O Bosco Verticale terá duas torres que hospedarão 730 árvores e cinco mil arbustos| Foto: Divulgação/Boeri Studio
O edifício abrigará a mesma quantidade de habitantes de 50 mil metros quadrados de expansão urbana convencional

Duas torres residenciais verdes estão em construção em Milão, na Itália, como parte de um projeto de reflorestamento metropolitano para contribuir com o desenvolvimento da biodiversidade no ambiente urbano. Batizado de Bosco Verticale (floresta vertical, em português), o projeto é de autoria do arquiteto renomado ita­­liano Stefano Boeri, da Boeri Studio.

CARREGANDO :)

Em entrevista a uma publicação britânica (Daily Mail), o diretor do pro­­jeto, o arquiteto Michele Bru­­nello, afirmou que a equipe que trabalhou sobre o empreendimento imaginou um edifício que tivesse a paisagem dentro dele. "A utilização de áreas verticais é uma forma de inserir espaços verdes na área urbana sem que seja preciso expandir o território da cidade", disse Brunello.

Além de atuar como filtro para a poluição do tráfego, o edifício proporcionará fachadas diferentes ao empreendimento a cada estação do ano, com o nascimento de plantas durante a primavera e mudanças de cores durante o outono. A segurança do edifício também foi testada, no caso de uma forte ventania, por exemplo. "Usamos turbinas para testar a força de várias árvores e ter a certeza de que escolhemos as espécies certas para o edifício", afirmou Brunello.

Publicidade

Preço

O preço dos apartamentos varia de R$ 1,5 milhão, a unidade de 80 metros quadrados, a R$ 4,7 mi­­lhões, pela cobertura de 200 me­­tros quadrados. A floresta vertical estará concluída até o final de 2012 e poderá abrigar a mesma quantidade de habitantes de 50 mil metros quadrados de expansão urbana convencional.