos nove novos bares e restaurantes com essa característica e alguns que passaram por reformas ou ampliações, nos últimos seis meses, e ganharam nova roupagem.

Segundo o presidente da Abrasel-PR, José Henrique Carlan, a tematização de bares e restaurantes não é uma nova tendência e nem mesmo tem hora marcada para acabar, é apenas uma forma criativa que os empresários do ramo encontraram para competir. "O bar deixa de ser apenas um lugar para comer e beber e passa a ser um local de visita". No entanto, Carlan explica que esse diferencial só vale se a lição de casa for bem feita. "Nesse ramo não há espaço para amadores. A taxa de mortalidade de bares e restaurantes abertos em um prazo de dois anos é de 60%. No caso dos temáticos é preciso ter muita paciência e dedicação para pesquisar sobre o tema escolhido e não cometer gafes. "Aqueles bem feitos nos passam a idéia de que estamos em outro país ou cidade".

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