Duas torres residenciais verdes estão em construção em Milão, na Itália, como parte de um projeto de reflorestamento metropolitano para contribuir com o desenvolvimento da biodiversidade no ambiente urbano. Batizado de Bosco Verticale (floresta vertical, em português), o projeto é de autoria do arquiteto renomado italiano Stefano Boeri, da Boeri Studio.
Em entrevista a uma publicação britânica (Daily Mail), o diretor do projeto, o arquiteto Michele Brunello, afirmou que a equipe que trabalhou sobre o empreendimento imaginou um edifício que tivesse a paisagem dentro dele. "A utilização de áreas verticais é uma forma de inserir espaços verdes na área urbana sem que seja preciso expandir o território da cidade", disse Brunello.
Além de atuar como filtro para a poluição do tráfego, o edifício proporcionará fachadas diferentes ao empreendimento a cada estação do ano, com o nascimento de plantas durante a primavera e mudanças de cores durante o outono. A segurança do edifício também foi testada, no caso de uma forte ventania, por exemplo. "Usamos turbinas para testar a força de várias árvores e ter a certeza de que escolhemos as espécies certas para o edifício", afirmou Brunello.
Preço
O preço dos apartamentos varia de R$ 1,5 milhão, a unidade de 80 metros quadrados, a R$ 4,7 milhões, pela cobertura de 200 metros quadrados. A floresta vertical estará concluída até o final de 2012 e poderá abrigar a mesma quantidade de habitantes de 50 mil metros quadrados de expansão urbana convencional.
Acareação sobre banco Master coloca BC sob pressão e acende alerta de interferência do STF
Oposição anuncia ofensiva por impeachment de Moraes e CPMI do Banco Master
Café com a Gazeta debate o avanço do pedido de impeachment contra Moraes: Acompanhe
Banco Central terá diretoria só de “lulistas” e fará mistério sobre rumo dos juros