• Carregando...

Encanamento, eletricidade, calçamento. Brigas de vizinhos, telhado, pára-raio, parquinho. Caixa d’água, garagem, música alta. Vida de síndico não é nada fácil. Inúmeras são as preocupações desse administrador, que deve saber um pouco de tudo e que se dispõe a trabalhar pelo bem coletivo, muitas vezes sem ter seu mérito reconhecido. As dores de cabeça com as insistentes cobranças e reclamações de toda ordem são comuns na rotina diária dos síndicos que, cientes da impossibilidade de agradar a todos, normalmente deixam parte dos moradores descontentes.

Foi pensando em ajudar na ingrata responsabilidade de administrar condomínios que a Prefeitura de Curitiba – por meio da Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi) – e a Quorum Administradora de Condomínios promovem hoje o III Seminário Para Síndicos de Curitiba. Trata-se de um dos eventos programados para a Semana do Urbanismo, extensão do dia Dia Mundial do Urbanismo, festejado ontem (08). Está programada a apresentação de dez palestras sobre os mais variados assuntos de interesse dos administradores de condomínio. "Há síndicos que são muito bem intencionados, mas que não se atentam para detalhes importantes e que são da responsabilidade deles, como, por exemplo, as pichações nas fachadas e as calçadas quebradas em frente aos prédios", afirma Herbert Alves Moreira, diretor da Quorum.

As palestras terão duração estimada de 20 minutos cada, sendo possível, após as apresentações, tratar em particular com cada um dos palestrantes. Segundo João Martinho Cleto Reis Júnior, superintendente da SMU, a cidade vem sendo submetida a uma pressão muito grande por causa do seu crescimento, cabendo a todos organizá-la. "Para isso a prefeitura está divulgando alguns conselhos para se viver em urbanidade, e é nesse sentido que irá nossa conversa com os síndicos. Será um trabalho de orientação, para que eles assimilem suas responsabilidades", ressalta Reis Júnior. O evento será também uma oportunidade para desfazer algumas falsas impressões. "Muita gente imagina que o maior risco dos elevadores é despencar, o que nunca vi acontecer. Os problemas ocorrem com maior freqüência nas portas", esclarece Élbio Ariel Oliveira, diretor da Técnica Joss, que falará sobre manutenção, riscos e precauções na utilização de elevadores.

O sistema elétrico receberá um enfoque especial no seminário. "Merece muito cuidado a prevenção de surtos (perturbações elétricas ocasionadas em linhas de energia), que podem danificar os equipamentos eletrônicos", explica Jairo Pablo Alves de Carvalho, diretor da Gasomax Indústria e Comércio. Ele abordará a necessidade da instalação de supressores de surto, de uso obrigatório nas construções mais novas. Os pára-raios também estarão em pauta. "Hoje, a grande maioria das construções – inclusive as que possuem algum tipo de proteção – está em desacordo com as normas técnicas", diz Patrik Cornelsen, diretor da Cornelsen Empreendimentos, que informará sobre o perigo de não possuir o equipamento, ou de tê-lo incorretamente instalado. "Às vezes, isso é mais perigoso do que não ter", complementa.

Serviço: III Seminários para Síndicos de Curitiba. Hoje, às 19 horas na Sala de Convenções – Cobertura do Edifício World Business, na Avenida Cândido de Abreu, 776, Centro Cívico, Curitiba. Mais informações pelo telefone (41) 2105-5959.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]